Luiz Carlos Tourinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luiz Carlos Tourinho
Nascimento 16 de maio de 1964
BrasilNiterói, Rio de Janeiro, Brasil
Morte 21 de janeiro de 2008 (43 anos)
Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Ocupação ator
Página oficial

Luiz Carlos de Castro Tourinho Filho (Niterói, 16 de maio de 1964 — Niterói, 21 de janeiro de 2008) foi um ator brasileiro.

Biografia

Formado pelo Teatro Tablado, Tourinho foi principalmente um ator de teatro. Iniciou sua carreira ainda na adolescência, num episódio da série Caso Verdade, em 1984. Sua primeira aparição de destaque na televisão foi na minissérie O Cometa, em 1989, na Rede Bandeirantes, que protagonizou ao lado de Carlos Augusto Strazzer.

Em 1990 participou da produção da aclamada peça de Maria Clara Machado no Tablado 'O Cavalinho Azul' que fez parte do documentário didático "As Chaves do Teatro" de Roman Bruni em duas partes disponível no link: http://paradigmadigitalnet.wordpress.com/produtora/documentavids/.

Algum tempo depois, passa a participar com frequência de vários humorísticos da Rede Globo, como Escolinha do Professor Raimundo e Chico Total. No cinema, tem vários papéis de destaque em filmes de Xuxa Meneghel. Outro destaque foi For All: O trampolim da vitória (1997), no qual interpretou o faxineiro Sandoval.

Um dos maiores sucessos de sua carreira foi o personagem Edilberto, o desastrado assistente de Uálber Cañedo (Diogo Vilela), em Suave Veneno (1999), o qual popularizou o bordão "Abalou Bangu!". No ano seguinte, entrou para o elenco do programa Sai de Baixo, como o porteiro puxa-saco Ataíde (efetivamente substituindo Ribamar após a saída de Tom Cavalcante do programa), que ficou até o fim do programa, em 2002.

"Piu Piu", como era conhecido entre os amigos, destacava-se pela agilidade e expressão corporal, resultado de anos praticando ginástica olímpica. Tourinho também atuava como professor de teatro.

Morte

Tourinho morreu em 21 de janeiro de 2008, aos 43 anos, vitimado por um aneurisma cerebral, o qual ele já vinha tratando desde 2005, quando foi internado com o mesmo problema.[1] Foi sepultado no Cemitério Parque da Colina, em Niterói. Estava atuando na novela Desejo Proibido; na trama ele era o personagem Nezinho, personagem que desapareceu, após sua morte.

Luiz Carlos jamais se casou, tendo vivido com sua mãe até o fim da vida.[2]

Carreira

Televisão

Cinema

Referências

Ligações externas