Marlon Wayans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Marlon Wayans
Marlon Wayans em 1 de fevereiro de 2007.
Nome completo Marlon Lawrence Wayans
Nascimento 23 de julho de 1972 (41 anos)
Nova York, NY
 Estados Unidos
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Ocupação Ator, produtor e roteirista
Outros prêmios
Framboesa de Ouro
Pior Ator
2007 - Little Man (Prêmio dividido com Shawn Wayans)
Página oficial
IMDb: (inglês) (português)

Marlon Lawrence Wayans (Nova Iorque , 23 de julho de 1972) é um ator, produtor e roteirista . Faz parte da família Wayans que criou a produtora cinematográfica Wayans Bros. É irmão dos também atores Keenen, Kim, Shawn e Damon Wayans.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Wayans nasceu em Nova York, filho de Elvira, uma dona de casa e assistente social, e Howell Wayans, um gerente de supermercado. Sua família estava envolvido religiosamente com as Testemunhas de Jeová. Wayans foi criado na projetos habitacionais de Nova York, o mais novo de dez irmãos. Ele é o irmão de Nadia Wayans, Shawn Wayans, Keenen Ivory Wayans, Damon Wayans, Dwayne Wayans, e Kim Wayans, todas as celebridades em seu próprio direito. Wayans foi para Fiorello H. LaGuardia High School of Música & Art and Performing Arts em Nova York, a escola que ficou famosa no Fame. Ele freqüentou a Universidade Howard.

Marlon apareceu com seus irmãos em In Living Color entre 1992-1993. De 1995 até 1999, Wayans co-estrelou a comédia da WB The Wayans Bros com o irmão Shawn Wayans. Embora essencialmente um ator cômico, ele acumulou considerável aclamação da crítica por sua dramática virada em Requiem for a Dream. Ele também produziu os dois primeiros filmes do Scary Movie série, em que ele e Shawn foram creditados escritores e co-estrelas. Ele foi duramente criticado por sua atuação no filme de 2000, Dungeons & Dragons como "Caracóis", o incompetente Vampira . Wayans filmou todas as suas cenas em quatro dias antes de sair para trabalhar em Requiem for a Dream. Wayans foi um amigo do falecido rapper Tupac Shakur e disse que o viu momentos antes deele ser morto a tiros em Las Vegas em 1996.

Wayans foi inicialmente considerado para o papel de Robin no filme de 1992 Batman Returns, no entanto, sentiu-se que o filme contou com muitos personagens, de modo que o personagem foi omitido do filme. Ele foi então formalmente assinado para o papel em 1995 sequela Batman Forever para contracenar com Billy Dee Williams como Duas-Caras , mas a mudança no meio da produção em diretores de Tim Burton para Joel Schumacher resultaria em ambas as peças que estão sendo reformuladas e Wayans sendo pago fora (Williams ainda não foi assinado, mas ele recebeu uma multa de seu contrato por Batman permitiu-lhe a opção de reprise), para a qual ele ainda recebe alguns pagamentos de royalties para este dia. Ele foi substituído por Chris O'Donnell.

Wayans produziu uma série de desenhos animados na Nickelodeon que ele disse é uma combinação de Charlie Brown e Fat Albert, chamada Thugaboo . Em uma entrevista no Chelsea Lately , Wayans, junto com seu irmão Shawn afirmou que "em reuniões normalmente ele adormece, mas acorda com idéias surpreendentes. Marlon também sediou a 2000 MTV VMA, junto com seu irmão Shawn.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Como ator[editar | editar código-fonte]

Prêmios [1] [editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (em inglês) IMDb.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.