Damon Wayans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Damon Wayans
2007 Damon Wayans crop 01.jpg
Damon numa Comédia em 2007
Nome completo Damon Kyle Wayans
Nascimento 4 de setembro de 1960 (54 anos)
Nova York,NY
 Estados Unidos
Nacionalidade Estados UnidosAmericano
Ocupação Ator, comediante, escritor
Cônjuge Lisa Thorner
(divorciado desde 2000)
Atividade 1982 - presente
Outros prêmios
People's Choice Award - Melhor Performance Masculina
BET Comedy Award - Melhor Ator


Damon Kyle Wayans (Nova York, 4 de setembro de 1960) é um ator, roteirista, diretor e comediante norte-americano, conhecido principalmente por interpretar Michael Richard Kyle, na série Eu, a Patroa e as Crianças, transmitida pela ABC.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou a carreira na infância, como uma maneira criativa de chamar a atenção de seus pais e nove irmãos. Com o passar dos anos, seu estilo cômico lhe rendeu grande sucesso no palco, no cinema e na televisão. Durante três temporadas, Wayans co-estrelou e trabalhou como roteirista na série aclamada pela crítica e vencedora do Emmy In Living Color, tendo recebido também duas indicações pessoais ao Emmy. Durante o tempo em que trabalhou no programa, Wayans criou vários personagens e situações inesquecíveis, incluindo-se Homey, o Palhaço, Handiman e o popular Men on Film.

Outros trabalhos em televisão incluem Damon, um show de meia hora de duração, estrelado por ele e no qual trabalhou como produtor executivo. Foi criador e produtor executivo de 413 Hope Street, drama de uma hora de duração que foi indicado para o prêmio People's Choice Awards. Além disso, Wayans foi o produtor executivo de Waynehead, um desenho animado exibido na WB americana, onde podemos ouvir as vozes de seus irmãos Kim Wayans, Marlon Wayans e Shawn Wayans.

No cinema, Wayans atuou em A Hora do Show, filme escrito e dirigido por Spike Lee, Harlem Shack, filme independente no qual também trabalhou como produtor executivo, Major Payne (br: Pelotão em Apuros), Blankman (br: Blankman - Um Super-Herói Muito Atrapalhado), Bulletproof (br: À Prova de Balas), Quanto Mais Grana, Melhor, escrito e co-produzido por ele, O Trambique do Século, Lance Livre, O Último Boy Scout – O Jogo da Vingança, Meu Amante é de Outro Mundo, Colors, Palco de Ilusões, Roxanne, O Último Grande Herói e Beverly Hills Cop (br: 'Um Tira da Pesada).

Wayans fez sucesso também nos grandes espetáculos. Após o início de sua carreira em 1982, viajando pelo circuito de comédias, obteve um papel no famoso programa humorístico Saturday Night Live. Passou então a atuar em seus próprios especiais do canal HBO, como One Night Stand, The Last Stand? e Still Standing.

Seu talento como autor não pode ser desprezado. Em Maio de 1999 foi lançado Bootleg, uma engraçada compilação de suas observações sobre família, filhos, casamento e política. O livro foi um grande sucesso e logo estava na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times.

De 2001 a 2005, interpretou o pai de família Michael Kyle, na série My Wife And Kids (br: Eu, a Patroa e as Crianças).

Wayans é separado e tem quatro filhos, e atualmente mora em Los Angeles.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]