Melissa Gilbert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Melissa Gilbert
Melissa Ellen Gilbert
Nascimento 8 de Maio de 1964 (50 anos)
Los Angeles, Califórnia
Nacionalidade Estados Unidos da América Estados Unidos
Ocupação Actriz
Principais trabalhos Laura Ingalls em Little House on the Prairie

Melissa Ellen Gilbert (8 de Maio de 1964) é uma actriz, escritora e produtora norte americana, tanto de cinema como de séries de televisão.

Melissa Gilbert é especialmente conhecida pelo seu papel como "Laura Ingalls Wilder" na popular série de televisão "Little House on the Prairie", que em Portugal recebeu o título "Uma Casa na Pradaria" (no Brasil, "Os Pioneiros"). O seu ar de criança traquina, com longas tranças de cabelo ruivo, tornaram-na inesquecível para milhões de espectadores desta série dos anos 1970 e 80. Melissa é judia.

Anos iniciais[editar | editar código-fonte]

Melissa Gilbert nasceu em Los Angeles, California, numa família judaica. Foi adotada pelo actor Paul Gilbert e pela sua esposa Barbara Crane. Gilbert foi escolhida para o papel de "Laura Ingalls" entre mais de quinhentas candidatas, alegadamente devido à sua parecença com os actores Michael Landon e Karen Grassle que desempenhavam o papel de seus pais na série. Este papel foi fundamental para a sua vida e carreira profissional. Melissa e o seu irmão Jonathan Gilbert trabalharam juntos durante toda a duração da série de televisão, sendo que Jonathan desempenhava o papel de "Willie Oleson".

Os pais de Melissa Gilbert divorciaram-se quando ela tinha oito anos e, três anos mais tarde, o seu pai adotivo faleceu. Durante os intervalos das filmagens da série passava muito tempo com a família de Michael Landon desenvolvendo assim um relacionamento muito próximo. Gilbert veio a frequentar a mesma escola que Leslie Landon, a filha de Michael Landon na vida real. Entretanto, a sua mãe adotiva veio a casar novamente, em 1975, tornando-se mãe de Sara Abeles. Esta irmã emprestada de Melissa também seguiu a carreira de actriz e chegou mesmo a mudar o seu apelido para Gilbert, tornando-se conhecida como Sara Gilbert, participando na série de televisão "Roseanne".

Carreira como adulta[editar | editar código-fonte]

Após o extraordinário sucesso em "Little House on the Prairie", Gilbert continuou a trabalhar regularmente como actriz, principalmente em televisão. Entre outros trabalhos destaca-se a participação no telefilme biográfico "Choices of the Heart", no papel de "Jean Donovan", bem como em três episódios de "Babylon 5", em 1996, onde contracenou com o marido Bruce Boxleitner. Melissa casou com Bruce em 1 de Janeiro de 1995 e tiveram juntos um filho, Michael Garrett, e se divorciaram em 2011. Entre 1988 e 1992, Melissa havia sido casada com Bo Brinkman, de quem teve um filho, Dakota.

Em 2001, Melissa Gilbert obteve a presidência do Screen Actors Guild depois de uma renhida eleição. Acabou por vencer após uma segunda votação, batendo a sua oponente Valerie Harper por 21.351 votos contra 12.613. Em 2003 foi reeleita para o mesmo cargo após derrotar Kent McCord com 50% dos votos contra 42%. Em Julho de 2005 anunciou que não voltaria a candidatar-se para uma terceira eleição, tendo sido sucedida por Alan Rosenberg, que assumiu a presidência daquele sindicato de actores em 25 de Setembro.

Devido ao seu contributo para a indústria televisiva, Gilbert foi agraciada com uma estrela no Hollywood Walk of Fame (Passeio da Fama, em Portugal), situada no 6429, Hollywood Boulevard, em Los Angeles. Em 1998, foi incluída no Hall of Great Western Performers do National Cowboy & Western Heritage Museum em Oklahoma City, Oklahoma.

Gilbert mantém contacto regular com a sua colega e amiga Alison Arngrim, que desempenhou o papel de "Nellie Oleson", a rival e, às vezes, melhor amiga na série "Little House on the Prairie".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
William Daniels
Presidente do Screen Actors Guild
2001 – 2005
Sucedido por
Alan Rosenberg