Metazoários

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMetazoário

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Sub-reino: Metazoa
Filos
Myxozoa

Radiata Clade
     Cnidaria
     Ctenophora
Bilateria Clade
  Protostómio
     Acoelomorpha
     Platyhelminthes
     Nemertea
     Gnathostomulida
     Gastrotricha
     Micrognathozoa
     Rotifera
     Priapulida
     Kinorhyncha
     Loricifera
     Acanthocephala
     Entoprocta
     Nematoda
     Nematomorpha
     Mollusca
     Sipuncula
     Annelida
     Tardigrada
     Xenoturbellida
     Onychophora
     Arthropoda
     Phoronida
     Ectoprocta ou Bryozoa
     Brachiopoda
     Chaetognatha
  Deuterostomia Clade
     Echinodermata
     Hemichordata
     Chordata

Os metazoários (do latim científico Metazoa) constituem um reino (Reino Animalia=Metazoa) que inclui todas as espécies animais de formas multicelulares, heterotróficas e que se desenvolvem através da formação de camadas durante a embriogênese que posteriormente se diferenciam em vários tecidos.

Os únicos animais que não são considerados metazoários compreendem os três filos de posição sistemática incerta, por vezes agrupados no sub-reino Agnotozoa (que significa "animais desconhecidos"), nos filos Rhombozoa, Orthonectida e Placozoa.

Os metazoários mais simples apresentam simetria radial - por esta razão, são classificados como Radiata (em contraposição com os Bilateria, que têm simetria bilateral). Estes animais são diploblásticos, isto é, possuem apenas dois folhetos embrionários. A camada exterior (ectoderme) corresponde à superfície da blástula e a camada interior (endoderme) é formada por células que migram para o interior. Ela então se invagina para formar uma cavidade digestiva com uma única abertura, (o arquêntero). Esta forma é chamada gástrula (ou plânula quando ela é livre-natante). Os Cnidaria e os Ctenophora (águas vivas, anémonas, corais, etc) são os principais filos diploblásticos. Os Myxozoa, um grupo de parasitas microscópicos, têm sido considerados cnidários reduzidos, porém, podem ser derivados dos Bilateria.

As formas restantes, formam um grupo chamado Bilateria, uma vez que eles apresentam simetria bilateral e são triploblásticos. A blástula invagina sem se preencher préviamente, então a endoderma é apenas seu forro interior, a parte interna é preenchida para formar o terceiro folheto embrionário, a mesoderme. Os animais mais simples dentre estes são os Platyhelminthes (vermes achatados, como a ténia).

Ver também