Michael Stipe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael Stipe
Michael Stipe com o R.E.M. em Nápoles (2008)
Informação geral
Nome completo John Michael Stipe
Nascimento 4 de Janeiro de 1960 (54 anos)
Local de nascimento Decatur, Geórgia
 Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo
Ocupação(ões) Cantor
Instrumento(s) Vocal, harmônica
Período em atividade 1980 - hoje
Outras ocupações Compositor, produtor
Afiliação(ões) R.E.M., Automatic Baby, Placebo, Natalie Merchant, The Golden Palominos

John Michael Stipe (Decatur, 4 de Janeiro de 1960) é um cantor americano, vocalista da extinta banda de rock R.E.M..

Stipe é conhecido por seu estilo de cantar "rangendo seus dentes" o começo de sua carreira, o surrealismo complexo de suas letras, e seu ativismo político e social. Stipe e os outros membros da R.E.M. Eles também são conhecidos por serem os pioneiros do rock alternativo, e inspiraram alguns dos grupos da cena alternativa da década de 1990, como Nirvana, Pearl Jam e Radiohead. Também lidou com o estilo visual do REM, geralmente selecionando a capa do álbum e orientando muitos dos vídeos de música da banda.

Vida e Carreira[editar | editar código-fonte]

Seu pai era um soldado do exército dos Estados Unidos, cuja carreira levou-o a mover-se com sua família; foi um piloto de helicóptero na Guerra da Coréia e Vietnam.1 Durante sua infância, Stipe se mudou com sua família em várias ocasiões pela Alemanha, Texas, Illinois, Alabama e Geórgia. Ele recebeu uma educação religiosa metodista. Aos oito anos de idade e tocava violão, acordeão e piano.2 Durante o ensino médio, se juntou a uma banda punk chamada Bad Habits.3 Em 1978, ele se formou no colegial em Collinsville, Illinois; puese sua foto de formatura visto no livro de mesmo nome. Stipe trabalhou no Waffle House local. Mais tarde, em 1979, ele entrou na Universidade da Geórgia, onde estudou fotografia e pintura.

No R.E.M[editar | editar código-fonte]

Enquanto freqüentava a faculdade, em Atenas, Stipe freqüentado a loja de discos Wuxtry ele conheceu o empregado, Peter Buck em 1980. "Foi uma espécie de aparência impressionante e também pode comprar discos raros que nem todos compraram" recalls Buck. Tornaram-se amigos e, eventualmente, formar um banda.4 Buck e Stipe começou a escrever músicas juntos, 5, momento em que Stipe também parte de um grupo local chamado Gangster, onde ele era conhecido como Michael Valentine. O par foi logo acompanhado por Bill Berry e Mike Mills, e é chamado REM, Stipe um nome selecionado aleatoriamente de um dicionário. Enquanto REM, Stipe Tanzplagen formou a banda com sua irmã Lynda Stipe e dois outros membros, com quem gravou um vinil duas músicas lançado em 1981.

Os quatro membros do R.E.M. deixou a universidade em 1980, vai concentrar-se na banda. Stipe foi o último a fazê-lo. A banda lançou seu primeiro single, "Radio Free Europe", em Hib-Tone. A questão tornou-se rapidamente um sucesso no rádio campus eo grupo assinou contrato com a IRS Registros para o lançamento um ano depois, o EP Chronic Town. R.E.M. Murmur lançou seu primeiro álbum em 1983, que foi elogiado pela crítica. Letras de Voz e Stipe enigmáticas recebido especial atenção do público, bem como a sua presença excêntrica escenario.2 Murmur seria nomeado o álbum do ano pelos críticos da revista Rolling Stone, batendo Thriller de Michael Jackson. O segundo álbum da banda, Reckoning, seria lançado em 1984.

Em 1985, R.E.M. viajou para a Inglaterra para gravar o seu terceiro álbum, Fables of the Reconstruction. O processo foi difícil e empurrou a banda à beira da separação. Mesmo depois de serem libertados álbum, a relação entre a banda foi apertada. Nesse período, Stipe disse: "Eu estava no meu caminho para ir louco." Stipe ganhou peso e seu comportamento se tornou mais excêntrica; raspada estilo cabeça de Careca

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Michael Stipe

sapo cururu