Morro do Couto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

22° 23′ S 44° 41′ W

Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

O Morro do Couto é a nona maior elevação rochosa brasileira, com 2680 metros de altitude. Fica no Parque Nacional de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.

Historia Morro do Couto[editar | editar código-fonte]

Criado em 1937, o Parque Nacional de Itatiaia possui duas portarias que separam a mesma área demarcada em dois ambientes distintos. Na parte baixa, árvores centenárias e vegetação típica de Mata Atlântica compõem a reserva repleta de cachoeiras e poços ideais para banho, no entanto é na parte alta que se concentra a aventura, a paisagem muda, e as matas dão lugar aos campos rupestres compostos por rochedos de formas variadas e vegetação rasteira que espreitam as grandes montanhas dessa porção extremamente fria do país, que já esteve coberta de neve mais de uma vez.

O morro do Couto é a primeira montanha que se alcança a partir da portaria do parque, e pode ser vencido em duas horas de caminhada fácil. A montanha é frequentada por muitos escaladores em busca das diversas vias com variados graus de dificuldade. Outra rota para se atingir o cume, é saindo do Pico das Prateleiras e seguindo pela crista da montanha até o alto. Do topo tem-se uma vista incrível do Pico das Agulhas Negras e da Serra Fina. Apesar de ser um dos parques mais visitados do país, ainda existem várias trilhas inexploradas e vias a serem conquistadas. Histórias dos moradores próximos ao morro, indicam que nessas trilhas ainda existem tribos indígenas livres de contato com o povo branco. Helicópteros do exército brasileiro já sobrevoaram a região em busca de obter mais informações acerca desta tribo, porém foram recebidos com intensa fumaça que incapacitou fotos mais detalhadas do local.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.