Pico do Cristal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Pico do Cristal
Pico do Cristal está localizado em: Brasil
Pico do Cristal
Coordenadas 20° 26' 37" S 41° 48' 42" O
Altitude 2.769,76 m
Posição: 7° Pico mais alto do Brasil
Localização  Minas Gerais Brasil Brasil
Cordilheira Serra do Caparaó
Rota mais fácil Alto Caparaó (Minas Gerais)

O Pico do Cristal é o sétimo mais alto pico brasileiro, com 2.769,76 metros de altitude, segundo a medição revista pelo IBGE e pelo Instituto Militar de Engenharia, através do Projeto Pontos Culminantes do Brasil.

Localização[editar | editar código-fonte]

Localiza-se na Serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó, no município de Alto Caparaó, Estado de Minas Gerais, a 20º 26' 37" de latitude sul e 41º 48' 42" de longitude oeste. Uma medição no Google Earth mostra a fronteira capixaba apenas 930 metros a leste do Pico do Cristal, o Pico do Calçado 1.390 metros a lés-nordeste, e o Pico da Bandeira, terceira montanha mais alta do Brasil e a mais alta da Região Sudeste, 1.940 metros a nordeste. Os três picos são visíveis entre si.

O Pico do Cristal é a montanha mais alta localizada inteiramente dentro do território de Minas Gerais, já que os demais picos mais altos do Estado estão na fronteira com o Espírito Santo (Picos da Bandeira e do Calçado), São Paulo (Pedra da Mina) ou Rio de Janeiro (Pico das Agulhas Negras).

Medição de Altitude[editar | editar código-fonte]

Até pouco tempo atrás, o Pico do Cristal era considerado a 4ª montanha mais alta do Brasil, com 2.798 metros. Posteriormente outra medição apontou o cume do pico a 2.780 metros. Mais recentemente, de acordo com o Projeto Pontos Culminantes do Brasil, onde foi utilizada uma tecnologia mais precisa, o IBGE confirmou o cume do pico a 2.769,76 metros, o que coloca o Pico do Cristal como a 7ª montanha mais alta do país.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

O Pico do Cristal possui essa denominação devido às suas formações rochosas de quartzo.

Acessos[editar | editar código-fonte]

Sua trilha e relativamente fácil e bem demarcada, coberta com vegetação de médio e pequeno porte. Para quem parte da Tronqueira, em Minas Gerais, sobe-se a trilha em direção ao Pico da Bandeira, onde, próximo deste, segue-se ao sul para o Pico do Calçado e depois para o oeste. Quem está na Casa Queimada pode chegar ao Pico do Cristal subindo a trilha para o Pico da Bandeira e seguir a leste antes de subir o Pico do Calçado. Do seu cume é possível avistar o imponente Pico da Bandeira, com seu característico abismo no lado do Espírito Santo e encostas mais suaves no lado de Minas Gerais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.