Pico do Calçado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pico do Calçado
Pico do Calçado visto da trilha para o Pico da Bandeira
Altitude 2.849 m
Posição: 4° Pico mais alto do Brasil
Localização  Espírito Santo e  Minas Gerais Brasil Brasil
Cordilheira Serra do Caparaó
Rota mais fácil Alto Caparaó, Minas Gerais

O Pico do Calçado é a quarta montanha mais alta do Brasil com 2.849 metros de altitude, de acordo com o Projeto Pontos Culminantes do Brasil. É tambem, a segunda montanha mais alta dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Pico localiza-se no Parque Nacional do Caparaó na divisa dos municípios de Ibitirama, Espírito Santo e Alto Caparaó, Minas Gerais situando-se no bloco mais elevado da Serra do Caparaó, acima da cota dos 2.800 metros.

Medição de Altitude[editar | editar código-fonte]

Até alguns anos atrás, a altitude do pico era citada como sendo de 2.766 metros, mas durante o Projeto Pontos Culminantes do Brasil, nova medição confirmou a altitude como sendo de 2.849 m, sendo então a quarta montanha mais alta do Brasil.

Acessos[editar | editar código-fonte]

Seu acesso se dá pela trilha que parte da Casa Queimada no lado do Espírito Santo seguindo pela crista divisória entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, e alcançando seu amplo cume por uma escalaminhada na rocha. Daí a trilha segue rumo ao Pico da Bandeira.

Ver também[editar | editar código-fonte]