Museu de Arte de Goiânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museu de Arte de Goiânia
Tipo Museu de arte
Inauguração 28 de agosto de 1969
Geografia
País  Brasil
Cidade Goiânia, Goiás

O Museu de Arte de Goiânia é um museu brasileiro que está localizado no Bosque dos Buritis, na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, na Rua 1 Setor Oeste.

O MAG - Museu de Arte de Goiânia foi criado pela Lei Municipal 4.188, de 28 de agosto de 1969, pelo então prefeito Íris Rezende Machado, e inaugurado em 20 de outubro de 1970, na gestão do prefeito Manoel dos Reis. O profº e artista plástico Amaury Menezes foi nomeado como seu primeiro diretor.

Inicialmente, o museu funcionou no prédio do Palácio da Cultura, edificado no centro da Praça Honestino Guimarães (Praça Universitária ), como parte da Unidade de Artes Plásticas do Departamento de Cultura.A partir de 1981, seu acervo foi transferido para o prédio do Bosque dos Buritis, seu atual endereço.

No MAG acontecem exposições temporárias e permanentes. As Temporárias são exposições por tempo limitado que normalmente não pertencem à coleção do museu. As Permanentes são aquelas exposições montadas com as obras que pertencem ao acervo do museu. Por este motivo estas mostras estão sempre à disposição do público divulgando de modo contínuo a nossa coleção particular. O acervo do MAG é composto de mais de 700 obras de arte, nas categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto e arte popular. A maior parte deste acervo é regionalista e, de certa forma, conta a história da arte de Goiás.

Possui atualmente duas salas de exposições que trazem o nome de dois artistas que foram de grande importancia para a formação do MAG: Sala Amaury Menezes - Primeiro diretor do MAG - Destinada a exposições específicas do acervo do MAG (longa duração). Sala Reinaldo Barbalho - Artista plastico e Ex diretor do MAG - Destinada a exposições do acervo do MAG e de artistas ou entidades proponentes.

O Museu de Arte de Goiânia - MAG- tem a tarefa de quardar, preservar e divulgar obras de arte - pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e objetos artisticos.

O MAG é um museu municipal, cuja administração fica ao encargo da Secretaria de Cultura - SECULT.

Setores do MAG[editar | editar código-fonte]

Dentro da sua constituição administrativa, o MAG conta com uma chefia e três setores técnicos e uma biblioteca: Reserva Técnica - guarda, descreve, historia e documenta as obras do acervo e organiza as exposições. Restauração - higieniza, conserva e restaura as obras do acervo; e assessora outras instituições congêneres. Intercâmbio e exposições - idealiza as exposições, realiza projetos de ação educativa, faz contato com os artistas e o público e divulga o museu. Biblioteca setorial que atende aos setores técnicos e ao público interessado.

O MAG conta com a AAMAG - Associação dos Amigos do MAG -, uma entidade sem fins lucrativos criada para apoiar e fomentar o desenvolvimento do MAG.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site oficial do museu