Nathan Kress

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nathan Kress
Nathan em 2011
Nome completo Nathan Karl Kress
Nascimento 18 de novembro de 1992 (22 anos)
Glendale, Califórnia
 Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Americano
Ocupação Ator, Modelo, Dublador
Atividade 1995 - presente
Página oficial
IMDb: (inglês)

Nathan Karl Kress (Glendale, 18 de novembro de 1992) é um ator, modelo e dublador estadunidense, conhecido pelo papel de Freddie Benson, na série da Nickelodeon, iCarly.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nathan nasceu em Glendale na Califórnia em 1992.[1] [2] [3] Seus pais são cristãos devotos, e ele tem dois irmãos, Andrew e Kevin.

Kress começou sua carreira profissional aos 3 anos de idade, quando ele mostrou um talento natural para decorar e encenar isso chamou a atenção de agentes de talentos.[4] Três anos depois, Kress começou a fazer comerciais para anúncios de diversas empresas. Ele fez muitos comerciais até 1998, onde foi convidado para dublar um papel duplo como as vozes de "Easy" e "Tough Pup", no filme Babe: Pig in the City.[3] [5] [6] Aos 6 anos de idade, ele decidiu fazer uma pausa na carreira de dublador e ator retornando a escola normalmente onde ficou cinco anos num estado de pausa, até decidir voltar a atuar profissionalmente aos onze anos de idade.

1995 — 2006: Início da carreira[editar | editar código-fonte]

Kress atuou pela primeira vez aos 3 anos de idade, em 1995. Após fazer inúmeros comerciais recebeu a oportunidade como dublador em 1998 para um personagem no filme Babe: Pig in the City (Babe: um Porquinho na Cidade) aos 6 anos de idade. Após dublar o filme, Kress decidiu voltar a vida normal, e estudou normalmente durante cinco anos, após o período de pausa ele voltou a atuar curtas-metragens e dublar. Em 2004, aos 11 anos de idade, Kress foi escalado no papel principal de "O Imperador". O papel motivou seu interesse em atuar, e ao final de sua 5ª série, ele pediu que seus pais se ele poderia ser educado em casa para que ele pudesse voltar a atuar e dublar. Em 2005, Kress fez sua primeira aparição na televisão desde que voltou a atuar em uma comédia de Jimmy Kimmel Live!. Em 2005, ele foi convidado para dublar personagens adicionais no filme Chicken Little (O Galinho Chicken Little). Em 2006, Kress foi convidado para dublar o personagem, Eizan Kaburagi, em um desenho animado da Nickelodeon, Shuriken School. A série durou até agosto de 2006.

2007 — 2008: O sucesso iCarly[editar | editar código-fonte]

Após as dublagens de Shuriken School, Kress iniciou 2007 fazendo a participação especial na série The Suite Life on Deck, da Disney Channel, ao lado de Cole Sprouse e Dylan Sprouse.[3] [7] Ainda em 2007, Nathan realizou um curta-metragem, Bag, para o qual ele ganhou um Jury Honorable Mention Award no 168 Hour Film Festival. Em meados de 2007, Kress foi convidado para fazer uma partipação em outra série famosa, Drake e Josh da Nickelodeon.[3] [8] Após a participação na série, Nathan Kress chamou a atenção do criador de Drake e Josh, Dan Schneider. Fazendo com que ele fosse convidado para uma nova série de Dan, mas desta vez para o elenco principal, e essa série seria, iCarly.

Em Julho de 2007, iniciaram as gravações de iCarly, Nathan seria Freddie Benson, seus colegas de trabalho são: Miranda Cosgrove (Carly Shay), Jennette McCurdy (Sam Puckett), Jerry Trainor (Spencer Shay) e Noah Munck (Gibby Gibson). No dia 8 de Outubro de 2007, estreava na Nickelodeon, iCarly, sendo a série favorita do canal, se tornou uma explosão de sucesso, sendo a série hit do canal.

Em 2008, Kress estrelou no filme para televisão da Nickelodeon: Gym Teacher: The Movie.[2] No filme, Nathan é um estudante que se transfere para uma escola nova e conhece seu ambicioso professor de ginástica, Dave Stewie (Christopher Meloni).[2] Após filmar o filme naquele mesmo ano, ele filmou o primeiro filme oficial de iCarly, iCarly: iGo to Japan.[8] [9]

iCarly[editar | editar código-fonte]

Em iCarly, ele é um tipíco nerd, chamado Freddie Benson, que é apaixonado pela sua vizinha, Carly Shay (Miranda Cosgrove), eles estudam na mesma escola junto com outra amiga deles, Sam Puckett (Jennette McCurdy), Sam no inicio não demonstra gostar dele, mas depois revelações acontecem. No começo eles vão a escola normalmente, até que Sam apronta e coloca o rosto de uma professora de Inglês num corpo de um hipopótamo. Sam iria levar uma expulsão, mas aí sua melhor amiga Carly, decide arcar as consequências e diz que foi ela que fez tudo isso. Então a professora, Strª Briggs diz que como castigo, Carly e Sam deveriam cuidar do show de talentos e filmar os participantes então Carly e Sam chamam Freddie para filmar os participantes . Eles obedecem com raiva e perdem o fim de semana na escola. Durante a audição para o show, Carly e Sam xingam a Srtª Briggs, dizendo que ela tem "seios pontudos". Freddie grava o momento em que elas dizem isso, e coloca num dos sites mais famosos da web, O vídeo tem milhões de acessos, e o público adorou. Então Carly decide criar seu próprio programa na internet, onde os adultos não mandam em nada, o iCarly. Carly e Sam são as apresentadoras do show, e Freddie é o produtor-técnico. Eles passam por muitas aventuras juntos, muitas das vezes com o irmão de Carly, Spencer (Jerry Trainor) e Gibby (Noah Munck).

Kress em 2012.

2009 — 2011 : A fama devido iCarly, campanha contra o bullying[editar | editar código-fonte]

iCarly foi um chute certeiro para o estrelato juvenil de Kress. Ele, Miranda Cosgrove e Jennette McCurdy, foram reconhecidos mundialmente pela série. Ao longo de 2009, Kress continuou a desempenhar o papel de Freddie em iCarly, mas ficou incapaz de assumir outros projetos devido à decisão da Nickelodeon para filmar ambas as 2ª e 3ª temporada do programa, sem o habitual intervalo entre as temporadas, a fim de compensar o tempo perdido durante 2008.

Em 2010, Kress apareceu em um papel dramático como estrela convidada, na popular série de televisão CSI: Crime Scene Investigation.[3] [7] [10] Kress é um adolescente, com planos gananciosos.

Em Março de 2010, Kress disse ao Fanfala.com de seu papel em CSI: Crime Scene Investigation. "Foi uma grande oportunidade de tentar algo diferente, eu tinha feito cenas de dramas alguns anos atrás, mas devido ao iCarly fiquei na comédia."

Ainda em 2010, Nathan Kress retornou em papéis cômicos como o "Príncipe Gabriel" na série de comédia True Jackson, VP (da Nickelodeon), ao lado de Keke Palmer. E como dublador novamente na série animada, da Nickelodeon, The Penguins of Madagascar.

A partir de 2011, Kress continua com o papel de Freddie Benson na 4ª temporada de iCarly, e em Janeiro de 2011, Miranda Cosgrove disse que estava ansiosa para voltar a Los Angeles, para começar a filmar a quinta temporada do show.[11] [12] [13]

Em março de 2011, Nathan novamente com sua amiga Jennette McCurdy e Miranda Cosgrove, iniciaram uma campanha contra o bullying e o cyberbullying em escolas públicas e privadas dos Estados Unidos. Esta campanha é original da Nickelodeon, este mesmo tipo de projeto já teve grande sucesso com outras estrelas teen, um exemplo disso é a atriz e cantora: Demi Lovato.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1998 Babe: Pig in the City Easy/Tough Pup (voz)
2005 Pickled Irmão mais novo Curta-metragem
Chicken Little Voz
2007 Magnus, Inc. Jacob Curta-metragem
Bag Albert Curta-metragem
NimBlingDit Alan Curta-metragem
2008 Gym Teacher: The Movie Roland Telefilme
iCarly: iGo to Japan Freddie Benson Telefilme
2011 Game of Your Life Phillip Telefilme
2013 Snowflake, the White Gorilla Elvis (voz)
2014 Into the Storm Trey

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2005 House M.D. Scott Episódio: "Spin"
Jimmy Kimmel Live! Vários personagens 5 episódios (2005-2006)
2006 Talk Show 45 Vários personagens Episódio: "Piloto"
Shuriken School Eizan Kaburagi (voz) Episódio: "The Winning Ninja"
Standoff Matt (jovem) Episódio: "Life Support"
Little Freaks Episódio: "Piloto"
2007 Without a Trace Barry (jovem) Episódio: "Eating Away"
The Suite Life of Zack & Cody Jamie Episódio: "Back in the Game"
Drake e Josh Toplin Episódio: "Battle of Panthatar"
Notes from the Underbelly Andrew (jovem) Episódio: "Surprise"
iCarly Freddie Benson 94 episódios (2007-2012)
2010 CSI: Crime Scene Investigation Mason Ward Episódio: "Neverland"
True Jackson, VP Príncipe Gabriel Episódio: "True Royal"
The Penguins of Madagascar Ronald (voz) Episódio: "Stop Bugging Me/Field Tripped"
2011 Victorious Membro audiência Episódio: "Who Did It to Trina?"
2013 Mr. Young Pete Episódios: "Mr. Finale Part 1", "Mr. Finale Part 2"
2014 Major Crimes Tyler Lang Episódio: "Return to Sender, Part 2"
Sam & Cat Freddie Benson Episódio: "The Great Tuna Jump: Reunion Special"
Growing Up Fisher Caçador Episódio: "The Man with the Spider Tattoo"

Referências

  1. Nathan Karl Kress Family Tree Legends. Visitado em 2011-02-11.
  2. a b c Nathan Kress - Celebrity TVGuide.com. Visitado em 2011-02-11.
  3. a b c d e Starlight Children's Foundation - StarPower Ambassadors Starlight.org. Visitado em 2011-02-11.
  4. Nathan Kress Talks About the Success of iCarly Media Blvd. Magazine. Visitado em 2011-02-11.
  5. A Star Is Born The Hollywood Reporter. Visitado em 2011-02-11.
  6. Klady, Leonard. "Babe: Pig In The City - Film Reviews", Variety.com, 1998-11-24. Página visitada em 2011-02-11.
  7. a b Kroll, Justin. "Nathan Kress - Entertainment News", Variety.com, 2010-02-07. Página visitada em 2011-02-11.
  8. a b Nathan Kress - Web Wonderful Starry Constellation Magazine. Visitado em 2011-02-11.
  9. Yahr, Emily. "'iCarly' Goes to Japan", The Washington Post, 2008-11-08. Página visitada em 2011-02-11.
  10. Nathan Kress Exclusive 'CSI' Interview Fanlala. Visitado em 2011-02-11.
  11. Miranda Cosgrove of 'iCarly' is headed to Cleveland Cleveland Live News. Visitado em 2011-02-14.
  12. "Miranda Cosgrove Taps Rivers Cuomo for "High Maintenance" EP", Reuters.com, 2011-01-28. Página visitada em 2011-02-14.
  13. iCarly's Miranda Cosgrove to perform in Connecticut The Middletown Press. Visitado em 2011-02-14.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nathan Kress
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.