Neo Geo CD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Neo Geo CD

Segunda versão do Neo Geo CD distribuída mundialmente
Fabricante SNK
Família do
produto
Neo Geo
Tipo Console de videogame
Geração 4ª geração
Lançamento Neo Geo CD
Japão 9 de setembro de 1994
União Europeia dezembro de 1994
Estados Unidos outubro de 1995
Neo Geo CDZ
Japão 1995
Preço
inicial
US$ 399
Descontinuado 1997
Mídia CD-ROM
CPU Motorola 68000, Zilog Z80
Antecessor Neo Geo AES

O Neo Geo CD (ネオジオ Neo Jio Shī Dī?) é um console de videogame lançado na Tokyo Toy Show em 1994.[1] O console usa a mesma configuração de CPU que os sistemas Neo Geo baseados em cartucho, e arcades, facilitando conversões. A SNK planejava lançar versões de Neo Geo CD para cada jogo Neo Geo ainda em uso em arcades.[2]

Devido ao alto preço do Neo Geo AES, a SNK resolve lançar um modelo mais barato, já que o console de cartucho era extremamente caro, e seus jogos também (um bom jogo custava cerca de $300, o preço de lançamento do Neo Geo CD), a solução foi usar o CD no lugar do cartucho. Nasceu então, em 1994, o Neo Geo CD, que não devia nada em potência ao Neo Geo original, e tinha um som melhorado, devido ao sistema de cd, seus jogos também eram bem mais baratos, devido ao uso do CD, que custava em média 5 vezes menos do que os cartuchos utilizados no Neo Geo, o console lia também CD´s de música.

Versões do Neo Geo CD[editar | editar código-fonte]

Primeira versão do Neo Geo CD com drive de CD de gaveta, lançado apenas no Japão.

A primeira versão lançada foi o Neo Geo CD de gaveta, que saiu apenas no mercado japonês. Hoje em dia é um console bastante difícil de encontrar, pois teve sua fabricação limitada em 25.000 mil unidades.

Logo depois, devido ao alto custo de produção do modelo de gaveta, foi lançado o modelo de tampa, com as mesmas especificações técnicas do anterior. Neste modelo, o CD era posto na parte superior do console, formato conhecido como top-loading. Esta versão do Neo Geo CD foi lançada em tudo o mundo e se tornou a mais conhecida e popular.

Terceira versão chamada de CDZ, possuía tempo de carregamento mais rápido, também lançado apenas no Japão.

Apesar de tudo, o Neo Geo CD tinha um grave problema. Devido ao seu drive de CD de 1X de velocidade, os jogos eram carregados muito lentamente, o que tornava o gameplay uma tarefa de muita paciência diversas vezes. Para tentar solucionar isso, a SNK lançou em 1995 o Neo Geo CDZ. Lançado somente no Japão, este aparelho de fato tem o carregamento mais rápido dos jogos, graças ao drive de dupla velocidade, reduzindo a duração de cada loading. Mas o mercado já estava dominado pelo PlayStation e Sega Saturn, mais modernos, com carregamento mais rápido e mais popularizados, além do Nintendo 64, lançado no final de 1996.

Nessa época, o Neo Geo já estava em declínio com um hardware ultrapassado, juntamente com o alto preço das versões de cartucho, a lentidão da versão CD e a pouca popularidade do CDZ (devido ao seu alto custo), o que tornou o Neo Geo um fracasso comercial. No entanto sua lista de jogos era ótima, com conversões perfeitas do arcade. O Neo Geo possui um grande número de fãs até hoje.

Projeto Cancelado[editar | editar código-fonte]

A princípio, o plano da SNK seria lançar um adaptador de CD para o Neo Geo AES, mas o projeto foi abandonado uma vez que a versão de cartucho não tinha sido projetada para receber tal adaptador. Já que o projeto foi cancelado, a SNK opta por lançar um novo console, o Neo Geo CD.

Especificações técnicas[editar | editar código-fonte]

Hardware do Neo geo CD.

O hardware do Neo Geo CD era extremamente poderoso para a era dos 16-Bits, e consiste de:

  • CPU: Motorola 68000 de 16-Bits rodando a 12Mhz com um chip Zilog Z80 de 4Mhz. Ela pode fazer 4.096 cores na tela e 380 sprites de uma só vez com 3 planos ao mesmo tempo.
  • Som: Chip de som Stereo Yamaha com 13 canais.
  • Memória: 7Mb DRAM, 512K VRAM e 64K SRAM.
  • Resolução: 320 x 224
  • Paleta de cores: 65,536 cores
  • RAM interna: 56 Mbits
  • CD: Drive de 1x que também reproduz CD de áudio.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Controle do Neo Geo CD.

O Neo Geo CD, apesar de não ter sido um sucesso de vendas, tinha uma biblioteca de jogos invejável para a época, com conversões quase perfeitas (devendo apenas nos tempos de carregamento demorados) das versões de arcade , devido ao Neo-Geo ter a maior memoria ram dentre todos os consoles da época, e teve uma longevidade incrível se comparada às vendas, pois jogos continuavam a sair, principalmente para a versão de cartucho por um bom tempo, grande parte produzida para a MVS, a placa de arcade da SNK.

Emulação[editar | editar código-fonte]

Por ser uma arquitetura simples, diversos emuladores existentes facilitam a execução de jogos de Neo Geo CD em computadores (como Nebula, Neoraine32, Final Burn Alpha).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Neo Geo CD Brings Arcade Home». Electronic Gaming Monthly (61). Sendai Publishing. Agosto de 1994. p. 60 
  2. «The Neo Geo CD: An Arcade in Your Home». GamePro (79). IDG. Abril de 1995. p. 16 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]