Nicolai Gedda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nicolai Harry Gustav Gedda (Estocolmo, 11 de julho de 1925) é um tenor sueco, famoso cantor de ópera e recitais. Conhecido pela sua beleza de tom, controle vocal e percepção musical,1 já fez cerca de duzentas gravações.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gedda nasceu em Estocolmo de mãe alemã e pai de origem russa. Gedda foi criado por sua tia Olga Gedda e seu pai adotivo Mikhail Ustinoff (um parente distante do ator Peter Ustinov), que cantou em coro baixo e cantor numa igreja ortodoxa russa. Gedda cresceu bilíngue em sueco e russo. De 1929 a 1934, viveu em Leipzig, onde aprendeu alemão. Voltou com a família para a Suécia depois que Hitler chegou ao poder; na escola, aprendeu inglês, francês e latim. Depois de deixar a escola aprendeu italiano.

Gedda começou sua carreira profissional como caixa de um banco, em Estocolmo. Um dia disse a um cliente que estava à procura de um professor de canto e recomendou-lhe Carl Martin Öhman, um tenor wagneriano conhecido na década de 1920, que também é creditado com a descoberta de um dos tenores famosos do mundo, Jussi Björling.

Referências

  1. Warrack, John and Ewan West (1996). "Nicolai Gedda." The Concise Oxford Dictionary of Opera. (3ª ed.), Oxford University.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]