Nikki Reed

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nikki Reed
Nome completo Nicole Houston Reed
Apelido(s) Nikki
Nascimento 17 de maio de 1988 (26 anos)
Los Angeles, Califórnia
Nacionalidade  Estados Unidos
Ocupação Atriz, roteirista
Atividade 2003–atualmente


Nicole "Nikki" Houston Reed (Los Angeles, 17 de maio de 1988) é uma atriz e roteirista dos Estados Unidos da América.[1] Ela iniciou sua carreira ao interpretar Evie Zamora no filme Thirteen (2003), para o qual ela co-escreveu o roteiro. Reed, desde então, apareceu em vários filmes, incluindo Lords of Dogtown (2005) e Mini's First Time (2006). Ela também integra o elenco da série de filmes Twilight como Rosalie Hale.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nicole Reed nasceu no dia 17 de maio de 1988 em West Los Angeles, Califórnia, filha da esteticista Cheryl Houston e do diretor de arte Seth Reed.[2] Seu pai era judeu e sua mãe tinha descendência cherokees e italiana, tendo como religião o Judaísmo.[3] Ela tem um irmão mais velho, Nathan August Reed. Reed descreveu a vida em sua casa como "complicada". Seus pais se divorciaram quando ela tinha dois anos de idade, e cresceu com sua mãe em Culver City, Califórnia.[1] Ela descreve-se, quando tinha aquela idade, como sendo tímida, aos doze anos, frequentava a Palms Middle School.

Carreira cinematográfica

Após o sucesso de Thirteen, Reed retornou à sua escola em Los Angeles, mas saiu novamente após um ano. Ela citou suas experiências envolvendo "mães que estavam andando sorrateiramente na escola na hora do almoço para confrontá-la e assediá-la sobre o filme", como o motivo da sua saída da escola. Reed posteriormente recebeu aulas particulares em casa e acabou por receber o seu diploma do ensino médio. Reed divide seu tempo entre Nova York e Los A

ngeles. Ela mantém uma estreita amizade com a co-estrela de Thirteen, Evan Rachel Wood e a diretora Catherine Hardwicke.

Reed e a diretora Catherine Hardwicke acabaram o roteiro para o semi-autobiográfico filme Thirteen, em seis dias, um tempo relativamente rápido para Hollywood. Os produtores pediram a Reed para desempenhar o papel de "Evie Zamora" no filme porque não estavam encontrando ninguém melhor para interpretar a garota. Relutantemente Reed acabou concordando. O filme, com Evan Rachel Wood, foi lançado em 2003 e recebeu brilhantes críticas, dando a Reed reconhecimento em Hollywood tanto como atriz quanto roteirista. Após o lançamento do filme, Reed também apareceu no programa Ellen DeGeneres Show e recebeu alguns prêmios e indicações, por suas atuações como roteirista e atriz.

O filme Thirteen retrata as experiências de Nikki, a partir do turbulento ano anterior. Inicialmente ele foi concebido para ser uma comédia leve, mas em vez disso, evoluiu para o que é conhecido. O filme, parcialmente autobiográfico, descreve a sua vida como uma garota rebelde e trata de temas como sexo, drogas e conflito com os pais. O personagem chumbo, "Tracy", foi baseado em Nikki e é interpretado por Evan Rachel Wood. Nikki, por sua vez, interpreta sua melhor amiga, "Evie Zamora" - que era um personagem composto pelas garotas que Nikki e Catherine conheciam - mas em geral, foi realmente baseado em uma parente de Catherine. Nikki estava realmente trabalhando como diretora assistente em Thirteen, auxiliando outras meninas na audição, já que ela tinha pouco interesse em trabalhar na frente das câmeras.

Reed continuou a retratar adolescentes sexualmente promíscuas, incluindo a sua personagem em Os Reis de Dogtown, também dirigido por Catherine Hardwicke. No início de 2006, ela apareceu na série The O.C., interpretando Sadie Campbell, um novo possível amor para o personagem Ryan Atwood. Reed não concordava com algumas coisas que The O.C. promovida, e alegou que apareceu na série apenas por conselho de seus agentes.

Reed e Elizabeth Reaser durante o MTV Movie Awards de 2010.

Em 2006 ela fez o filme Sedutora e Diabólica, que teve um lançamento limitado nos Estados Unidos em 14 de julho de 2006. No filme, Reed interpreta uma adolescente que, através da sedução, envolve seu padrasto, em uma trama para assassinar a mãe dela. Reed deixou claro que o seu personagem não "compreendia o peso das consequências", e que ela se beneficiava ao interpretar alguém que ela descreve como "estúpida". Sua personagem no filme, participa de cenas de sexo explícito, que foram filmadas a partir do ponto de vista das lembranças da personagem, Reed tinha 16 anos na época e, portanto, era legalmente incapaz de realizar cenas de sexo no filme de um modo mais explícito.

Reed tem outro roteiro escrito. Ela notou que sente que é uma atriz versátil, mas considera distribuir os papéis em tipos "bad girls sexy", observando que os produtores muitas vezes dizem que ela é muito "sexy" para uma determinada personagem.

Em 12 de fevereiro de 2008, foi anunciado que Reed ia retratar Rosalie Hale na versão cinematográfica de Crepúsculo, que foi dirigido por Catherine Hardwicke. Em junho de 2008, Reed escreveu uma carta aos seus fãs, agradecendo-lhes por seu apoio através da polêmica que a rodeou; Reed, uma morena, interpretando Rosalie Hale, descrita como uma loira nos livros da série.

Durante uma entrevista radiofônica com Big O e Dukes of WJFK 1067, Jason Mewes afirmou que está fazendo um filme chamado K-11 com Reed e Kristen Stewart. O filme seria dirigido pela mãe de Kristen, e traz tanto Kristen quanto Reed como personagens masculinos.

Nikki aparece também em um videoclipe de Carlos Santana e Steven Tyler intitulado "Just Feel Better". Nikki também dirigiu o videoclipe da cantora Sage intitulado "Edie Sedgwick".

Atualmente, Nikki namora o ator Ian Somerhalder (35), protagonista do seriado americano The Vampire Diaries.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Título original Título em português Papel
2003 Thirteen Aos Treze (Brasil)
Treze - Inocência Perdida (Portugal)
Evie Zamora
2005 Man of God
Zane Berg
Lords of Dogtown Os Reis de Dogtown Kathy Alva
American Gun Pesadelo Americano (Brasil/Portugal) Tally
2006 Mini's First Time Sedutora e Diabólica (Brasil)
Para Tudo Há uma Primeira Vez (Portugal)
Mini
2007 Cherry Crush Beleza Fatal (Brasil) Shay Bettencourt
2008 Familiar Strangers
Allison
Twilight Crepúsculo (Brasil/Portugal) Rosalie Hale
2009 Last Day of Summer
O Último dia de verão
Stefanie
The Twilight Saga: New Moon A Saga Crepúsculo: Lua Nova (Brasil)
A Saga Twilight: Lua Nova (Portugal)
Rosalie Hale
2010 Chain Letter
Jessie Campbell
The Twilight Saga: Eclipse A Saga Crepúsculo: Eclipse (Brasil)
A Saga Twilight: Eclipse (Portugal)
Rosalie Hale
Catch .44
Kara
2011 The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part I A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte I (Brasil)
A Saga Twilight: Amanhecer - Parte I (Portugal)
Rosalie Hale
2012 The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part II A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte II
A Saga Twilight: Amanhecer - Parte II (Portugal)
"—" indica que o filme não foi lançado em país lusófono ou ainda está a ser.
Televisão
Ano Título Papel Notas
2006 The O.C. Sadie Campbell 6 episódios
Justice Molly Larusa 1 episódio
2007 Reaper Andi 1 episódio
2010 Privileged Lauren Carrington

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Resultado Premiação Indicação Título
2004 Venceu Independent Spirit Awards Melhor Performance Estreante Thirteen
Indicada Independent Spirit Awards Melhor Roteiro Iniciante Thirteen
Indicada PFCS Awards Melhor Roteiro Original Thirteen
Indicada PFCS Awards Melhor Performance - Atrás da Câmera Thirteen
Indicada Prism Awards Performance Teatral em um Filme Thirteen
Indicada Satellite Awards Melhor Performance de uma Atriz em Filme de Drama Thirteen
Indicada Satellite Awards Melhor Roteiro Original Thirteen
2003 Venceu Nantucket Film Festival Melhor Roteiro Adaptado Thirteen
Indicada WAFCA Awards Melhor Roteiro Original Thirteen
Venceu Young Hollywood Awards One to Watch - Feminina

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Nikki Reed no IMDB (em inglês). Internet Movie Database. Amazon.com. Página visitada em 30 de julho de 2010.
  2. Mini Mayhem (em inglês). Khaleej Times. San Francisco Jewish Community Publications (22 de julho de 2006). Página visitada em 30 de julho de 2010.
  3. Glimmers, Gilbert (18 de setembro de 2003). celebrity Jews in the news (em inglês). J. Weekly. San Francisco Jewish Community Publications. Página visitada em 30 de julho de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons