Novabrasil FM Salvador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de NovaBrasil FM Salvador)
NovaBrasil FM Salvador
Novabrasil FM Salvador
Rede Central de Comunicação Ltda.
País Brasil
Frequência(s) 104,7 MHz
Sede
Slogan Se liga na brasilidade
Fundação 22 de abril de 2002 (22 anos)
Fundador Orestes Quércia
Pertence a Grupo Thathi de Comunicação[1]
Proprietário(s) Chaim Zaher
Antigo(s) proprietário(s)
Género Adulto contemporâneo
Afiliações NovaBrasil FM
Afiliações anteriores
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYC 308
Nome(s) anterior(es)
  • Manchete FM Salvador (????-1998)
  • Manchete-Gospel FM Salvador (1998-2002)
Cobertura 75 Km
Dados técnicos Potência ERP: 17,1 kW
Página oficial www.novabrasilfm.com.br

NovaBrasil FM Salvador é uma emissora de rádio brasileira com sede em Salvador. Opera na 104,7 MHz e é uma emissora própria da NovaBrasil FM, pertencente ao Grupo Thathi de Comunicação. Sua programação é composta por músicas da MPB. Seus estúdios estão localizados no Salvador Trade Center, enquanto seu sistema irradiante está localizado na torre da TV Aratu, no bairro da Federação.

História[editar | editar código-fonte]

Anteriormente conhecida como Manchete FM, localizada no bairro dos Barris, essa rádio pertencia ao Grupo Bloch sendo mais tarde alugada a Igreja Renascer em Cristo transformando-a em Manchete Gospel FM, tempos depois foi vendida ao ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, desde então passou a se chamar NovaBrasil FM.

O embrião do projeto de uma rede de emissoras comandadas pelas Organizações Sol Panamby no FM surgiu em 1996, quando a Nova FM de Campinas passou a repetir integralmente a programação da Nova FM de São Paulo. Ambas possuíam programação adulto-contemporânea, sendo que a emissora de Campinas foi a primeira aquisição do grupo, já trabalhando neste formato desde 1985.

Em setembro de 1999, é revelado em matéria da Folha de S.Paulo que o empresário Orestes Quércia comprou as cinco emissoras que formavam a rede Manchete FM (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife) por 8 milhões de dólares. Naquele momento, elas estavam arrendadas à Igreja Renascer em Cristo, que já estava providenciando uma nova frequência para operar sua rede, a Manchete Gospel FM.

Inicialmente, foi cogitado que fosse lançada uma rede com programação popular, mas declinaram da proposta devido à concorrência que já existia. A iniciativa de lançar uma rádio de música brasileira (focada na MPB contemporânea) surgiu quando a Musical FM de São Paulo foi arrendada à Igreja Deus é Amor. Com a brecha deixada, optou-se por lançar uma rede para o mercado MPB. O nome escolhido para essa rede foi NovaBrasil FM e sua inauguração oficial ocorreu à meia-noite de 1.º de junho de 2000, inicialmente para São Paulo e Campinas (substituindo as duas emissoras que já pertenciam as Organizações Sol Panamby). Aos poucos, a rede assume as emissoras que pertenciam ao Grupo Bloch, estreando a filial carioca em 1.º de novembro de 2000. Em seguida entra no ar a filial de Brasília e em março de 2002 entram no ar as emissoras de Salvador e Recife.[2]

Em outubro de 2020, é confirmada a venda da rede NovaBrasil FM e das demais empresas de comunicação do Grupo Solpanamby ao Grupo Thathi de Comunicação, do empresário Chaim Zaher, com base em Ribeirão Preto.[3][4] A nova administração assume no mês seguinte.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.