Federação (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Federação
—  Bairro do Brasil  —
Localização da Federação (em vermelho) no município de Salvador.
Localização da Federação (em vermelho) no município de Salvador.
Unidade federativa  Bahia
Município Salvador
Limites Graça e Canela (oeste), Garcia (norte), Parque São Braz (leste), Ondina e Engenho Velho da Federação (sul)
Fonte: Não disponível

A Federação é um bairro de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia.[1]

Bairro central e populoso, ali estão situados importantes cemitérios e unidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O seu nome se dá porque aquela área era propriedade da Federação Baiana de Futebol, que ia até o Campo da Graça e depois foi desmembrado e vendido para o condomínio, que deveria ser fechado.

Acesso e localização[editar | editar código-fonte]

Tem limites com a Graça e Canela (a Oeste), o Garcia (ao Norte), Parque São Braz (a Leste) e Alto das Pombas, Ondina e o Engenho Velho da Federação (ao Sul).

Sua principal via é a Avenida Cardeal da Silva - na verdade um prolongamento (sem solução de continuidade) da rua Caetano Moura, que por sua vez é sequência da Ladeira do Campo Santo e esta da Rua Padre Feijó (que vem do Canela). Na Federação é que inicia a Avenida Anita Garibaldi, uma das principais vias centrais da capital baiana.

A primeira via foi a rua Caetano Moura, inicialmente chamada de Estrada da Federação.[2]

Principais instalações[editar | editar código-fonte]

Na Federação está localizado o Cemitério do Campo Santo, a principal necrópole da capital; defronte a este está o Cemitério dos Alemães (ou Cemitérios dos Estrangeiros), voltado para a comunidade teutônica.[2]

Pela sua topografia, abriga várias emissoras de rádio e televisão do estado,[2] entre elas, TV Bahia, TV Aratu, TV Record Salvador (esta conhecida pela sua imponente torre de transmissão que é avistada desde a Av. Vasco da Gama), CNT Nordeste, Band Bahia, TVE Bahia e TV Baiana.

Próximo ao Campo Santo está o Hospital das Clínicas e o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT).

A Universidade Federal da Bahia tem ali o Pavilhão de Aulas da Federação (PAF), um complexo de unidades que tem início com a Escola Politécnica e, mais adiante, a Faculdade de Arquitetura e Instituto de Geociências - prolongando-se na parte inferior do terreno contíguo, já em Ondina, com outras tantas unidades de ensino superior.[2]

É na Federação também que está um câmpus da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e da Universidade Salvador (UNIFACS).[2]

Referências

  1. Bairro
  2. a b c d e Rede Bahia 30 anos: Saiba um pouco mais da Federação, bairro que se desenvolveu com a Rede Jornal da Manhã Rede Bahia (11/03/2015). Visitado em 12 de Março de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]