Ondina (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ondina
—  Bairro do Brasil  —
[[Imagem:
Praia de Ondina.
|250 px|none|]]
[[Imagem:
Localização da Ondina
|250 px|none|]]
Distritos
Fonte: Não disponível

Ondina é um dos bairros da chamada área nobre de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia.[1] Localizado na parte sul da cidade, o Carnaval de Salvador termina aqui, vários quilômetros acima da Barra. A Ondina tem uma bela praia urbana e alguns dos grandes hotéis de alto padrão da cidade (Othon Palace, Portobello, etc).

Características[editar | editar código-fonte]

É caracterizado por abrigar luxuosos hotéis, além do campus da Universidade Federal da Bahia.

Possui ainda o zoológico da cidade, a Estação Meteorológica e o Palácio do Governador. Este último está localizado no Alto de Ondina, elevação que é um dos atrativos do bairro.

Ondina tornou-se parte do Circuito Alternativo do Carnaval soteropolitano. Com o crescimento da festa nos últimos anos no século XX, o bairro foi construído pela prefeitura, a fim de desafogar as áreas dos Circuitos tradicionais, especialmente a Barra.

Em Ondina também estão localizados o Instituto Pestalozzi, o Instituto Baiano de Reabilitação, várias unidades da Universidade Federal da Bahia (inclusive a Praça de Esportes) e o Hospital de Medicina Veterinária.

Acesso e localização[editar | editar código-fonte]

Vizinha da Barra, do Rio Vermelho, São Lázaro e do Jardim Apipema, o bairro é cortado pela Avenida Oceânica (paralela ao mar e que inicia no Farol da Barra) e pela Avenida Anita Garibaldi. Ambas são interligadas pela Rua Ondina, via que dá acesso ao Parque Zoobotânico de Salvador e onde está localizada a Escola de Medicina Veterinária da UFBA, o Instituto Biológico da Bahia e a EMBRAPA. Entre a Rua Ondina e a Avenida Anita Garibaldi está instalado parte das principais instalações da UFBA, como a Biblioteca Central e várias Faculdades.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.