Itaigara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Itaigara
—  Bairro do Brasil  —
Trânsito no bairro
Trânsito no bairro
Localização do Itaigara
Localização do Itaigara
Distritos
Área
 - Total 1,64 ha
População
 - Total 16 501
    • Densidade 10.062/km2 
 - IDH 0,971 muito elevado
 - Índice de Gini 0,46
 - Expectativa de vida ao nascer (anos) 80,13
Domicílios 4.389
Rendimento médio mensal 2.135,54
Energia elétrica (%) 100
Água encanada (%) 99,95
Coleta de lixo (%) 100
Fonte: PNUD/2000

Itaigara é um bairro de classe média alta localizado na parte sudeste da cidade de Salvador, na Bahia. Moderno e arrojado, encontra-se em uma região nobre da capital baiana, habitada principalmente por pessoas com alto poder aquisitivo. Foi inicialmente um loteamento da Pituba, mas devido ao seu crescimento e desenvolvimento tornou-se um bairro autônomo.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Deve-se seu nome à origem indígena, e significa "canoa de pedra" (ita: "pedra"; igara: "canoa" ou "senhora d'água").

História[editar | editar código-fonte]

O bairro surgiu da divisão da antiga Fazenda Pituba que pertenceu ao fazendeiro Joventino Silva e que dá nome à o parque homônimo localizado próximo ao bairro.

Características[editar | editar código-fonte]

Bairro predominantemente residencial e de serviços, cercado por praças, parques e modernos e luxuosos edifícios, além de extensos campos verdes, o Itaigara conta com shoppings, várias empresas, laboratórios e centros médicos, hotéis, cinemas, teatros, restaurantees, supermercados e escolas. O bairro tem como sua principal via de acesso a Avenida Antônio Carlos Magalhães. Além disso, apresenta o melhor IDH da capital baiana e um dos mais elevados do mundo, comparado a países com os índices mais elevados como a Noruega.[1] [2] Possui ainda um subdistrito: o Alto do Itaigara.

Referências

  1. Alexandre Wanderley e Luan Santos. Um retrato da prostituição soteropolitana Impressão Digital.126. Página visitada em 18 de julho de 2012.
  2. UOL Notícias.