Calçada (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Calçada
—  Bairro do Brasil  —
Unidade federativa  Bahia
Município Bandeira de Salvador.svg Salvador
Fonte: Não disponível

A Calçada é o primeiro bairro entre a Cidade Baixa e o subúrbio ferroviário de Salvador, na Bahia, no Brasil. Situa-se próximo à Feira de São Joaquim e ao terminal marítimo. É neste bairro que se encontra a mais importante estação ferroviária da cidade, que liga a região de Água de Meninos ao bairro de Paripe por meio do sistema ferroviário urbano. Há, ainda, um plano inclinado que liga a Calçada à Liberdade: o Plano inclinado Liberdade-Calçada.

História[editar | editar código-fonte]

A origem e o nome do bairro é em decorrência de um caminho que foi criado entre a atual Avenida Jequitaia e o Bonfim, denominado "Calçada do Bonfim". Devido à criação da estação ferroviária da Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro no local, o comércio no bairro começou a desenvolver rapidamente, e, hoje, tem grande importância nessa região da cidade.

Neste bairro foi elaborada a primeira vila operária do Brasil, para os empregados da Companhia Empório Industrial do Norte, do industrial Luís Tarquínio, na década de 1890.[1] [2] .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Prefeitura de Salvador ameaça com desapropriações Terra Magazine - acessado em 22 de fevereiro de 2015
  2. Luíz Tarqüínio Pioneiros e Empreendedores - acessado em 22 de fevereiro de 2015