Valéria (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Valéria é um bairro e subdistrito de Salvador, capital do estado da Bahia, situado na sua região periférica, já nos limites desta cidade com o município de Simões Filho.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Bairro de Valéria teve sua origem a partir do desmatamento de três fazendas existentes na área onde hoje esta localizado o bairro, pertencentes as famílias tradicionais: Schindller, Temporal e Omaque, dando origem a loteamentos e invasões.

O primeiro loteamento oficial do bairro foi o do Temporal. Outros loteamentos invasões surgiram sem estrutura, sendo o mais recente o da fazenda Omaque, originando a localidade da Boca da Mata. Onde hoje temos a localidade de Nova Brasília, as terras eram propriedade do CIA-Centro Industrial de Aratu. Concluímos que o bairro é composto de conglomerados de loteamentos, destacando-se como os mais importantes: Derba, Boca da Mata, Nova Brasília e Lagoa da Paixão.

Ate meados do ano de 1963, o bairro fazia parte do município de Simões Filho, sendo a administração desse município responsável pela construção da AR-Administração Regional, hoje AR­XV, que incorpora os bairros de Valéria e Pirajá. Essas informações justificam a não inclusão do bairro de Valéria em mapas da cidade de Salvador ate o ano de 1991.

E hoje é um Bairro muito importante nas áreas de Logística e industria, graças a sua privilegiada localização geográfica.

Localização[editar | editar código-fonte]

Está situado à margem esquerda da rodovia BR-324, que liga a capital à cidade de Feira de Santana e a cerca de 23 quilômetros do centro da metrópole.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

A origem do nome "Valéria" deve-se ao fato de uma das filhas dos fazendeiros ter esse nome. O bairro também é conhecido pelo Derba.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.