Sete de Abril (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sete de Abril
—  Bairro do Brasil  —
Bairro de Sete de Abril
Bairro de Sete de Abril
Unidade federativa  Bahia
Município Bandeira de Salvador.svg Salvador
Limites Pau da Lima, Castelo Branco, Cajazeiras, Vila Canária, Jardim Nova Esperança, Canabrava e São Rafael.
Fonte: Não disponível

Sete de Abril é um bairro da cidade brasileira de Salvador (Bahia)[1] , localizado na estrada velha do aeroporto. Sendo um bairro com um relevo muito acidentado, Sete de Abril faz divisas com os bairros de Cajazeiras, Castelo Branco, Pau da Lima, Vila Canária, Jardim Nova Esperança e São Rafael; o bairro surgiu onde antes havia a Fazenda Sete de Abril e a Fazenda Buraco do Tatu. [2]

História[editar | editar código-fonte]

O processo de habitação do bairro deu-se da seguinte maneira: o núcleo habitacional foi construído onde era localizada a fazenda Sete de Abril e o loteamento São José foi formado onde se localizava a Fazenda Buraco do Tatu. Com a junção do núcleo habitacional com o loteamento São José surgiu o bairro de Sete de Abril, que iniciou sua vida social e jurídica com a criação do conselho de moradores, realização da primeira missa e a fundação do núcleo habitacional em 2 de outubro de 1967[3] .

Núcleo Habitacional[editar | editar código-fonte]

O núcleo habitacional foi criado com a construção de 500 casas populares com recursos do Banco Nacional da Habitação (BNH). Na época de sua construção, afirma-se que o presidente Castelo Branco, sobrevoando a região de helicóptero, disse que as casas eram para pombos, por achá-las pequenas demais.

As casas eram quase um embrião, com dois quartos de dois metros quadrados, construídas inicialmente para abrigar moradores dos Alagados[4] , porém se negaram a residir no local após enviar um representante para observar as moradias. Com a negativa dos moradores dos Alagados foram inscritos para habitar o local funcionários públicos, a maioria militares, civis, bombeiros e outros trabalhadores, inclusive do mercado informal.

O núcleo habitacional, que depois de dois anos de construção foi inaugurado em 1967, é o segundo do tipo a ter sido entregue no Brasil[5] .

Nome[editar | editar código-fonte]

A fazenda Sete de Abril, anteriormente chamada de fazenda Mar Vila[6] , foi renomeada ainda na década de 1950 em alusão à chegada do primeiro prefeito eleito de Salvador: Hélio Ferreira Machado, em 1955[7] . E mesmo com a junção de duas localidades com nomes diferentes, Conjunto residencial Sete de Abril[4] e Loteamento São José, foi nome que permaneceu.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O núcleo habitacional foi entregue totalmente pavimentado, mas a sua ligação com a estrada velha do aeroporto – região do antigo Loteamento São José – era de terra batida sendo asfaltada somente em 1970 pelo prefeito Clériston Andrade [3] . O abastecimento de água do núcleo habitacional era feito através de um sistema de captação de uma barragem construída nas divisas com o bairro de Castelo Branco e armazenada em uma caixa d’água localizada no fim de linha e, a partir daí, distribuída aos moradores do núcleo; no loteamento era feito através de captação direta dos moradores em rios localizados em regiões mais baixas do bairro ou comprada de um mercador que fazia sua venda em um jegue. Hoje o sistema de abastecimento é feito através das redes da Embasa e alcança todo o bairro. [3] .

Saúde[editar | editar código-fonte]

Em 1974 foi inaugurado o posto de Saúde do bairro. O Centro de Saúde de Sete de Abril faz parte do distrito sanitário de Pau da Lima e faz pequenos atendimentos no período das 8:00 às 17:00[8] .

Educação[editar | editar código-fonte]

As principais escolas são: Escola Afrânio Peixoto de ensino primário, criado 1968 e o Ginásio Eraldo Tinoco[3] , criado em 1981 para atender alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) e que em 2002 teve a implantação do ensino médio (antigo segundo grau) [9] .

Transporte[editar | editar código-fonte]

O bairro conta com linhas de ônibus para[10] : Nova Brasília, Jd. Nova Esperança, Estação Pirajá, Lapa, Pituba, Comércio, Barra, Narandiba, São Joaquim, Barroquinha, Itapuã e Aeroporto.

Instituto São Geraldo[editar | editar código-fonte]

No bairro funciona o Instituto São Geraldo que é uma instituição para internato de menores em condições de risco. Surgiu pela primeira vez em 1945, depois ressurgiu na década de 1960. Então ele mudou-se para Sete de Abril em 1965. Desde 1987 a Congregação das Irmãs Medianeiras assumiu a coordenação da Fundação Instituto São Geraldo, juntamente com o padre jesuíta Clodoveo Piazza. A Instituição possui um abrigo de crianças, adolescentes e jovens. Possui ainda casas-lares em seu conjunto e aplica aulas de reforço escolar e as outras atividades[4] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.