Ordem de Mérito Civil de Saboia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Insígnia da Ordem

A Ordem de Mérito Civil de Saboia foi criada como uma Ordem de Cavalaria em 29 de Outubro de 1831 pelo rei Carlos Alberto da Sardenha, Duque de Saboia.[1] A Ordem foi criada para recompensar os méritos e virtudes que não estivessem incluídos na Ordem Militar de Saboia, criada por Vítor Emanuel I da Sardenha em 1815. A Ordem tinha apenas a classe de Cavaleiro (Cavalieri dell'Ordine civile di Savoia), e estava limitada, inicialmente a 40 membros, sendo posteriormente alargada a 70.[2] O fons honorum era o chefe da Casa de Saboia.

A Ordem civil continuou após a unificação de Itália em 1861, sendo extinta por lei desde a fundação da república em 1946. Umberto II, no entanto, não abdicou da sua posição como fons honorum, e o Grão-mestre da Ordem é o chefe da ex-Casa Real. Embora o uso de condecorações anteriores a 1951 seja permitido em Itália, já não têm qualquer direito de precedência em cerimónias oficiais. Por outro lado, a ordem militar ressurgiu como Ordem Militar de Itália e continua a ser uma ordem nacional.[3]

Insígnia[editar | editar código-fonte]

A medalha consistia numa cruz de ouro em azul-esmalte, um disco de fundo branco com a inscrição Al Merito Civile—1831; as letras C.A. no verso foram substituídas por V.E. após a morte de Carlos Alberto em 1849.

Divisa.Ord.Civile di Savoia.png
Barra
Ordine Civile di Savoia BAR.svg
Cavaleiro

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Criação por Patente Real de 29 de Outubro de 1831
  2. Ordens de Cavalaria do Reino de Itália
  3. Decreto-lei do Chefe de Estado nº15 de 2 de Junho de 1947, alterado pela Lei nº199 de 27 de Março de 1952

Ligações externas[editar | editar código-fonte]