Per-Ingvar Brånemark

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Per-Ingvar Brånemark (3 de maio de 1929) é um médico ortopedista sueco que iniciou estudos à frente de um grupo de pesquisadores da Universidade de Gotemburgo em 1965 que culminaram com a descoberta da Osseointegração. Na época, Brånemark estava interessado por pesquisa e protocolos de procedimentos cirúrgicos que resolvessem deficiências físico-funcionais de seres humanos.

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

No inicio dos anos 1950, Brånemark investigava a microcirculação sangüínea em tíbias de coelho com ajuda de uma câmara de observação em titânio, quando percebeu que o metal e o osso se integravam perfeitamente, sem haver rejeição. Com base nesta observação, desenvolveu cilindros personalizados para serem implantados na tíbia de coelhos e cães. Tornando-se mais tarde uma base segura, modificada e otimizada para receber próteses fixas de longa duração em maxila e mandíbula para aplicação humana.

Para difundir a técnica de osseointegração, foram criados desde 1989 nove centros Brånemark Osseointegration Centers espalhados pelo mundo. No Brasil, há um centro: o Branemark Osseointegration Center - São Paulo, inaugurado em 1995.

O Brasil conta também com uma associação P-I Brånemark Institute Bauru, presidida pelo próprio Dr. Branemark que se iguala à matriz em Gothenburg, como referência mundial para a pesquisa e o desenvolvimento da Osseointegração aplicada à reabilitação extra-oral, intra-oral e de amputados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.