Ponte São Francisco–Oakland Bay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
San Francisco – Oakland Bay Bridge
SFOakBrWestPartVEast.jpg
A Bay Bridge
Nome oficial James "Sunny Jim" Rolph Bridge
Via 10 faixas (5 no andar superior e 5 no andar inferior) da I-80
Cruza Baía de São Francisco pela Ilha de Yerba Buena
Localização São Francisco - Oakland
 Califórnia
 Estados Unidos
Mantida por Departamento de Transporte da Califórnia
Design Ponte suspensa, consola e Túnel
Maior vão livre Lado oeste: 700 m
Lado leste: 430 m
Comprimento total 5,92 km
Largura 20 m
Tráfego 270 000 (diário)
Início da construção 8 de julho de 1933
Data de abertura 12 de novembro de 1936 (77 anos)
Coordenadas 37° 49′ N 122° 20′ W
San Francisco-Oakland Bay Bridge
Registro Nacional de Lugares Históricos
Ponte São Francisco-Oakland
Adicionado ao NRHP: 13 de agosto de 2001 (12 anos)
Registro NRHP: 00000525

A San Francisco-Oakland Bay Bridge, mais conhecida como Bay Bridge ("Ponte da Baía", em inglês), é uma ponte, no estado americano da Califórnia, que liga as cidades de São Francisco a Oakland, e tem dois andares para o tráfego terrestre. A ponte é dividida em duas partes, sendo que seu percurso é dividido pelo túnel que passa pela ilha de Yerba Buena, no meio da baía de São Francisco.

Atualmente uma nova ponte está sendo construída ao lado do primeiro segmento original desta (o segmento entre o continente---da cidade de Oakland---à Yerba Buena Island). Este novo segmento irá substituir a velha parte da ponte para evitar uma outra possível tragédia como a de 17 de Outubro de 1989, quando o terremoto de Loma Prieta causou uma seção de trinta metros da pista superior desabar sobre a pista inferior. O novo segmento da ponte não terá dois andares, mas somente um andar, com as pistas de direção opostas correndo paralelamente.

A ponte, originalmente chamada, "Oakland Bay Bridge", é uma toll bridge (ponte com pedágio), somente na direção à península de São Francisco, custando quatro dólares para atravessar. Não há custo algum, portanto, para retornar ao continente. Mas a ponte também oferece uma faixa exclusiva, nas horas do rush, somente para veículos com três passageiros, ou mais, e estes passam pelo pedágio sem pagar.

Na ponte não é permitido transitar a pé, com bicicletas, com veículos movidos por animais ou que transportam artigos restritos e nem com motocicletas com menos do que 250 cc.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma ponte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Registro Nacional de Lugares Históricos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.