Quadrângulo de Iapygia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O quadrângulo de Iapygia é um de uma série de 30 quadrângulos em Marte estabelecidos pelo Programa de Pesquisa de Astrogeologia do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS em inglês).Também pode-se referir ao quadrângulo de Iapygia como MC-21 (Mars Chart-21).1

O quadrângulo de Iapygia cobre uma área que vai de 270° a 315° longitude oeste a de 0° e 30° latitude sul em Marte. A maior cratera no quadrângulo é Huygens.

Diques[editar | editar código-fonte]

Próximo à cratera Huygens, especialmente a leste, se encontra um número de tergos estreitos que parecem ser remanescentes de diques, como aqueles encontrados próximo a Shiprock, Novo México, Estados Unidos. Os diques se encontravam sob a superfície, mas foram erodidos. Diques são fendas preenchidas por magma que muitas vezes trazem a lava à superfície. Diques por definição correm por entre as camadas de rocha. Alguns diques na Terra são associados a depósitos minerais. 2 Descobrir diques em Marte significa que talvez no futuro colonizadores possam extrair minerais essenciais em Marte, ao invés de transportá-los da Terra.

Crateras[editar | editar código-fonte]

Crateras de impacto geralmente possuem uma borda com ejecta ao seu redor, em contraste crateras vulcânicas não possuem bordas ou depósitos de ejecta. 3 Às vezes as crateras exibirão camadas. A colisão que produz uma cratera é semelhante a uma poderosa explosão, na qual as rochas das camadas subterrâneas são trazidas para a superfície. As crateras têm o potencial de expor o que se oculta por baixo do solo.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Davies, M.E.; Batson, R.M.; Wu, S.S.C. “Geodesy and Cartography” in Kieffer, H.H.; Jakosky, B.M.; Snyder, C.W.; Matthews, M.S., Eds. Mars. University of Arizona Press: Tucson, 1992.
  2. Head, J. et al. 2006. The Huygens-Hellas giant dike system on Mars: Implications for Late Noachian-Early Hesperian volcanic resurfacing and climatic evolution. Geology. 34:4: 285-288.
  3. ISBN 0-8165-1257-4