Ralph Bakshi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ralph Bakshi

Ralph Bakshi (29 de outubro de 1938) é um animador americano. Ele é bem conhecido por ter feito a primeira adaptação do livro O Senhor dos Anéis como desenho animado, muitos anos antes do filme famoso, bem como Cool World (conhecido no Brasil como "O mundo proibido"), filme que mistura personagens animados e atores reais. Em 1972 realizou a animação para adultos chamada Fritz the Cat (baseada no personagem de Robert Crumb) e criou novas séries de TV para Supermouse.

Origem[editar | editar código-fonte]

Ralph Bakshi nasceu em outubro de 1938. Ele cresceu no Brooklyn e foi para a "High School of Industrial Art". Depois de graduado foi trabalhar no "Terry Toons Animation Studio" em New Rochelle, colorindo acetatos. Logo chegou ao cargo de animador, animando alguns dos principais personagens, como Super Mouse (Mighty Mouse), Faísca e Fumaça (Heckle and Jeckle), entre outros. Aos 25 anos se tornou Diretor Criativo dos estúdios CBS, onde criou e escreveu "The Might Heroes".

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1967 a "Paramount Cartoon Studios" o chamou para produzir e dirigir filmes de longa metragens como "Marvin Digs", "Mini Squirts", "Super Basher and Bop", "Fiendish Five". Dali foi para "Fritz, the Cat", que foi escrito e dirigido por ele em 1971. A partir daí Bakshi dirigiu vários longa-metragens como "Heavy Traffic" (1973), "Street Fight" (1975) e "Wizards" (1977). Em 1978 Ralph Bakshi dirigiu "Lord of the Rings", uma história adaptada do épico clássico de J.R.R. Tolkien. Usando técnicas de rotoscopia, que era um método usado por Disney e Max Fleischer para animar personagens ultra-realistas. Em 1981 ele lança "American Pop", onde aborda a evolução da música popular americana incluindo músicas de George Gershwin, Dave Brunbeck, Herbie Hancock, Bob Dylan, The Doors, Velvet Underground, Jimi Hendrix, entre outros. Seguiram-se "Hey Good Lookin" (1981) e "Fire and Ice" (1983), feito em parceria com Frank Frazetta, renomado ilustrador de cenas fantásticas, que conta a história de um herói da selva que salva uma linda princesa das garras das criaturas do gelo. "Cool World" de 1991, que mistura animação com live-action, no qual trabalharam Kim Basinger e Brad Pitt. Através de sátiras e comentários políticos Ralph Bakshi abriu caminho para a animação com temas adultos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Longas-metragens[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]