Acetato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Acetato ou etanoato é um íon negativo, ou ânion, tipicamente encontrado em solução aquosa. Muitas vezes, é escrito com a fórmula química . As moléculas neutras formadas pela combinação do íon de etilo e um íon positivo (ou catiónico) são também vulgarmente chamados "acetatos". A mais simples destas é o acetato de hidrogênio, ou ácido acético, com os correspondentes sais, ésteres, e o anião poliatômica ou .

A maioria das aproximadamente 5 bilhões quilogramas de ácido acético produzido anualmente na indústria são utilizados na produção de acetatos, que normalmente têm a forma de polímeros. Na natureza, o acetato é o bloco de construção mais comum para a biossíntese. Por exemplo, os ácidos gordos são produzidas ligando os dois átomos de carbono a partir de acetato de um ácido gordo em crescimento.[1]

Nomenclatura[editar | editar código-fonte]

Na nomenclatura dos sais orgânicos utiliza-se o termo "acetato" ou "etanoato" e o nome do metal ligado a ele. Exemplo:

"Acetato de sódio" ou "etanoato de sódio

Na nomenclatura dos ésteres utiliza-se o termo acetato ou etanoato e o nome do radical ligado a ele. Exemplo:

"Acetato de metila" ou "etanoato de metila"

O nome sistemático de acetato é etanoato, mas o nome preferido da IUPAC continua a ser o nome comum, de acetato.[2]

Derivações[editar | editar código-fonte]

O termo acetato também se refere ao disco de acetato usado para a produção de registros de áudio como também ao acetato de celulose, uma fibra especial e seus derivados do qual é feito as chapas de raio X.

Os acetatos podem ser encontrados em muitos produtos.

Historicamente, antes da descoberta do actínio, a abreviatura do íon acetato era "". Por exemplo, a fórmula do acetado de sódio era formulado como "". Para evitar esta confusão prefere-se formular o acetato de sódio como "" ou "".

Compostos de acetato[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. March, J. “Advanced Organic Chemistry” 4ª Ed. J. Wiley and Sons, 1992: Nova Iorque. ISBN 0-471-60180-2.
  2. R-9.1 Trivial and semisystematic names retained for naming organic compounds Arquivado em 8 de fevereiro de 2014, no Wayback Machine., A Guide to IUPAC Nomenclature of Organic Compounds, IUPAC Commission on Nomenclature of Organic Chemistry
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Acetato