Refinaria Gabriel Passos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Refinaria Gabriel Passos, mais conhecida como REGAP, é uma refinaria de petróleo da Petrobras. Fica localizada na divisa dos municípios de Betim e Ibirité, de forma que suas instalações estão em Betim e uma lagoa utilizada no processo industrial, mais cohecida como lagoa da Petrobras, está em Ibirité. A REGAP produz aguarrás, asfaltos, coque, enxofre, gasolina, GLP, óleo diesel e querosene de aviação.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A refinaria tem o nome do engenheiro Gabriel Resende Passos, natural de Itapecerica, que, ao ocupar o cargo de Ministro das Minas e Energia, lutou pela instalação da unidade em Minas Gerais. A instalação da refinaria foi decidida na gestão do então prefeito municipal César Fonseca e Silva (1958-1962), que negociou a decisão junto aos governos estadual e federal, além de receber e orientar pessoal da Petrobras e Exército Brasileiro para a escolha do local.

As obras começaram em 1962 - pouco antes da morte de Gabriel Passos. A refinaria foi inaugurada em 30 de março de 1968, no que na época era considerada zona rural. Hoje, tudo faz parte da área metropolitana de Belo Horizonte. Ao redor da refinaria nasceram bairros como Petrolina, Montreal, Petrovale, Cascata e Ouro Negro. Em 1982, grandes obras de ampliação aumentaram em mais de 100% a capacidade de processamento da unidade. Em 1994, a Regap foi a segunda refinaria da Petrobras a ter instalada uma unidade de coque.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A REGAP possui uma área de 12,5 Km² e uma capacidade de produção de 151 mil barris/dia. Seus principais produtos são: gasolina, óleo diesel, querosene de aviação, GLP, aguarrás, asfaltos, coque e enxofre.

Sua contribuição em impostos é de R$ 1,26 bilhão/ano (ICMS).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.