Reticulite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reticulite do vulcão Kīlauea, Hawaii.

Reticulite é um tipo de rocha vulcânica caracterizada por um alto teor volúmico de bolhas de gases vulcânicos que lhe dá a forma de um reticulado de espuma.[1] Embora seja por vezes designada por «pedra pomes basáltica» [2] distingue-se da verdadeira pedra-pomes por apresentar grandes vesículas em vez da microvesiculação típica daquela rocha.

Formação[editar | editar código-fonte]

A reticulite é formada quando a lava é bruscamente arrefecida, solidificando tão rapidamente que não permite a libertação dos gases contidos nas bolhas, após ser ejectada por uma fonte de lava poderosa.[2] O material resultante é um vidro vulcânico muito frágil,[1] no qual as numerosas bolhas em expansão rápida na lava ainda em estado fluido se interligam e se fundem, criando a estrutura reticular característica desta rocha.[2].

Apesar de por vezes ser considerada uma forma de pedra-pomes basáltica, contrariamente à verdadeira pedra pomes, e apesar da sua leveza, a reticulite não flutua à superfície da água devido à sua estrutura de bolhas abertas com paredes muito mais espessas do que as paredes das bolhas microscópicas ou sub-microscópicas que predominam na pedra-pomes.[1] Com uma porosidade que pode atingir os 98%, a reticulite é a rocha menos densa que se conhece na Terra.[2]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Notas

  1. a b c (em inglês) United States Geological Survey (ed.). «VHP Photo Glossary: Reticulite». Consultado em 13 de Fevereiro de 2012 
  2. a b c d (em inglês) San Diego State University (ed.). «Reticulite». Consultado em 13 de Fevereiro de 2012 

Ver também[editar | editar código-fonte]