Rio Quixeramobim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Quixeramobim
Nascente Serra das Matas, município de Monsenhor Tabosa, Ceará
Foz Rio Banabuiú, Banabuiú, Ceará
Afluentes
principais
rio Pirabibu, rio Boa Viagem, riacho Barrigas
País(es)  Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica
 Brasil

O Rio Quixeramobim é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará. Era originalmente conhecido pelos índios que habitavam a região como Ibu.

Nasce na Serra das Matas em Monsenhor Tabosa e banhha mais três municípios: Boa Viagem, Quixeramobim e Banabuiú, onde está sua foz no Rio Banabuiú, sendo um de seus principais afluentes. Sua bacia hidrográfica abrange também o município de Madalena, a maior parte de Itatira e uma pequena parte de Santa Quitéria.

Em seu leito estão construídos os açudes, Monsenhor Tabosa, no município de mesmo nome, o Quixeramobim, com capacidade de armazenamento 54.000.000 m³, e o Fogareiro, com capacidade de 118.820.000 m³, ambos no município de Quixeramobim. Estes açudes são a principal fonte fonte de abastecimento hídrico para os três municípios banhados pelo Quixeramobim.

Condições pluviométricas[editar | editar código-fonte]

O Quixeramobim, como todo curso de água cearense, sofre influência das variações das precipitações pluviométricas, sendo suas descargas máximas observadas na época das chuvas de fevereiro a maio. sua bacia está totalmente inserida em uma região de clima tropical quente semi-árido[1] .

Referências

  1. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.