Rosas de Ouro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Rosas de Ouro, veja Rosas de Ouro (desambiguação).
Rosas de Ouro
Fundação 18 de outubro de 1971 (52 anos)
Cores
Símbolo Três Rosas Douradas
Bairro Freguesia do Ó
Presidente Angelina Basílio
Presidente de honra Eduardo Basílio (in memoriam)
Desfile de 2024
Enredo Ibira 70
Site Oficial

http://www.sociedaderosasdeouro.com.br/

A Sociedade Rosas de Ouro é uma escola de samba da cidade de São Paulo, fundada em 1971, na Brasilândia, por José Luciano Tomás da Silva, Jorge Augusto de Andrade, João Roque "Cajé", José Benedito da Silva "Zelão", Hernane Basílio, Ronaldo Gomes e Eduardo Basílio, sendo o último, o presidente desde a fundação da escola até sua morte em outubro de 2003.[1]

Seu nome foi inspirado numa condecoração instituída pelo Papa Gregório II em 730, para condecorar virtuosas princesas católicas, o buquê de Rosas de Ouro. Ela representa uma pequena roseira de ouro maciço. A flor dourada brilhando reflete a majestade de Cristo, com uma simbologia muito apropriada, já que os profetas o chamaram "a flor do campo e o lírio dos vales". Sua fragrância, de acordo com Leão XIII, "mostra o odor doce de Cristo que deve ser difundido extensamente por seus seguidores fiéis” (Acta, vol. VI, 104), e os espinhos e o matiz vermelho relembram a sua paixão".

Ao contrário do que alguns possam pensar, nada tem a ver com o bloco/cordão carioca Rosa de Ouro citado na famosa marchinha de Chiquinha Gonzaga. A Sociedade Rosas de Ouro foi campeã do Grupo Especial sete vezes, sendo o último Campeonato em 2010.

História[editar | editar código-fonte]

A Rosas de Ouro desfilou pela primeira vez no carnaval de 1971, no atual Grupo 1 da UESP (na época Grupo 3), terminando em 9º lugar entre 10 escolas. Em 1972 terminou em quinto, vencendo finalmente o Grupo 3 em 1973. Em 1974, ganhou o Segundo Grupo e subiu para o Grupo 1 (atual Grupo Especial), em 1975. Em sua primeira aparição entre as grandes, ficou com o vice-campeonato.

Nos anos 80, a Rosas de Ouro mudou-se para a Freguesia do Ó, onde construiu sua quadra, considerada por muitos uma das mais modernas da cidade. Seus sambas, nos primeiros anos de existência, foram feitos pelo compositor Zeca da Casa Verde. Com o enredo "Nostalgia", último samba de Zeca da Casa Verde para a escola, a Rosas pela primeira vez tornou-se campeã do Grupo Especial, feito que voltaria a se repetir no ano seguinte e também em 1990, 1991, 1992 e 1994. A Rosas de Ouro mantém desde 1995,[2] junto com a comunidade da Freguesia do Ó, projetos sociais voltados para crianças e idosos. Segundo o presidente Basílio, no bairro da Freguesia do Ó não existiam crianças nos semáforos, pois a escola havia tirado todas as crianças das ruas.

Em 2002 a Rosas de Ouro trouxe para avenida um enredo falando sobre o Pão, a escola veio cheia de esperança pois comemorava seus 30 anos. O samba era leve e bem fácil de se pegar, porem a escola ficou no terceiro lugar atrás apenas de Camisa Verde e Branco (vice-campeã) e Gaviões da Fiel (campeã).

Em 2003, Eduardo Basílio foi homenageado pela escola, desfilando no primeiro carro num enredo que falava sobre o circuito das frutas. Este seria o seu último desfile, pois no mesmo ano o presidente adoeceu, falecendo em outubro. Sua filha, Angelina Basílio, assumiu o comando da agremiação, e desde então vem comandando a escola.

A Rosas mantém a característica de fazer da cidade de São Paulo e seus personagens um tema recorrente em seus carnavais. O último foi em 2004, quando contou a história da capital paulista através de seus monumentos.

Em 2005, com um samba e um desfile aclamados pela crítica, a escola foi considerada uma das favoritas ao título, porém quem levou foi o Império de Casa Verde, que desfilou logo em seguida na madrugada de sexta para sábado. Naquele ano, um fato inusitado chamou muito a atenção dos componentes da escola e dos comentaristas da Rede Globo, que transmitiam o desfile: quando a escola entrou na avenida, já por volta do amanhecer, o céu ganhou tons de azul e rosa misturados entre si. Logo depois ganhou um tom dourado, cor secundária da escola. Devido a isso, 2005 é considerado por alguns de seus integrantes como o desfile mais marcante da história, apesar da colocação obtida, o sétimo lugar.

Já em 2006, trouxe um enredo forte e polêmico, falando sobre a diáspora africana e acabou em 5°, meio-ponto atrás da campeã Império de Casa Verde.

Em 2007, a escola faz um desfile considerado como tecnicamente perfeito, porém recebeu uma nota 9 no quesito Enredo, com isso, terminou em sexto lugar. Terminada a apuração, o jurado acabou confessando que a nota 9 foi um equivoco seu, já que a mesma acabaria sendo aplicada para a Pérola Negra. Não fosse essa nota, a Rosas terminaria em 2° lugar.

Em 2008, a agremiação veio com um enredo falando sobre o perfume de rosas terminando na 4º colocação, mas apenas a 0,25 da campeã Vai-Vai.Uma novidade levada pela escola nesse ano foi o perfume de rosas que sai de alguns carros alegóricos que perfumaram o Anhembi. A escola terminou tecnicamente empatada com a Unidos de Vila Maria,não fosse pelo desempate no quesito Harmonia a escola teria levado o terceiro lugar.

Em 2009, a escola estava há quinze anos sem um título, para que tal feito fosse realizado a escola resolveu retratar "A Fábrica dos Sonhos" que é o carnaval, homenageando o trabalho dos componentes de uma escola para preparar um desfile. O samba fazia menção indireta ao fundador e ex-presidente Eduardo Basílio. Com o desfile, a Rosas ficou com o terceiro lugar, sua melhor posição em sete anos.

Em 2010 a escola escolheu o cacau como tema de seu carnaval. Com o Carnaval supostamente patrocinado pela empresa Cacau Show, o samba escolhido possuía o refrão "Tá na boca do povo / O cacau é show...". A cerca de vinte dias do desfile, no entanto, segundo algumas fontes, por pressão da Rede Globo, a Rosas alterou a letra do samba para "O cacau chegou...".[3] Com 270 pontos (pontuação máxima), foi a grande campeã do carnaval de São Paulo.

A Sociedade Rosas de Ouro no Carnaval de 2011 veio com o enredo: "Abra-te Sésamo: a senha da sorte!", de Jorge Freitas, o qual a escola trouxe muito luxo nas fantasias e alegorias com o acabamento impecável, apesar de terem reciclado maior parte das fantasias do carnaval anterior. Pecou na comissão de frente ao trazer seu coreógrafo principal fantasiado de pombo que, na opinião do público, críticos e até dos membros da escola, foi de muito mau gosto ganhando quatro notas 9,75, além disso faltou coreografia aos participantes da comissão que gritavam a todo instante uns aos outros informando as posições que deveriam ficar fazendo com que os "bailarinos" deixassem de cantar o samba enredo e isso contou ponto negativo para a evolução que ganhou uma nota 9,5 e uma nota 9,75. A comissão não foi o principal motivo para a escola ter ficado em 8° lugar no grupo especial mas, esperava-se mais da escola que, pela expectativa dos amantes do carnaval, viria brigar pelo bicampeonato.

No carnaval 2012, a Rosas de Ouro veio homenageando a Hungria e Roberto Justus, descendente de húngaros com o enredo "O Reino dos Justus". As alegorias e fantasias estavam excelentes, a comissão de frente muito bem ensaiada, maquiagens muito bem produzidas e com luxo muito aclamado pelo público além do acabamento impecável. O desfile técnico garantiu uma ótima colocação nas análises do público e da crítica, mas durante a apuração, um homem invadiu a área segura de apresentação das notas, roubou e rasgou as 2 últimas notas do quesito Comissão de Frente, impossibilitando a leitura e a divulgação do resultado oficial. Até aquele ano, as notas não possuíam cópias digitais. A LIGA decidiu após um longo dia de reuniões com os presidentes das escolas que a campeã seria a Mocidade Alegre, e Rosas ficaria com o vice-campeonato, mantendo o resultado da apuração até o momento do incidente. A diferença entre as duas melhores colocadas foi de 0,2 pontos.[4]

Para 2013, a Rosas de Ouro veio com o enredo: "Os Condutores da Alegria, Numa Fantástica Viagem aos Reinos da Folia". O tema falou sobre as festas folclóricas ao redor do mundo e fez uma grande viagem aos quatro cantos do planeta. O desfile foi impecável, tanto que ela foi apontada como uma das favoritas ao título. A escola liderou grande parte da apuração, mas notas baixas nos quesitos Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Enredo fizeram com que a escola ficasse em 2º lugar, com o mesmo número de pontos da Mocidade Alegre, porém perdendo no quesito de desempate.

Para 2014, a Rosas de Ouro fez uma viagem por instantes inesquecíveis que marcam a vida. Pessoas imprescindíveis, fatos marcantes, músicas e personagens que marcaram conquistas e momentos que se tornaram inesquecíveis como o nascimento, infância, casamento e maturidade serão representados. Antes do desfile, ainda na concentração, a escola encarou um temporal de granizo como nunca havia sido visto antes no sambódromo do Anhembi: "Eu ainda estou assustada, pois a gente tomou uma chuva de pedra na concentração. Mas deu tudo certo", disse a presidente, Angelina Basílio, à TV Globo.[5] Apesar do belo desfile, a escola sofreu com problemas de evolução (alguns dizem que por conta do temporal) e ficou com o terceiro vice-campeonato seguido, perdendo novamente para a Mocidade Alegre.

Para 2015, a Rosas de Ouro levou para a Avenida o enredo "Depois da Tempestade... O Encanto!" contando as histórias dos contos de fadas que depois de encontrarem várias adversidades o final é sempre feliz, o enredo também foi inspirado na concentração do carnaval de 2014, já que a escola minutos antes de entrar na Avenida passou pela tempestade citada anteriormente. Mesmo fazendo um desfile empolgante e motivada a quebrar essa sequência de vice-campeonatos, a agremiação perdeu pontos nos quesitos Samba-Enredo e Mestre-Sala e Porta-Bandeira, garantindo o 3º lugar, ficando atrás apenas da vice-campeã Mocidade Alegre e da campeã Vai Vai. Depois do desfile, o carnavalesco Jorge Freitas encerrou sua passagem de oito anos na Rosas.

Para 2016, contratou o carnavalesco André Cezari e com o enredo "Arte à flor da pele. A minha história vai marcar você", a agremiação da Freguesia do Ó mostrou o costume de marcar a pele ao longo da história. Com um desfile sem o habitual luxo dos anos anteriores, problemas em evolução e com uma comissão de frente confusa a escola obteve a pior colocação da sua historia o decimo primeiro lugar. Depois de um ponto fora da curva ao longo das mais de quatro décadas de conquistas

Para o ano de 2017 a Roseira contratou o carnavalesco André Machado e trouxe de volta o intérprete Royce do Cavaco. Veio com o tema "Convivium - Sente-se à mesa e saboreie", sobre a história dos banquetes na humanidade, desde os deuses do Egito Antigo e de Roma, até as reuniões religiosas e comemorações modernas. Embalada por seu enredo sobre a importância dos banquetes para o convívio das pessoas, com direito até a participação de sua presidente vestida de noiva (ela tinha acabado de se casar na concentração)[6] em um dos carros, a Roseira fez um desfile compacto e com sofisticação, melhorando seu desempenho em relação ao ano anterior ficando em 5º lugar.

Em 2018 a Rosas de Ouro levou a vida dos caminhoneiros para o Anhembi com o enredo "Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro", sendo uma homenagem aos guerreiros que mantém o Brasil vivo, mostrando os desafios nas estradas e as dificuldades da profissão. Sendo muito criticada no pós-desfile devido a falhas na estética e na execução, acabou ficando em oitavo lugar ao final da apuração.

Para 2019 escolheu o enredo "Viva Hayastan!", o tema que fez uma homenagem ao povo armênio, promovendo um elo entre a história do país e a comunidade armênia que vive na capital paulista. Pra desenvolver o novo projeto montou uma comissão pra auxiliar o carnavalesco André Machado, a escola passou sem erros, num desfile bem técnico, que já vinha mostrando nos ensaios, pré-carnaval, resgatando o luxo que era costumeiro no Rosas, com muito uso das cores oficiais, rosa e azul. A escola também passou por dificuldades com o primeiro casal, pois, segundo ela, o helicóptero da Rede Globo, emissora oficial do evento, passou baixo causando uma ventania[7], atrapalhando a evolução do casal. A escola acabou em 3º lugar, voltando ao desfiles das campeãs, com um desfile de superação.

Em 2020, a Rosas de Ouro levou para avenida o enredo "Tempos Modernos", mais um trabalho do carnavalesco André Machado que narrava a história do mundo sob a ótima das revoluções industriais.[8] Fez um bom desfile, com destaque para as fantasias e o chão sempre pesado da agremiação, mas na apuração conquistou um tímido 7º lugar. Alguns dias depois do carnaval, a agremiação decidiu não renovar com André.[9] No dia 12 de março, a Rosas de Ouro anunciou que já tem um novo artista para desenvolver o carnaval de 2021/2022, trata-se de Paulo Menezes, que este ano realizou o desfile da Gaviões da Fiel, em conjunto com Paulo Barros.[10]

Para 2021, a Rosas anunciou o enredo "Sanitatem", de autoria do carnavalesco Paulo Menezes, que conta a história dos rituais de cura, desde os rituais espirituais indígenas e africanos até a ciência da medicina moderna, dando enfoque à tudo que os trabalhadores da saúde fizeram pela população na busca pelo tratamento dos sintomas causados pela doença e pela vacina contra o vírus da COVID-19. [11] Com o cancelamento dos desfiles de 2021 devido à pandemia de Covid-19, o enredo foi postergado para 2022. Na manhã de 24 de abril, a Rosas de Ouro pisou forte na avenida e fez uma apresentação elogiada que a credenciou como uma das favoritas ao campeonato.[12][13] No entanto, contrariando as expectativas, o Rosas de Ouro terminou apenas com o 9º lugar.

Para 2023, o Rosas terá como enredo "Kindala! Que o amanhã não seja só um ontem com um novo nome", que abordará a luta, a força e as conquistas do povo negro através dos tempos. Posteriormente, a escola divulgou seu samba-enredo, optando por utilizar uma obra derrotada na disputa para o carnaval de 2006 composta por Arlindo Cruz, Fabiano Sorriso, Pedrinho Sem Braço, Paulinho Sampagode e Osmar Costa. Mesmo após um desfile elogiadíssimo, considerado como favorito às primeiras colocações, a escola terminou em 12° lugar.

Visando o carnaval de 2024, o Rosas promoveu mudanças, como a dispensa do intérprete Royce do Cavaco, encerrando sua segunda passagem pela agremiação, e a saída do mestre-sala Everson Sena. Para seus lugares chegaram, respectivamente, Carlos Júnior, egresso da Tucuruvi, e Uilian Cesário, ex-Mocidade Alegre. Posteriormente foi anunciado o enredo em homenagem aos 70 anos do Parque Ibirapuera, intitulado "Ibira 70", fazendo a escola retomar após duas décadas sua linha de temas exaltando a cidade de São Paulo.[14] Após ficar num indigesto 11º lugar, a agremiação optou pelo desligamento de Paulo Menezes e anunciou dias depois a contratação de Fábio Ricardo, conhecido por seus desfiles na Grande Rio.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

A Presidente Angelina Basílio, na apuração em 2010.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Eduardo Basílio 1971 - 2003 [15]
Angelina Basílio 2004 - atualidade [3]

Presidente de Honra[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Eduardo Basílio (em memória) 2003-atualidade

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

Carnavais Intérprete oficial Referências
1977-1979 Zeca da Casa Verde [2]
1980 Tonicão
1981 Joel de Castro
1982 Tonicão
1983 Royce do Cavaco
1984 Vino Pequeno Polegar
1985-1994 Royce do Cavaco
1995 Edu da Rosas
1996-1997 Vino Pequeno Polegar e Canhão
1998 Carlão Manero
1999 Dom Marcos
2000 Quinho
2001 Polengue
2002 Polengue e Nilson Valentim
2003 Polengue
2004 Dom Marcos
2005 Polengue [16]
2006-2016 Darlan Alves [16]
2017-2023 Royce do Cavaco [17]
2024-atual Carlos Júnior [18]

Diretores[editar | editar código-fonte]

Período Diretor de Carnaval Diretor geral de harmonia Mestre de bateria Ref.
2014-2018 Alexandre Vicente João Roberto Dias Rafael "Gordinho" Oliveira [19][20]
2019 Evandro do Rosas, Karla Priscilla, Leandro Lion e Victor Lebro Bruno Raimundo Amaral, Fernando Amaral Rosa, Julio Cesar Teixeira Rafael "Gordinho" Oliveira [21]
2020 Osmar Costa, Leandro Lion, Evandro Souza e Victor Lebro Bruno Raimundo Amaral, Fernando Amaral Rosa, Julio Cesar Teixeira Rafael "Gordinho" Oliveira [22]

Coreógrafos[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2013 Júlio Cesar Teixeira [23]
2014 Crhis Rabello
2015 Taiana Freitas [24]
2016 Renee Rodrigues
2017-2018 Oyama Queiroz [20]
2019-2024 Helena Figueira [25][22]

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
1995-2001 Ednei Mariano e Maria Gilsa
2005-2014 Luis Butinhão e Sueli Costa [26]
2015 André Guedes e Sueli Costa
2016-2018 Marcos Eduardo e Isabel Casagrande [20] [27]
2019 Edgar Carobina e Isabel Casagrande [25]
2020-2023 Everson Sena e Isabel Casagrande [22]
2024-atual Uilian Cesário e Isabel Casagrande

Rainhas de Bateria[editar | editar código-fonte]

Período Rainha de bateria Ref
1999-2004 Bruna Ancheschi
2005 Adriane Galisteu [28]
2006 Elaine de Abreu
2007-2019 Ellen Rocche [29][30]
2020-atual Ana Beatriz Godói [30]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Rosas de Ouro
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Ref.
1971 9º lugar 3
(terceira divisão)
História de Vila Brasilândia José Luciano Thomaz
1972 5° lugar 3
(terceira divisão)
Brasil de ontem, Brasil de hoje José Luciano Thomaz
1973 Campeã 3
(terceira divisão)
Formação étnica Tereza Maria Azevedo e Neide Basílio
1974 Campeã 2 Canta e conta os quatro cantos do Brasil Tereza Maria Azevedo, Ivone Rezende e Neide Basílio
1975 Vice-campeã 1 A rua Tereza Maria Azevedo, Ivone Rezende e Neide Basílio
1976 3º lugar 1 Sete cidades encantadas Hernane Basílio
1977 4º lugar 1 Ataulfo Alves, o poeta de Miraí Edmundo Basílio
1978 4º lugar 1 Salamanca do Jarau Eduardo Basílio
1979 6º lugar 1 Conversando com as flores Hernane Basílio
1980 4º lugar 1 Tudo é Brasil Viriato Ferreira
1981 5º lugar 1 Do caminho do mar à ilha do tesouro Edmundo Basílio
1982 4º lugar 1 Ainá, no Reino de Baobá Augusto de Oliveira
1983 Campeã 1 Nostalgia Augusto de Oliveira
1984 Campeã 1 A velha academia berço dos heróis Pedrinho Pinotti
1985 3º lugar 1 Uma boa ideia Pedrinho Pinotti
1986 6º lugar 1 Cem anos depois Carlos Alberto Colaboni
1987 Vice-campeã 1 São Paulo, seu povo sua gente Eduardo Basílio
1988 6º lugar Especial Carvalho, madeira de lei Edmundo Basílio
1989 3º Lugar Especial Vera Cruz, a vedete dos anos 50 Praxedes
1990 Campeã[nota 1] Especial Até que enfim... "o Sábado" Eduardo Basílio
1991 Campeã Especial De Piloto de fogão a chefe da nação

Compositores: Miltinho e João do Violão

Portinari e Raul Diniz [31]
1992 Campeã Especial "Non Ducor Duco", qual é a minha cara?

Compositores: João do Violão e Miltinho

Tito Arantes [32]
1993 3º Lugar Especial É hoje... um dia de festa

Compositores: Valdê Cambalhota, Lira Brasa, Bezerra Caxambú e Nestor

Tito Arantes [33]
1994 Campeã Especial Sapoti

Compositores: Edson, Franco, Eric e Almir

Tito Arantes [34]
1995 Vice-campeã Especial Paixão nacional

Compositores: Almir, Eric, Edson e Franco

Tito Arantes [35]
1996 Vice-campeã Especial Uma janela para o mundo

Compositores: Márcio Paiva e Adalto Magalha

Tito Arantes [36]
1997 4º lugar Especial São Paulo, capital mundial da gastronomia

Compositores: Sant'Anna, Nei Melodia, Ademir e Ney do Cavaco

Neto e Mona [37]
1998 6º lugar Especial Samba da garoa

Compositores: Nei Melodia, Ademir, Ney do Cavaco, Xavier e Carlão Maneiro

Neto e Mona [38]
1999 6º lugar Especial A "Divina Comédia" de um folião

Compositores: Pezão, Ademir, Xavier e Nei Melodia

Raul Diniz [39]
2000 3º lugar Especial Yes, nós temos mais que banana

Compositores: Serginho, Rudney, Renatinho, Fofão, Paulinho Chiclete e Toninho 44

Raul Diniz [40]
2001 Vice-campeã Especial Quem plantou o palco, hoje é o espetáculo

Compositores: Xavier, Nei Melodia, Dom Marcos, Deolindo, Zé da União e Joãozinho S.A.

Raul Diniz [41]
2002 3º lugar Especial O pão nosso de cada dia

Compositores: Marcelo Dias, Gudi, Junior, Silas Augusto, Ricardinho e Baqueta

Raul Diniz [42]
2003 6º lugar Especial No circuito das frutas - Tô de bem com a vida

Compositores: Marcelo Dias, Gudi, Junior, Silas Augusto, Ricardinho e Baqueta

Raul Diniz [43]
2004 5° lugar Especial Dos Campos de Piratininga à grande metrópole, a história da São Paulo em Monumentos

Compositores: Ney Melodia, Xavier, Cris Vianna e Joãozinho S.A.

Fábio Borges [44]
2005 7º lugar Especial Mar de Rosas
Compositores: Emerson de Paula, Osmar Costa, Dema de Deus.
Fábio Borges
2006 5º lugar Especial A Diáspora africana. Um crime contra a Raça Humana
Compositores: Marcelo Dias, Silas Augusto, Marcio Bueno, Ricardinho, Baqueta.
Fábio Borges
2007 6º lugar Especial Tellus Matter. O cio da Terra
Compositores: Marcelo Dias, Silas Augusto, Marcio Bueno, Ricardinho e Baqueta.
Fábio Borges
2008 4° lugar Especial Rosaessência, o eterno aroma
Compositores: Marquinhos Bolt, João Osasco, Edvaldo, Marcelo Casa Nossa.
Jorge Freitas [45]
2009 3º lugar Especial Bem-vindos à fábrica dos sonhos
Compositores: Marquinho Sorriso, Mauricio Paiva, Armênio Poesia, Aquiles da Vila, Chanel e Fredy Viana.
Jorge Freitas [46]
2010 Campeã Especial Cacau: um grão precioso que virou chocolate, e sem dúvida se transformou no melhor presente
Compositores: Armênio da Vila, Aquiles Poesia, Chanel, Maurício Paiva, Marquinhos Boldrini e Freddy Viana.
Jorge Freitas [47]
2011 8º lugar Especial Abra-te Sesamo: a senha da sorte!
Compositores: Armênio Poesia, Aquiles da Vila, Chanel, Maurício Paiva, Marquinhos Boldrini, Wagner Rodrigues e União.
Jorge Freitas [48]
2012 Vice-campeã Especial Hungria, o Reino dos Justus
Compositores: Léo do Cavaco, Rogério Morgado, Leonardo Lima, Eric Lisboa, Luciano Godoi e Cleverson Japa.
Jorge Freitas [49]
2013 Vice-campeã Especial Os condutores da alegria numa fantástica viagem aos Reinos da Folia
Compositores: Armênio Poesia, Diego Poesia, Kadu, Wagner Rodrigues, Fredy Vianna e Cg.
Jorge Freitas [50]
2014 Vice-campeã Especial Inesquecível
Compositores: Dr. João, Daniel Osmak, Thiago, Luccas, Luisão e Gabriel Lima.
Jorge Freitas [51]
2015 3º lugar Especial Depois da tempestade... o encanto!
Compositores: Armênio Poesia, Diego Poesia, Kadu, Leandro Oliveira, Wellington da Padaria e Xandinho Nocera.
Jorge Freitas [52]
2016 11° lugar Especial Arte à flor da pele. A minha história vai marcar você
Compositores: Wellington da Padaria, Marcus Boldrini, Vaguinho, Fabiano Sorriso, Márcio André Filho, Rapha SP, Guiga Oliveira e Bolt Mascarenhas.
André Cezari [53][54][55]
2017 5° lugar Especial Convivium. Sente-se à mesa e saboreie
Compositores: Aquiles da Vila, Guiga Oliveira, Fabiano Sorriso, JC Castilho, Marcus Boldrini, Salgado Luz, Vaguinho e Rapha SP
André Machado [56][57]
2018 8° lugar Especial Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro
Compositores: Aquiles da Vila, Guiga Oliveira, Fabiano Sorriso, JC Castilho, Marcus Boldrini, Salgado Luz, Rafa Crepaldi, Rapha SP e Vaguinho
André Machado [58]
2019 3° lugar Especial Viva Hayastan!
Compositores: Didi Pinheiro, Rafael Pínah, Vinicius, Marcinho JK, Fernando de Paula e Bolt Mascarenhas
André Machado [59]
2020 7º lugar Especial Tempos Modernos

Compositores: Rapha SP, Aquiles da Vila, Vaguinho, Fabiano Sorriso, Rafa Crepaldi, Salgado Luz, JC Castilho, Guiga Oliveira, Leandro Flecha e Marcus Boldrini

André Machado [60] [22]
2021 Inicialmente adiados para o mês de julho, os desfiles do Carnaval 2021 foram cancelados devido a pandemia de Covid-19. [61]
2022 9º lugar Especial Sanitatem

Compositores: Godoi, Luciano Godoi, Diego Nicolau, André Ricardo, Marcelo Adnet, Douglas Chocolate, Jacopetti, Cacá Mascarenhas, Liso, Antonio Júnior, Hudson Luiz e Andréia Araújo.

Paulo Menezes [62][63]
2023 12º lugar Especial Kindala! Que o amanhã não seja só um ontem com um novo nome

Compositores: Arlindo Cruz, Fabiano Sorriso, Pedrinho Sem Braço, Paulinho Sampagode e Osmar Costa.

Paulo Menezes [64]
2024 11º lugar Especial Ibira 70

Compositores: Marcus Boldrini, Rapha SP e Vaguinho

Paulo Menezes [65]
2025 Especial Fábio Ricardo [66]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rosas de Ouro

Notas

  1. Empatada com a Camisa Verde e Branco

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos da Sociedade Rosas de Ouro
Divisão Total Ano
Grupo Especial 7 1983, 1984, 1990, 1991, 1992, 1994, 2010
Grupo de Acesso 1 1974
Grupo 1 - UESP 1 1973

Referências

  1. «Rosas de Ouro homenageia seu eterno presidente Eduardo Basílio». SRzd. 21 de maio de 2021. Consultado em 12 de julho de 2021 
  2. a b «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 23 de janeiro de 2021 
  3. a b FolhaOnLine. «Globo faz Rosas de Ouro mexer em samba-enredo». 19 de janeiro de 2010. Consultado em 11 de julho de 2016 
  4. «Resultados do Carnaval de São Paulo em 2012». Wikipédia, a enciclopédia livre. 24 de setembro de 2020. Consultado em 27 de fevereiro de 2021 
  5. «Carnaval 2014 - Desfile de São Paulo - Liveblog - Ao vivo - cotidiano - Folha de S.Paulo». aovivo.folha.uol.com.br. Consultado em 23 de janeiro de 2021 
  6. EGO, Thaís Sant'Anna Do; Paulo, em São. «Presidente da Rosas de Ouro se casa no sambódromo de São Paulo». Ego. Consultado em 12 de julho de 2021 
  7. Rosas de Ouro 2019 - Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, consultado em 17 de maio de 2021 
  8. «Rosas de Ouro fará desfile sobre quarta revolução industrial com chips nas fantasias e realidade aumentada em 3D» 
  9. «Rosas de Ouro anuncia saída do carnavalesco André Machado». 9 de março de 2020 
  10. «Paulo Menezes é o novo carnavalesco da Rosas de Ouro». 12 de março de 2020 
  11. Samba, Folia Do. «Leia a sinopse do enredo "Sanitatem" da Rosas de Ouro». FOLIA DO SAMBA. Consultado em 27 de fevereiro de 2021 
  12. Sampaio, Lucas (26 de abril de 2022). «Rosas de Ouro faz público entender que o samba também tem o dom de curar e surpreende com 'Bolsonaro Jacaré'». Carnavalesco. Consultado em 1 de maio de 2022 
  13. «Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Águia de Ouro são destaques do 2º dia do Grupo Especial do carnaval de São Paulo». G1. Consultado em 1 de maio de 2022 
  14. «Rosas de Ouro escolhe Parque Ibirapuera como enredo e volta a exaltar SP após vinte anos». SRZD. Consultado em 4 de junho de 2023 
  15. Diário MS. «Conheça um pouco mais sobre a Escola de Samba Rosas de Ouro». 1 de fevereiro de 2012. Consultado em 11 de julho de 2016 
  16. a b Samba, Rota do. «Intérprete Darlan Alves deixa a Rosas de Ouro após 12 anos». Consultado em 27 de fevereiro de 2021 
  17. Clipe, BG (7 de maio de 2016). «Apresentação Royce do Cavaco - Intérprete Oficial da Rosas de Ouro». BG Clipe. Consultado em 27 de fevereiro de 2021 
  18. Clipe, BG (4 de junho de 2023). «Agora é Brasilândia! Carlos Júnior canta pela primeira vez com a comunidade da Rosas de Ouro: 'Precisava desse calor humano'». Carnavalesco. Consultado em 4 de junho de 2023 
  19. Jovem Pan. «Ficha Técnica: Rosas de Ouro». 26 de janeiro de 2015. Consultado em 11 de julho de 2016 
  20. a b c SRZD. «O reencontro do sabiá com a rosa...». 7 de maio de 2016. Consultado em 11 de julho de 2016 
  21. «Sociedade Rosas de Ouro». www.sociedaderosasdeouro.com.br. Consultado em 29 de janeiro de 2020 
  22. a b c d «Liga SP». www.ligasp.com.br. Consultado em 29 de janeiro de 2020 
  23. UOL Carnaval. «Da Polinésia à América do Sul, Rosas de Ouro apresenta festas folclóricas no Anhembi». 9 de fevereiro de 2013. Consultado em 11 de julho de 2016 
  24. UOL Carnaval. «Coreógrafa da Rosas treina sedentários para compor a comissão de frente». 4 de fevereiro de 2015. Consultado em 11 de julho de 2016 
  25. a b Sasp. «Semana De Novidades Na Rosas De Ouro». 23 de junho de 2018. Consultado em 24 de junho de 2018 
  26. G1 Globo. «Rosas de Ouro conta que viver é 'inesquecível' em desfile no Anhembi». 20 de fevereiro de 2014. Consultado em 11 de julho de 2016 
  27. «'Os Guardiões': Rosas de Ouro». SRzd. 23 de fevereiro de 2017. Consultado em 23 de janeiro de 2019 
  28. UOL Notícias. «Rosas de Ouro encerra seu desfile no Carnaval de São Paulo». 5 de fevereiro de 2005. Consultado em 11 de julho de 2016 
  29. UOL Carnaval. «Ellen Roche, rainha da bateria da escola de samba Rosas de Ouro, desfila na madrugada deste sábado (14), no Anhembi». 14 de fevereiro de 2015. Consultado em 11 de julho de 2016 
  30. a b Eduardo Graboski, para Famosando. «Ana Beatriz Godoi vai substituir Ellen Rocche na bateria da Rosas de Ouro». Consultado em 16 de outubro de 2019 
  31. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  32. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 13 de dezembro de 2021 
  33. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 13 de dezembro de 2021 
  34. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  35. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  36. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  37. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  38. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  39. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  40. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  41. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  42. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  43. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  44. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  45. «Carnaval 2008 - Rosas de Ouro - Ficha técnica - Terra - Escolas». carnaval2008.terra.com.br. Consultado em 23 de janeiro de 2021 
  46. «Carnaval 2009 - Rosas de Ouro homenageou carnaval de São Paulo». CBN. Consultado em 23 de janeiro de 2021 
  47. SASP. «Letrado Samba: S.Rosas de Ouro - Carnaval 2010». Consultado em 11 de julho de 2016 
  48. «Carnaval 2011: Rosas de Ouro desfila para manter título - Geral». Estadão. Consultado em 23 de janeiro de 2021 
  49. «Carnaval 2012: Rosas de Ouro narra saga da Hungria». VEJA. Consultado em 23 de janeiro de 2021 
  50. Semana, Redação Guia da. «Conheça o samba-enredo da Rosas de Ouro para 2013». Guia da Semana. Consultado em 23 de janeiro de 2021 
  51. «Rosas de Ouro». CBN. Consultado em 23 de janeiro de 2021 
  52. SRZD. «Carnavalesco Jorge Freitas renova contrato com a Rosas de Ouro». 25 de março de 2014. Consultado em 11 de julho de 2016 
  53. SRZD. «Conheça o novo carnavalesco da Rosas». 10 de abril de 2015. Consultado em 11 de julho de 2016 
  54. SRZD. «'A arte à flor da pele': Rosas de Ouro anuncia enredo para 2016». 2 de maio de 2015. Consultado em 11 de julho de 2016 
  55. SRZD. «Ao SRZD, Darlan fala sobre sua saída da Rosas de Ouro». 5 de abril de 2016. Consultado em 11 de julho de 2016 
  56. SASP. «André Machado é o novo carnavalesco da Rosas de Ouro». 26 de fevereiro de 2016. Consultado em 11 de julho de 2016 
  57. SRZD. «Saboreie! Rosas de Ouro apresenta enredo 2017». 9 de julho de 2016. Consultado em 11 de julho de 2016 
  58. Amantes do Carnaval de São Paulo (1 de julho de 2017). «'Pelas estradas da vida': conheça o enredo 2018 da Rosas». 03h02 
  59. G1 (11 de junho de 2018). «Rosas de Ouro fará homenagem ao povo armênio no desfile de carnaval de 2019» 
  60. SRZd (13 de julho de 2019). «Rosas de Ouro levará 'Tempos Modernos' para o Anhembi no Carnaval de 2020» 
  61. Santiago, Tatiana (12 de fevereiro de 2021). «Após adiar carnaval em 2021, Prefeitura de SP anuncia cancelamento da festa neste ano». G1. Consultado em 28 de abril de 2021 
  62. «Em meio a pandemia, Rosas de Ouro lança enredo sobre cura» 
  63. «Mancha Verde é bicampeã do carnaval de SP». G1. Consultado em 26 de abril de 2022 
  64. «Central do Carnaval 2023». SASP. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  65. «Central do Carnaval 2024». SASP. Consultado em 11 de fevereiro de 2024 
  66. master_ligasp (21 de fevereiro de 2024). «Fábio Ricardo é novo Carnavalesco da Rosas de Ouro». Liga-SP. Consultado em 22 de fevereiro de 2024