Marcelo Adnet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Marcelo Adnet
Marcelo no Festival Internacional de Televisão em 2008.
Nome completo Marcelo França Adnet
Nascimento 5 de setembro de 1981 (32 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Ocupação Ator, jornalista, humorista, VJ, músico
Cônjuge Dani Calabresa (2010 - atualmente)
IMDb: (inglês)

Marcelo França Adnet (Rio de Janeiro, 5 de setembro de 1981) é um ator, ex-VJ, músico, humorista, apresentador, e jornalista brasileiro. Após participações curtas em séries de TV, comerciais e filmes, Marcelo tornou-se conhecido nacionalmente através do programa 15 Minutos da MTV Brasil, onde divagava sobre diversos assuntos e fazia improvisos e imitações, e atualmente faz parte do casting da Rede Globo, onde interpretou Paladino, o protagonista da série O Dentista Mascarado, de Fernanda Young e Alexandre Machado.[1] Foi considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.[2] Desde 2010, é casado com a comediante Daniella Giusti, a Dani Calabresa.[3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Marcelo nasceu no Rio de Janeiro, filho de Regina Cocchiarale (ex-modelo e figurinista) e de Francisco Adnet (cantor, instrumentalista e arranjador), sobrinho de Mario Adnet (cantor, instrumentalista e arranjador), Maucha Adnet (cantora), Muiza Adnet (cantora)[4] , tem uma irmã mais nova, Luiza, que desempenha papéis de atriz além de ser bailarina clássica, e é sobrinho de Fernando Cocchiarale (curador, professor e crítico de artes). Cresceu no bairro de Humaitá, na Zona Sul do Rio. A maior parte de sua família é envolvida com a arte; seu pai compunha jingles publicitários, sua avó Thereza França era professora de artes, e seu avô Waldemar Cocchiarale, desenhista e caricaturista. Marcelo cresceu tendo seu lado artístico estimulado, era sempre elogiado pelas suas imitações de apresentadores de TV, políticos e radialistas.

Sua carreira artística e humorística começou ainda na faculdade de Comunicação na PUC-Rio, quando um amigo e colega de curso, Fernando Caruso, o convidou para fazer uma peça de improviso, a Z.É. Zenas Emprovisadas, que na época procurava um quarto elemento. Além de Caruso, a peça conta até hoje com Rafael Queiroga e Gregório Duvivier, estreou em 2003, tornando os atores conhecidos no estado do Rio de Janeiro. Tradicionalmente fica em cartaz dois meses por semestre no Rio de Janeiro, atualmente a peça está viajando pelo Brasil. No caso de Adnet, a peça rendeu pontas em programas humorísticos da Rede Globo, como Toma Lá Dá Cá e A Grande Família, além de comerciais da Volkswagen, Oi e do Itaú, o papel do advogado Júnior no seriado Mandrake, do canal pago HBO e gravar alguns episódios do Cilada, do Multishow, como o paulista Pedro Paulo.

Marcelo interpretou Tavico no filme Podecrer!, de Arthur Fontes, divulgando-o no Rockgol da MTV, que se interessou pelo mesmo e o contratou para comandar o humorístico 15 Minutos, programa em que ele dá suas opiniões sobre assuntos diversos, imitando famosos e fazendo paródias musicais. O programa foi o maior sucesso de crítica e audiência no ano de 2008, conseguindo índices de audiência impressionantes para o canal. O formato curto e rápido do seu programa serviu de inspiração para que a MTV criasse mais nove programas com a mesma duração. Em abril de 2010 estreou uma coluna, que sai aos sábados, no caderno de esportes do jornal O Globo. No mesmo ano, em 15 de maio, casou-se com sua colega de trabalho, a humorista e apresentadora Daniella Giusti, a Dani Calabresa. No teatro, além da Z.É. Zenas Emprovisadas, está em cartaz com o Comédia Ao Vivo com Dani Calabresa, Fabio Rabin e Luiz França no elenco fixo.

Em 28 de janeiro de 2013, após 5 anos na MTV, o humorista deixa a emissora e assina contrato com a Rede Globo, onde protagonizou a série O Dentista Mascarado. A história gira em torno de um dentista que ao dia cuida das cáries, e a noite cuida dos crimes. A produção tem um roteiro de Alexandre Machado e Fernanda Young.[5]

Em 22 de novembro de 2013, deixou suas marcas na Calçada da Fama do Vídeo Show.

Além do português, Marcelo fala papiamento e já estudou servo-croata[6] e russo quando pequeno.[7]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Marcelo Adnet

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]