Tom Maior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tom Maior
Fundação 14 de fevereiro de 1973 (51 anos)
Escola-madrinha Camisa Verde e Branco[1]
Cores
Símbolo Pauta Musical envolvida por uma Rosa dos Ventos, estilizando os 4 cantos da cidade cantando em Tom Maior
Localidade Sumaré
Presidente Carlos Alberto Dias Alves
Presidente de honra Marko Antônio da Silva (in memoriam)
Intérprete oficial Gilsinho
Mestre de bateria Mestre Carlão
Desfile de 2024
Enredo Aysú – uma história de amor

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Tom Maior é uma escola de samba da cidade de São Paulo. Seu nome foi inspirado nos versos da música de Martinho da Vila: “Vai ter de amar a liberdade, só vai cantar em Tom Maior, vai ter a felicidade de ver um Brasil melhor...

Tem como cores o vermelho, o amarelo e o branco,[2] embora haja predomínio das duas primeiras.

Sua comunidade de origem é o bairro do Sumaré, porém durante muitos anos vem frequentemente mudando de endereço, tendo sido sediada em diversos bairros. Atualmente, sua sede está na Fábrica do Samba, e sua quadra, no Bairro do Limão.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Na reunião de fundação, criada e idealizada por Hélio Bagunça, que foi o primeiro presidente da escola, juntamente com sambistas tradicionais da Camisa Verde e Branco, havia pessoas com diferentes idades, origens e experiências de vida, havia também universitários da USP que na época frequentavam o São Paulo Chique, que era uns dos maiores eventos culturais dos anos 70.

Em 1974, a escola colocou na avenida o seu primeiro Carnaval, sendo vice-campeã do Grupo 3 (atual Grupo 1 da UESP), fato que a promoveu para o Grupo 2 (atual Acesso). Manteve-se em 1975 e foi vice-campeã do Grupo 2 (atual Grupo de Acesso) em 1976, chegando ao Grupo 1 (Hoje Especial) pela primeira vez em 1977, ficando em 9º lugar.

Não se firmou muito tempo no Grupo Especial, voltando ao Grupo 2 (Acesso) em 1979 e em 1982 chegou a ser rebaixada para o Grupo 3 novamente, permanecendo até 1992. Só retornaria ao Grupo Especial em 1996, quando terminou em 8º lugar, mas em 1997, ao terminar na 9ª colocação entre 10 escolas, acabou rebaixada novamente, porém com um belíssimo desfile e numa classificação muito discordada pelo mundo do samba.

Em 1999 a escola alugou uma quadra no Sumaré, em plena Av. Dr. Arnaldo, permanecendo nos carnavais de 2000 e 2001. Embora até hoje constantemente se afirme como pertencente ao Sumaré, em sua trajetória migrou para diversos endereços. No carnaval de 2000, a Tom Maior teve uma nova passagem pela divisão principal, porém terminou em 13º lugar entre 14 escolas, caindo outra vez, por apenas meio ponto, assim como em 1997.

A escola nunca teve quadra própria, ensaiando pelas ruas do bairro onde funcionava sua sede provisória. Sua primeira sede ficava na Oscar Freire, onde hoje está localizada a Estação Sumaré do Metrô. Depois rodou por diversos bairros da região, como Vila Madalena, Cerqueira César, e até Campo Limpo em 77 e 78, chegando a voltar ao Sumaré em 1979. Nas ruas Cristiano Viana, Oscar Freire, Galeno de Almeida, Amália de Noronha, Alves Guimarães, João Moura e adjacências, durante muitos anos, se realizavam os ensaios de Carnaval.

Em 2004, foi vice-campeã do Grupo de Acesso, voltando ao especial em 2005 com um enredo sobre o meio ambiente. Mais uma vez mudava seu endereço, mas apenas do número 50 para o número 263 da mesma rua Eugênio de Medeiros, em Pinheiros. Espaço amplo e muito bem projetado, ajudou a preparação de um grande desfile. Manteve-se no Grupo Especial para o ano seguinte, quando fez uma homenagem ao cantor Frank Aguiar, bem como a seu Estado-natal, o Piauí o que concedeu a escola 6 prêmios especiais do Jornal Diário de São Paulo, considerado o estandarte do carnaval. Em 2007 a escola surpreendeu com um enredo sobre o movimento trabalhista no mundo, com alegorias altas e um samba politizado, conseguindo uma expressiva 8ª colocação entre 14 escolas.

Já no Carnaval 2008 surpreendeu no Anhembi, com o enredo "Glória Paulista - São Paulo na Vanguarda da Economia Brasileira" a escola conseguiu sua melhor colocação entre a elite do carnaval paulista, alcançando um expressivo 5° lugar. Com um belo samba, fantasias e carros alegóricos criativos que chamaram atenção do público.

Participação no desfile das campeãs de São Paulo, porém junto desta conquista inédita, mais uma vez a escola precisou deixar sua quadra, pois o proprietário vendeu o imóvel para uma construtora, o que levou a escola a ensaiar no bairro da Barra Funda.

No carnaval 2009, com um enredo sobre Angola e Martinho da Vila, denominado Uma nova Angola se abre para o mundo! em nome da paz, Martinho da Vila canta a liberdade!!, a escola fez um excepcional desfile, porém ficou na 11º colocação após critérios duvidosos e notas injustas dos jurados.

No carnaval 2010, escolheu como enredo os 50 anos de Brasília, enredo escolhido por diversas outras escolas, de outras cidades, no mesmo ano, como Beija-Flor, MUG, e Presidente Vargas. Roberto Szaniecki foi contratado para ser o carnavalesco,[3] e trouxe mudanças nas cores apresentadas no desfile, com predomínio de dourado e prateado, além de alegorias grandes, que só foram terminadas no sambódromo. Com muitos problemas na concentração e nas alegorias, a escola obteve a 12ª colocação.

No carnaval de 2011, apresentou novamente um enredo falando sobre uma cidade, desta vez, São Bernardo do Campo, retratada pelo carnavalesco Chico Spinosa. A escola homenageou em seu enredo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia sido citado no enredo de 2007, mas dessas vez foi citado mais explicitamente, havendo inclusive no desfile a "ala Lula". Houve convite formal para a participação de Lula no carnaval,[4] no entanto o ex-governante disse que assistiria pela televisão apenas.

Em maio do mesmo ano, a Tom Maior perdeu seu presidente: Marko Antônio da Silva, de 44 anos, e que comandava a escola há 27, faleceu, vítima de leucemia.[5] Em seu lugar, na diretoria, assumiu sua irmã, Luciana Silva

Em 2012, a Tom Maior trouxe o enredo "Paz na Terra e aos homens de boa vontade". A escola além de levar para a avenida mensagens de paz, homenageou o presidente Marko Antônio da Silva num desfile emocionante. Valeu-lhe o 7º lugar.

Em 2013, a escola abordou um tema inusitado sobre a história do preservativo ainda visto como um tabu: "Parque dos Desejos, o seu passaporte para o prazer". Com patrocínio de uma empresa de preservativo a escola fez um desfile quente, no qual terminou na 12ª colocação.

Em 2014, a escola apresentou o enredo em comemoração ao centenário da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, teve problema no carro abre-alas, que foi solucionado com o auxílio de duas empilhadeiras na parte dianteira da alegoria para seguir seu desfile, mas com um desfile surpreendente conseguiu o 7° lugar na frende de escolas como Gaviões e Vai-Vai.

Em 2015, a escola levou o enredo "Adrenalina" para a avenida, tendo como experiência a adrenalina da superação do imprevisto do desfile de 2014, quando o carro abre-alas da escola quebrou e foi conduzido por duas empilhadeiras até o fim do desfile. Fez um desfile sobre as situações de tensão, pânico e emoção que fazem o coração bater mais acelerado e explodir. Mesmo trazendo um enredo instigante, a escola não empolgou e com algumas falhas acabou ficando em 14º lugar, sendo rebaixada para o Grupo de Acesso.[6] Em 2016, com uma homenagem ao cantor Milton Nascimento a Tom fez um belo desfile e obteve o vice-campeonato do Acesso, garantindo o seu retorno ao Grupo Especial.

No seu retorno ao especial em 2017 a escola optou por mais uma vez homenagear um grande nome da MPB, dessa vez a escolhida foi a cantora Elba Ramalho, o desfile apresentou referências aos gêneros musicais que fazem parte da carreira da cantora, prestou homenagens a Luiz Gonzaga, ao Padre Cícero, ao bumba meu boi e a cavalhada. Após 13 anos a frente do carro de som, o intérprete René Sobral deixou a escola e em seu lugar foi contratado Bruno Ribas, neste ano a escola ocupou uma posição muito abaixo do esperado, devido a problemas no andamento da escola e em algumas alegorias, acabou a apuração em 12º lugar.

Em 2018 contou a história de duas Leopoldinas na avenida, a Imperatriz Maria Leopoldina de Áustria e a escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense. Mostrou as origens austríacas da imperatriz, até sua participação decisiva em momentos históricos como a declaração de Independência, relembrou os desfiles mais marcantes da escola carioca. Alguns meses antes do desfile aconteceu um fato inusitado a escola dispensou o então carnavalesco Cebola e para o seu lugar trouxe André Marins. Nesse ano a Tom Maior consegue sua melhor colocação na história o 4º lugar, empatada com a campeã Acadêmicos do Tatuapé, perdendo apenas no critério desempate.

Pra 2019 decide manter o carnavalesco André Marins que fez um belo desfile em seu primeiro trabalho na escola, anunciou o enredo "Penso. Logo existo. As interrogações do nosso imaginário na busco do inimaginável" o tema navega pelos principais questionamentos do homem através da curiosidade e sede de conhecimento. Ficou com um contestado 12º lugar, não representando o que foi visto na avenida, já que a escola realizou um trabalho empolgante e grandioso, mantendo o nível do ano anterior.

Em 2020, a Tom Maior manteve André Marins como carnavalesco, que desenvolveu o tema "É coisa de preto", visando falar da miscigenação no Brasil, combate ao racismo e a importância dos negros para a construção do país. [7] Fez um bonito desfile, mas menos empolgante do que nos anos anteriores, com um conjunto alegórico inferior ao de 2018, por exemplo, quando a escola conquistou sua melhor colocação no grupo especial, um festejado 4º lugar. Na apuração, porém, a escola foi pontuada de forma dura e desnecessária, ficando apenas com um apático 8º lugar. Uma semana depois do desfile, André Marins pediu demissão da escola e deixou em aberto o cargo de carnavalesco da mesma. [8] Porém, não demorou muito para que a Tom Maior encontrasse um novo artista para desenvolver o carnaval de 2021 ao anunciar a contratação de Flávio Campello, campeão em 2017 com a Acadêmicos do Tatuapé.[9]

Com os desfiles sendo realizados em abril de 2022 por conta da pandemia de coronavírus, a Tom Maior tinha como enredo o "Pequeno Príncipe do Sertão", realizado por Flávio Campello, contratado ainda em 2020. A escola realizou um belo trabalho, com alegorias e fantasias de fácil entendimento e com um samba-enredo chiclete e pegajoso.[10] Como resultado, repetiu sua melhor colocação no carnaval paulistano, um 4º lugar, tal como em 2018 e, mais uma vez, empatada com a campeã Mancha Verde.[11]

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Hélio Romão de Paula 1973 - 1975
José Lemos 1975 - 1978
Marko Antônio da Silva 1978 – novembro de 2011 [5]
Luciana Silva 2011 – 2022 [12][13]
Carlos Alves 2022 - atualidade

Presidente de Honra[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Marko Antônio da Silva (in memoriam) 2011-atualidade

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

Carnavais Intérprete oficial
1977 Vicente Bandeira
1978 Arnaldo Nunes
1989-1990 Douglinhas
1991-1992 Jadyr e Paulinho Senna
1993-1999 Jadyr e Maradona
2000 Jadyr, Maradona e Rixxah
2001 Carlinhos de Pilares
2002 Freddy Vianna e Carlos Júnior
2003 Darlan Alves
2004 Darlan Alves e René Sobral
2005 René Sobral
2006 René Sobral e Royce do Cavaco
2007-2010 René Sobral
2011 René Sobral e Maradona
2012-2016 René Sobral
2017-2020 Bruno Ribas
2022- Gilsinho

Diretores[editar | editar código-fonte]

Período Diretor de Carnaval Diretor Geral de Harmonia Mestre de bateria Ref.
2012 Marcus Campos João Loyo, Sara Manuela e Zulu Carlão
2013 João Loyo
2014 Marcus Campos e Rômulo Ramos Gabriel Ferreira e Yves Alexeiv
2015 Rômulo Ramos [6][14]
2016-2017 Cebola [6]
2018 Comissão de Carnaval
2019 Jura, Judson Salles e Yves Alexeiv Gabriel Ferreira
2020-2022 Judson Salles Yves Alexeiv
2023 Gerson Silvestrone e Bruno Freitas

Coreógrafos[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2012-2016 Alex Morenno [6][14]
2017-2019 Robson Bernardino [13]
2020-2020 Alex D'arc
2021-2024 André Almeida
2025 Yaskara Manzini

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
1994-2003 Jairo Pereira e Simone Gomes
2007-2022 Jairo Pereira e Simone Gomes [15]
2023-atual Ruhanan Pontes e Ana Paula Sgarb

Corte de Bateria[editar | editar código-fonte]

Período Rainha de Bateria Madrinha de Bateria Musa da Bateria Ref
19992003 Andréia Gomes
20042011 Adriana Bombom
20122014 Tânia Oliveira Pâmella Gomes [16]
20152016 Pâmella Gomes Andréia Gomes Fabiana Teixeira [17]
2017 – atual [13]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Tom Maior
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Ref.
1974 Vice-campeã 1-UESP Sonho de um Poeta - Chão de Estrelas
Compositores: Ideval, Zelão e Miro.
Maria Elisa e Marcos
1975 3º lugar Acesso Pirulito que Bate-Bate na Cabeça de um Sonhador Maria Elisa e Marcos
1976 Vice-campeã Acesso A Feira
Compositor: Jacob da Carolina.
Criação Coletiva do Grupo Tom Maior
1977 9º lugar Especial Cordões e Gafieiras (homenagem a Pato N'Água) Marcos dos Santos
1978 11º lugar Especial Um Dia na Praça
Compositores: Fernando da Cuíca e Álvaro.
Marcos dos Santos
1979 4º lugar Acesso A Lavagem do Bonfim a Maior Festa Baiana Wilson Ribeiro
1980 6º lugar Acesso Brasil: Sua moda, seu costume em quatro séculos
Compositor: Claudinho Cajú.
Celsinho
1981 6º lugar Acesso No País do Carnaval, um Carnaval de Fantasias
Compositores: Claudinho Cajú e Lídio.
Roberto Guerreiro
1982 9º lugar Acesso Titulares do Ritmo - 30 Anos de União
Compositores: Claudinho Cajú e Lídio.
Cao e Lorena
1983 3º lugar 1-UESP Salve o Rei do Carnaval da Bahia
Compositores: Ideval e Talismã.
Raul Diniz
1984 4º lugar 1-UESP A Festa do Tropeiro em Sorocaba
Compositores: Black, Nelson Dalla Rosa e Pery.
Marcos dos Santos
1985 5º lugar 1-UESP Abram Alas à Chiquinha Gonzaga
Compositor: Nadão.
Marco Antônio da Silva
1986 5º lugar 1-UESP Esta Noite Sonhamos
Compositores: Black e Celso.
José Maria Zolesi
1987 3º lugar 1-UESP De Sambista e de Louco Todo Mundo Tem um Pouco
Compositor: Wilson Mancha.
Nelson Dalla Rosa
1988 6º lugar 1-UESP BalBrasil - O ágio da cachaça
Compositores: Zelão, Carlinhos, Walmir e Carica.
José Maria Zolesi e Marco Antônio da Silva
1989 4º lugar 1-UESP Em Busca da Fonte da Juventude
Compositores: Carlinhos, Quinzinho, Douglinhas, Juquinha e Silvinho.
Marco Antônio da Silva
1990 6º lugar 1-UESP Magia da Vila
Compositores: Grupo Folha Seca.
José Maria Zolesi e Beto Silveira
1991 4º lugar 1-UESP Luz... A sedução do olhar
Compositor: Cajú.
José Maria Zolesi e Beto Silveira
1992 Campeã 1-UESP Caixa de Surpresas!
Compositores: Claudinho Cajú, Zé Mejias e Plininho.
José Maria Zolesi
1993 7º lugar Acesso Meio-Dia, Barriga Vazia
Compositores: Maradona, Oberdan, Bará, Cajú, Andó e Paulinho Senna.
José Maria Zolesi
1994 5º lugar Acesso Trânsito: Sinal de alerta!
Compositores: Carlinhos, Valmir e Paulinho do Cavaco.
José Maria Zolesi
1995 Campeã Acesso Made in China - O papel do papel
Compositores: Ideval Anselmo, Walmir, Washington, Carlinhos e Marcelo Viohl.
José Maria Zolesi
1996 8º lugar Especial A vida por um fio
Compositores: Ideval Anselmo, Washington e Gafanhoto.
José Maria Zolesi
1997 9º lugar Especial O céu é o limite no caminho das estrelas...
Compositores: Ideval Anselmo, Carlinhos e Gafanhoto.
José Maria Zolesi
1998 5º lugar Acesso Sem medo de ser feliz
Compositores:Darlan Alves, Oberdan, Bará, Mingau, Biriba e Cris Vianna.
José Maria Zolesi
1999 Campeã Acesso Nosso jardim de cada dia
Compositores: Ideval e Pindaia.
José Maria Zolesi
2000 10º lugar Especial Brasil... Amor à primeira vista!
Compositores: Didi e Maradona.
Cebola [18]
2001 5º lugar Acesso Quem teve um rei, jamais perde a majestade - Santos
Compositores: Armênio Poesia, Diego Poesia, Freddy Vianna e Kadu.
Comissão de Carnaval
2002 5º lugar Acesso Automóvel, a máquina do tempo
Compositores: Darlan Alves, Maradona, Turko, Didi, Armênio Poesia, Diego Poesia e Kadu.
Eduardo Caetano e Jadir
2003 4º lugar Acesso Uma História Sem Fim... Pois o Mundo Não Se Acabou
Compositores: Darlan Alves, Bará, Fabinho LS e Oberdan.
Eduardo Caetano
2004 Vice-campeã Acesso Deus Ajuda Quem Cedo Madruga Nesta Cidade que Nunca Para
Compositores: Darlan Alves, Bará, Fabinho, Marcelo Pires, Xandinho e Pena.
Comissão de Carnaval
2005 14º lugar Especial Sabendo usar... não vai faltar!
Compositores: Cléber Pagode, Chocolate, Willyans, Diney do Gueto, Darlan Alves, Bará, Oberdan, Cláudio Sbrigh, Marcelo Pires e Xandinho.
Augusto de Oliveira
2006 9º lugar Especial Em grandes sertões veredas, o elo perdido se achou... Piauí a terra do sol me encantou, com Frank Aguiar o rei do forró eu vou
Compositores: Bola, Oberdan, Bará, Césinha e Wellington.
Marco Aurélio Ruffin
2007 8º lugar Especial Com licença, eu vou à luta
Compositores: Maradona, Didi, Turko e Diego Poesia.
Marco Aurélio Ruffinn
2008 5º lugar Especial Glória Paulista - São Paulo na vanguarda da economia brasileira
Compositores: Maradona, Claudinei, Amós, Tinga, Ricardo Ailton.
Marco Aurélio Ruffinn
2009 11º lugar Especial Uma nova Angola se abre para o mundo! Em nome da paz, Martinho da Vila canta a liberdade!
Compositores: Maradona, Claudinei, Amós, Ferracini, Ricardo e Tinga.
Marco Aurélio Ruffinn
2010 12º lugar Especial Brasília, Do Sonho à Realidade... Uma Homenagem de São Paulo aos 50 Anos da Capital Coração do Brasil
Compositores: Maradona, Amós TK, Claudinei, Ricardo, Luis Tinga, Darlan, Vinicius, Bruno Tomageski e Vinicius Cruz.
Roberto Szaniecki
2011 9º lugar Especial Salve salve São Bernardo, pedaço do meu Brasil, terra mãe dos paulistas
Compositores: Chiquinho LS, César Ramos, Dico Tom 30, Ricardo e J. Osasco.
Chico Spinoza
2012 7° lugar Especial Paz na terra e aos homens de boa vontade
Compositores: Darlan Alves, Carlos Dorea, Vinicius Faria, Pedro Barnabé, André Nascimento, Bruno Tomageski, Tonn Queiroz, Marquinhos Godin e Emerson Bernardes.
Marco Aurélio Ruffinn
2013 12º lugar Especial Parque dos desejos - O seu passaporte para o prazer!
Compositores: Edmilson Silva, Serginho Ipiranga e Gonçalves.
Marco Aurélio Ruffinn
2014 7º lugar Especial Foz do Iguaçu, Destino do Mundo - Sinfonia das Águas em Tom Maior
Compositores: Maradona, Turko, Rafa do Cavaco, Celsinho Mody, Ricardo Neto e Igor Leal.
Mauro Quintaes
2015 14º lugar Especial Adrenalina
Compositores: André Ricardo, Biel, Carlos Dorea, Marquinhos, Douglas Chocolate, Xande Wenner, Rafa do Cavaco, Imperial, Tião, Lucas Donato, Gabriel Sorriso e Rafael Santos.
Mauro Quintaes [19][20]
2016 Vice-campeã Acesso Travessias de Milton Nascimento. Todo artista tem de ir aonde o povo está...
Compositores: Maradona, Turko, Paulinho Miranda, Ricardo Neto, Celsinho Mody e Léo Reis.
Cebola [6]
2017 12º lugar Especial Elba Ramalho canta em oração o folclore do Nordeste. Toque sanfoneiro: Forró, frevo e xaxado...
Compositores: Maradona, Turko, Ricardo Neto, Paulinho Miranda, Rafa do Cavaco, Celsinho Mody e Léo Reis.
Cebola [21][13]
2018 4º lugar Especial O Brasil de duas Imperatrizes: De Viena para o novo mundo, Carolina Josefa Leopoldina; De Ramos, Imperatriz Leopoldinense
Compositores: Turko, Maradona, Celsinho Mody, Rafa do Cavaco, Ricardo Mandú e Léo Reis.
André Marins [22][13]
2019 12° lugar Especial Penso... logo existo – As interrogações do nosso imaginário em busca do inimaginável
Compositores: Marcos Vinicius, Carlos Babu, Lucas Donato, Wellington Nascimento, Claudinei Pinheiro, Gabriel Santos, Fabiano Ambrósio, Carlos Santos, Paulo Miranda.
André Marins [23]
2020 8º lugar Especial ‘É coisa de preto’
Compositores: Gui Cruz, Rafael Falanga, Vitor Gabriel, Portuga, Imperial, Elias Aracati, Luciano Rosa, Reinaldo Marques, Marçal e Willian Tadeu.
André Marins [24]
2021 Inicialmente adiados para o mês de julho, os desfiles do Carnaval 2021 foram cancelados devido a pandemia de Covid-19. [25]
2022 4º lugar Especial O Pequeno Príncipe no sertão
Compositores: Jairo Roizen, Morganti, Sukata, Valêncio, Nelson Valentim, Tubino, Jadson Fraga, Luan, Alexandre Gordão, Beto Savanna, Claudinho, Meiners e Victor Alves.
Flávio Campello [9][26]
2023 6º lugar Especial Um culto às mães pretas ancestrais
Compositores: Gui Cruz, Turko, Portuga, Rafa do Cavaco, Vitor Gabriel, Fabio Souza, Imperial, Junior Fionda, Willian Tadeu e Anderson.
Flávio Campello [27][28]
2024 13º lugar Especial Aysú – uma história de amor Flávio Campello [29]
2025 Acesso Flávio Campello
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tom Maior

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos Tom Maior
Divisão Total Ano
Grupo de Acesso 2 1995 e 1999
Grupo 1-UESP 1 1992

Referências

  1. a b SASP. «Tom Maior/SASP» 
  2. Uol. «Tom Maior» 
  3. Eduardo, para o Alienado.net (18 de janeiro de 2010). «Samba enredo da Tom Maior no carnaval 2010». Consultado em 18 de janeiro de 2011 
  4. Entretenimento UOL (12 de janeiro de 2011). «Lula deve ser destaque da Tom Maior no Carnaval de SP». Consultado em 14 de janeiro de 2011 
  5. a b Julio Cesar de Barros (23 de maio de 2011). «Morre o presidente da Tom Maior». Consultado em 13 de julho de 2011 
  6. a b c d e SRZD (13 de maio de 2015). «Tom Maior mantém mestre de bateria e coreógrafo para disputa no Acesso». 00h00 
  7. «Tom Maior escolhe o tema 'É coisa de preto' como samba-enredo para o carnaval 2020» 
  8. «André Marins pede demissão e não é mais carnavalesco da Tom Maior». 29 de fevereiro de 2020 
  9. a b Lima, Gustavo (12 de março de 2020). «Tom Maior anuncia novo cantor e carnavalesco» 
  10. «Tom Maior encanta avenida com 'O Pequeno Príncipe' do Nordeste». www.uol.com.br. Consultado em 1 de maio de 2022 
  11. «Carnaval 2022: veja as notas da apuração em SP». G1. Consultado em 1 de maio de 2022 
  12. [1]
  13. a b c d e Site Oficial GRES Tom Maior. «Ficha Técnica 2017» 
  14. a b Jovem Pan (26 de janeiro de 2015). «Ficha Técnica: Tom Maior 2015». 02h00 
  15. «SASP - Sociedade Amantes do Samba Paulista/SP». www.carnavalpaulistano.com.br. Consultado em 24 de janeiro de 2019 
  16. SRZD (11 de agosto de 2011). «Confira as fotos da apresentação da corte de bateria da Tom Maior» 
  17. Caras (14 de fevereiro de 2015). «Musa da bateria, ex-BBB Fabiana Teixeira exibe o corpão na Tom Maior» 
  18. SASP. «Tom Maior 2000/SASP». Consultado em 17 de fevereiro de 2016. Cópia arquivada em 22 de março de 2016 
  19. SRZD-SP (26 de abril de 2014). «Tom Maior levará 'Adrenalina' para avenida em 2015». 21h58 
  20. O Carnaval de SP (27 de abril de 2014). «A Tom Maior em 2015 será pura Adrenalina!» 
  21. SASP (20 de abril de 2016). «Tom Maior trará homenagem ao nordeste através da cantora Elba Ramalho». 21h58 
  22. Amantes do carnaval (2 de outubro de 2017). «André Marins é o novo carnavalesco da Tom Maior». 19h29 
  23. G1 (16 de maio de 2018). «Tom Maior terá enredo sobre questionamentos do homem no carnaval de SP em 2019» 
  24. SRZd (13 de junho de 2019). «'É coisa de preto' é o enredo da Tom Maior para o Carnaval 2020» 
  25. Santiago, Tatiana (12 de fevereiro de 2021). «Após adiar carnaval em 2021, Prefeitura de SP anuncia cancelamento da festa neste ano». G1. Consultado em 28 de abril de 2021 
  26. «Tom Maior divulga seu enredo para o Carnaval 2021». 8 de abril de 2020 
  27. «Tom Maior tem enredo: 'Um culto às mães pretas ancestrais'». SRzd. 24 de junho de 2022. Consultado em 26 de junho de 2022 
  28. «Tom Maior define samba que fará culto às mães pretas ancestrais». SRzd. Consultado em 26 de agosto de 2022 
  29. Sampaio, Lucas (18 de maio de 2023). «Conheça o enredo da Tom Maior para o Carnaval 2024». Carnavalesco. Consultado em 21 de junho de 2023