Papa Gregório II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Gregório II
89º papa
Nascimento Roma, Itália,
669
Eleição 19 de Maio de 715
Fim do pontificado 11 de Fevereiro de 731 (62 anos)
Antecessor Constantino
Sucessor Gregório III
Listas dos papas: cronológica · alfabética

Papa São Gregório II nasceu em Roma em 669. Foi eleito papa em 19 de Maio de 715, São Gregório II governou a igreja católica durante dezesseis anos.

Foi feito subdiácono e sacellarius (tesoureiro) da Igreja Romana pelo Papa Sérgio I. Este papa confiou-lhe também o cuidado da biblioteca papal.[1]

Quando se tornou diácono, já tinha dado sinais de carácter e inteligência superior, pelo que foi escolhido pelo papa para o acompanhar a Constantinopla para debater os cânones do Concílio Quinissexto com o truculento imperador Justiniano II. A confiança do papa não foi defraudada, pois o diácono Gregório «pelas suas respostas admiráveis», resolveu todas as questões levantadas pelo imperador.[2]

Com ele teve início o verdadeiro poder temporal dos papas. Seguiram-se as desavenças com o imperador do Oriente que num concílio ordenou a destruição de todas as imagens sacras. Este Papa é o principal responsável pela intensa obra de envagelização das populações germânicas - nomeou Bonifácio bispo da Germania (722) e combateu os iconoclastas (727-731), seita que conseguiu expulsar.

Procurou consertar as muralhas de Roma, por temor dos muçulmanos. Veio a falecer em 11 de fevereiro de 731, foi canonizado em data desconhecida.

Referências


Precedido por
Constantino
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

89.º
Sucedido por
Gregório III


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Papa Gregório II