Papa Clemente II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Clemente II
149º papa
Nome de nascimento Suidgero de Morsleben
Nascimento Saxónia, Alemanha,
1000
Eleição 24 de Dezembro de 1046
Fim do pontificado 9 de Outubro de 1047
Antecessor Gregório VI
Sucessor Bento IX
Listas dos papas: cronológica · alfabética

O Papa Clemente II (nascido na Saxônia, falecido em 9 de outubro de 1047, em Pesaro), foi Bispo de Bamberg, eleito 150° papa em 25 de dezembro de 1046, como sucessor de Gregório VI, quando este foi obrigado à abdicar. Clemente II teve um breve pontificado, reuniu um concílio em Sutri (em 1047) para conter a simonia generalizada, sem contudo adotar severas providências em relação aos simoníacos.

Logo ao ser eleito, preocupou-se com o poder alcançado pelos bispos-condes, causa de lutas com seus súditos, e conseguiu vencer a resistência do bispo Ariberto de Milão. Sua nomeação foi um cumprimento expresso à vontade de Henrique III, rei da Alemanha. Apesar das circunstâncias de sua eleição, foi aceito tanto pelo povo como pelo clero.

Deliberou que toda nova eleição papal deveria ter sua origem em uma designação imperial. Logo depois de ser consagrado papa, coroou solenemente imperador germânico em São Pedro, dando-lhe o título de patrício dos romanos, o que dava ao imperador um peso decisivo na eleição papal e também o essencial apoio militar ao pontífice. Depois de ter acompanhado Henrique III à Alemanha, canonizou na Alemanha, Santa Viborata, mártir húngara. Numa das viagens para a Alemanha, Clemente II morreu de morte natural em 9 de outubro de 1047, em Pesaro, foi sepultado em Bamberg e foi sucedido por Benedito IX (1047-1048).


Precedido por
Gregório VI
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

149.º
Sucedido por
Bento IX


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.