Papa Urbano IV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Urbano IV
182º papa
Brasão pontifical de Urbano IV
Nome de nascimento Jacques Pantaleon
Nascimento Troyes, França,
ca. 1195
Eleição 29 de Agosto de 1261
Fim do pontificado 2 de Outubro de 1264 (69 anos)
Antecessor Alexandre IV
Sucessor Clemente IV
Listas dos papas: cronológica · alfabética

O Papa Urbano IV, nascido como Jacques Pantaléon (Troyes, ca. 1195Perúgia, 2 de Outubro de 1264) foi Papa de 29 de agosto de 1261 ate a data da sua morte.

Era filho de um sapateiro de Troyes, em França. Estudou teologia e direito civil em Paris, antes de se tornar bispo de Verdun. Foi encarregado de várias missões pelo Papa Inocêncio IV, e foi nomeado Patriarca Latino de Jerusalém pelo Papa Alexandre IV.

Encontrava-se em Viterbo, onde procurava ajudar os Cristãos perseguidos no oriente, quando Alexandre morreu. Depois de sede vacante por três meses, Pantaléon foi escolhido para o suceder, a 29 de Agosto de 1261, adoptando o nome de Urbano.

Como Papa, empenhou-se, sem sucesso, levantar uma nova cruzada, em nome da sua antiga diocese de Jerusalém. Nos assuntos domésticos da Santa Sé, os problemas principais do seu pontificado estiveram relacionados com as reclamações à coroa das Duas Sicílias. Antes da chegada de Carlos de Anjou, o candidato por ele favorecido, Urbano morreria em Perúgia, a 15 de Agosto de 1264. O seu sucessor foi o Papa Clemente IV. A festividade do Corpus Christi ("Corpo de Deus") foi instituído também por este papa, no ano da sua morte.


Precedido por
Alexandre IV
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

182.º
Sucedido por
Clemente IV


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.