Rozonda Thomas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rozonda Thomas
Informação geral
Nome completo Rozonda Ocelean Thomas
Também conhecido(a) como Chilli, Sexy, C
Nascimento 27 de fevereiro de 1971 (43 anos)
Local de nascimento Atlanta, Geórgia
 Estados Unidos
Origem Columbus, Geórgia
Gênero(s) R&B, Hip-Hop, pop
Ocupação(ões) cantora, compositora, dançarina e atriz
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1990—presente
Gravadora(s) Arista Records (2001 - 2003), LaFace Records (1991-2001)
Afiliação(ões) TLC, Lisa Lopes, Tionne Watkins, Missy Elliott, Usher
Página oficial http://www.fitchilli.com

Rozonda Ocelean Thomas mais conhecida pelo seu nome artístico Chilli (Atlanta, Geórgia, 27 de fevereiro de 1971) é uma cantora, compositora, dançarina e atriz americana, que chegou a fama por integrar o grupo TLC.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rozonda Ocelean Thomas nasceu em Atlanta, Geórgia, e formou-se no colégio Benjamin E. Mays High School no sudoeste de Atlanta, em 1989. Seu pai, Abdul Ali, era de ascendência indiana e sua mãe, Ava Thomas, é Afro-americana e de ascendência americana nativa. Thomas, que tinha sido criada pela mãe, mais tarde permitiu a Sally Jessy Raphael, um talk show bota ao ar imagens de seu encontro de seu pai pela primeira vez em 1996.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

TLC[editar | editar código-fonte]

Thomas foi a primeira dançarina de Damian Dame. Em 1991, ela se juntou TLC, substituindo a fundadora Crystal Jones, e foi apelidada de "Chilli" para que o grupo poderia reter o nome TLC. O grupo chegou a vender mais de 45 milhões de discos em todo o mundo e tornou-se o segundo melhor grupo do mundo e primeiro nas girl group norte-americana de todos os tempos. Chilli ganhou quatro prêmios Grammy por seu trabalho com TLC.

Desde a morte de Lisa "Left Eye" Lopes em 25 de abril de 2002, Thomas e Tionne "T-Boz" Watkinsrealizaram ocasionalmente como uma dupla. Em 2009, Thomas e Watkins realizaram uma série de shows na Ásia, e estão planejando um novo álbum e uma possível turnê.

No final de 2011, VH1 anunciou planos para produzir um filme biográfico sobre TLC ao ar em 2013. Thomas e Watkins assinaram como produtores.

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

Thomas começou a trabalhar em seu álbum solo em 2000, após a conclusão da promoção para o terceiro álbum do TLC, Fanmail. Ela deixou de produzir, quando o trabalho começou no álbum seguinte do TLC, 3D. Em 2006, rumores de ter assinado um contrato de quatro álbuns com a Kon Live Distribuition, gravadora do cantor/rapper Akon. Ao vivo em 2006, ela negou esses relatos e confirmou que ela estava recebendo ofertas de outras gravadoras. Foi confirmado que o nome do álbum seria intitulado "Bi-Polar", mas devido a conflitos de agenda e atrasos constantes, o álbum foi arquivado. O álbum foi uma incluso de rumores de incluir o trabalho com Missy Elliott, bem como faixas produzidas por T-Pain, e Tricky. Certas pistas que foram destinadas para o álbum foram vazou de 2006 a 2008. A faixa intitulada "Gameproof", que contou com a participação da sua ex-companheira de banda, Tionne "T-Boz" Watkins, vazou na Primavera de 2006. Em 16 de fevereiro de 2007, "Straight Jack", uma faixa com Missy Elliott e produzido por Polow da Don vazou. A faixa entrou no Deutsche Gráfico Preto na posição #35. No início de abril de 2008, o único single primeiro solo oficial, "Dumb, Dumb, Dumb" foi lançado. Nenhum singles á mais foram anunciados ou vazados.

Em 2012, Thomas apareceu como a protagonista no clipe do cantor de R&B, Tyrese, "Nothin 'On You".

Atuação e papéis na televisão[editar | editar código-fonte]

Thomas fez aparições em séries como The Parkers, That 70s Show e Strong Medicine. Em 2000, ela foi apresentada nos filmes feitos para televisão no Natal, A Diva's Christmas Carol e Love Song (com Monica), e no filme Snow Day. Em 2001, ela co-estrelou no filme de ação Ticker, dirigido por Albert Pyun. Ela também desempenhou um pequeno papel no filme de 1998, Plenty Hav. Em 2011, Thomas fez aparições em toda a primeira temporada de Single Ladies da VH1. Ela apareceu novamente na segunda temporada da série, apresentando a sua faixa inédita, "Flirt", escrito por Tiyon "TC" Mack e produzida por Soundz.

Em junho de 2009, a VH1 anunciou a exibição de um reality show estrelado por Thomas. A série, "What Chilli Wants", que documenta a busca de Thomas a encontrar um namorado e gerir a sua vida com a ajuda do seu amor e da especialista em relacionamentos Tionna T. Smalls. estreou em 11 de abril de 2010. A segunda temporada de What Chilli Wants estreou em 2 de janeiro de 2011.

Em 2013, Thomas tornou-se um membra do "Team Guy" na segunda temporada da Food Network, Rachael vs Guy: Celebrity Cook-Off.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Aos 20 anos, ela ficou grávida do produtor Dallas Austin. Devido às aspirações da carreira, e as pressões de fora, ela optou á fazer aborto. No seu show, What Chilli Wants, ela revelaria ter lamentado a decisão. Thomas e Austin continuou seu relacionamento, e, mais tarde, ter um filho , Tron Austin (nascido em 2 de junho de 1997). Após rompimento de Thomas com Austin, ela se envolveu com o cantor Usher (e foi apresentada em seus vídeos musicais "U Remind Me" e "U Got It Bad".) O casal se separou em janeiro de 2004. Ela também comercializa uma linha de bolsas, intitulado "Bags by Chilli".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Albums[editar | editar código-fonte]

  • 2009: Bi-Polar (arquivado)

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 2008: "Dumb Dumb Dumb"

Featured singles[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.