São Bonifácio (Santa Catarina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Bonifácio
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de São Bonifácio
Bandeira
Brasão de armas de São Bonifácio
Brasão de armas
Hino
Gentílico são-bonifacense [1][2]
Localização
Localização de São Bonifácio em Santa Catarina
Localização de São Bonifácio em Santa Catarina
Localização de São Bonifácio em Santa Catarina
São Bonifácio está localizado em: Brasil
São Bonifácio
Localização de São Bonifácio no Brasil
Mapa
Mapa de São Bonifácio
Coordenadas 27° 54' 03" S 48° 55' 44" O
País Brasil
Unidade federativa Santa Catarina
Municípios limítrofes Águas Mornas, Anitápolis, Paulo Lopes, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro da Imperatriz e São Martinho
Distância até a capital 70 km
História
Fundação 23 de agosto de 1962 (61 anos)
Administração
Prefeito(a) Laurino Peters[3] (PSD, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [4] 461,301 km²
População total (Censo IBGE/2010[5]) 3 008 hab.
Densidade 6,5 hab./km²
Clima Temperado, com temperatura média entre 15°C e 25°C.
Altitude 410 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010 [6]) 0,731 alto
PIB (IBGE/2008[7]) R$ 30 312,420 mil
PIB per capita (IBGE/2008[7]) R$ 9 267,02
Sítio saobonifacio.sc.gov.br (Prefeitura)

São Bonifácio é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude -27º90'15" sul e a uma longitude -48º92'76" oeste, estando a uma altitude de 410 metros. Sua população estimada em 2011 era de 3.008 habitantes. Possui uma área de 461km².

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Reconhecida como a Capital Catarinense das Cachoeiras, São Bonifácio conta com uma bela natureza, exuberante em sua forma e variedade, formada por um relevo sinuoso, coberto por uma vegetação única, com uma grande variedade de plantas e animais, trilhas e rios, sendo 25% pertencente ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Suas áreas de verdes colinas formam um lindo cenário, associado á arquitetura típica das residências em estilo enxaimel, junto com cachoeiras que dão o título a cidade.

Tudo isso torna São Bonifácio um local ideal para passeios em trilhas ecológicas, rafting e rapel.

Como chegar[editar | editar código-fonte]

Acesso norte[editar | editar código-fonte]

Pela BR-282, via Santo Amaro da Imperatriz, e SC-435, via Águas Mornas. Estrada pavimentada até o centro da cidade, onde ao passar por ela o turista poderá apreciar a paisagem de mata nativa.

Acesso sul[editar | editar código-fonte]

Pela SC-370, via Gravatal, e SC-435, via Armazém e São Martinho. Estrada pavimentada até a cidade de São Martinho e seguida de estrada de terra até a cidade. Com duas opções: a primeira via original passando pelas localidades de Rio Gabiroba Schmitz, onde existiu uma grande loja comercial, em seguida Rio Gabiroba, Rio São João e Rio Sete, já em território de São Bonifácio; a segunda passa pela comunidade de Vargem do Cedro.

Google Maps[editar | editar código-fonte]

http://maps.google.com/?ll=-27.898715,-48.9292

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

A tradição dos colonizadores Alemães permanece viva em diversos aspectos de São Bonifácio: na arquitetura de suas casas conservada, no jeito de falar, mas principalmente, o que torna inesquecível para quem visita São Bonifácio, é a Culinária.

O povo São Bonifácio adaptou a gastronomia Alemã trazida pelos colonizadores, com os ingredientes encontrados aqui, chegando à culinária atual, com destaque ao guemüse e a sopa de galinha caipira.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Pousada das Hortênsias[editar | editar código-fonte]

Localizada na comunidade de Alto Capivari. Possui 40 leitos, 10 apartamentos, comida típica alemã, sala de jogos, lagos, ponte pencil, trilha, gruta, nascente de rio, parque infantil, espelho d’água, rafting, campo para esportes e cavalos para cavalgadas.

Pousada do Sossego[editar | editar código-fonte]

Localizado na comunidade de Rio Atafona I. Este caminho pode ser feito através de caminhada onde se podem observar casas em estilo enxaimel, paredão de pedras, verdes colinas e cachoeira. Possui sala de jogos, cavalgadas, trilha ecológica, pesque e pague.

Pesque Pague Dori[editar | editar código-fonte]

Localizado na comunidade de Alto Capivari. Possui piscina, pesque-pague com quatro lagoas, restaurante/lanchonete, campo de futebol de areia e sala de jogos.

Gruta São José[editar | editar código-fonte]

Localizado na comunidade de Alto Capivari, na divisa entre os municípios de São Bonifácio e Águas Mornas. Distante 12 km até a sede de São Bonifácio. É um local para piquenique, trilhas, possui água limpa e cristalina, nessa área pode-se entrar em contato com a natureza.

Gruta Bom Pastor[editar | editar código-fonte]

Localizada na comunidade de Alto Capivari, possui queda d’água fresca e potável, uma vista panorâmica do relevo, um lugar extremamente arborizado, uma área de recepção ornada pela Floresta Atlântica e uma nascente, cujas águas que ficam aprisionadas, formando um pequeno lago, que escoam por vala retificada.

Visão parcial da cidade[editar | editar código-fonte]

O município de São Bonifácio, com população descendente de alemães vindos da região da Westphália. Distante 80 km de Florianópolis, possui uma população de 3.218habitantes numa área geográfica de 452 Km2.

Vista da paisagem[editar | editar código-fonte]

Em São Bonifácio para qualquer lugar que se vá ou se olhe tem-se uma vista de uma paisagem linda e conservada pelo tempo.

Casas em estilo enxaimel[editar | editar código-fonte]

Ao percorrermos o município, ainda podemos observar a presença marcante da arquitetura em enxaimel, mais especialmente no meio rural. Este estilo, de característica germânica, procura trabalhar o tijolo assentado com barro e a madeira de forma conjunta, sendo essa madeira disposta em formas geométricas interessantes. A cobertura pode ser de tabuinhas, telhas ou mesmo folhas de zinco.

Casa do Produto Colonial[editar | editar código-fonte]

Estabelecimento localizado na Rua 29 de dezembro, ao lado do posto de gasolina. Uma iniciativa do Clube de Mães que criaram um local para vender os produtos produzidos pela comunidade. Nesse local, podem ser encontrados produtos coloniais e artesanato em geral. Está aberto ao comércio de terça a domingo.

Museu[editar | editar código-fonte]

Localizado no centro da cidade junto a Casa da Cultura. Fundado pelo Padre Sebastião Antônio Van Lieshout em 21 de abril de 1980. Conserva cerca de 1200 peças que retratam a história do município, a colonização germânica e pertences dos silvícolas Xokleng que habitavam a região.

Referências

  1. http://michaelis.uol.com.br/busca?id=7mXGB Dicionário Michaelis
  2. http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=421590&search=%7C%7Cinfogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas IBGE
  3. Prefeito e vereadores de São Bonifácio tomam posse; veja lista de eleitos em g1.globo.com
  4. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  5. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  6. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 30 de junho de 2014 
  7. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre São Bonifácio (Santa Catarina)
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.