Salman Rushdie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Salman Rushdie
Salman Rushdie
Salman em 2011
Nome completo Ahmed Salman Rushdie
Nascimento 19 de junho de 1947 (76 anos)
Bombaim, Maharashtra
 Índia
Ocupação ensaísta e autor de ficção
Prémios Prémio Man Booker (1981)

James Tait Black Memorial Prize (1981)
Prémio Aristeion (1996)
Prémio de literatura Hans Christian Andersen (2014)

Movimento literário realismo mágico
Página oficial
http://www.salman-rushdie.com/

Sir Ahmed Salman Rushdie,Kt. (احمد سلمان رشدی‎, /sælˈmɑːn ˈrʊʃdi/;Bombaim, 19 de Junho de 1947[1]) é um ensaísta e autor de ficção britânico de origem indiana. Cresceu em Mumbai (antiga Bombaim) e estudou na Inglaterra, onde se formou com louvor (with honours) no King's College, Universidade de Cambridge. O seu estilo narrativo, mesclando o mito e a fantasia com a vida real, tem sido descrito como conectado com o realismo mágico. Rushdie casou-se com a famosa actriz e modelo indiana Padma Lakshmi, de quem anunciou divórcio em julho de 2007.

Rushdie foi condecorado em 15 de junho de 2007 como Cavaleiro Celibatário (Knight Bachelor), fato que provocou diversos protestos no mundo islâmico.

Obras

Estreou na literatura em 1975 com o romance Grimus.

Dono de um estilo próprio e dominando excelentes técnicas de narração, Rushdie já era um autor consagrado quando venceu o Prémio Booker em 1981 com a obra Os Filhos da Meia-Noite.

Tornou-se incomparavelmente mais famoso após a publicação do livro Brasil: Versos Satânicos / Portugal: Os Versículos Satânicos, em 1989 (que condenava o Islão por perseguição contra várias religiões cristãs e hindus), que causou controvérsia no mundo Islâmico, devido a este livro ter sido considerado ofensivo ao profeta Maomé. A 14 de Fevereiro de 1989, a fatwa ordenando a sua execução foi proferida pelo Aiatolá Ruhollah Khomeini, líder do Irã, chamando o seu livro de "blasfémia contra o Islão". Para além disso, Khomeini condenou Rushdie pelo crime de "apostasia" - fomentar o abandono da fé islâmica - o que de acordo com a Hadith é punível com a morte. Isto porque Rushdie comunicava através do romance que já não acreditava no Islão. Khomeini ordenou a todos os "muçulmanos zelosos" o dever de tentar assassinar o escritor, os editores do livro que soubessem dos conceitos do livro e quem tomasse conhecimento de seu conteúdo, conforme a fatwa. Devido a este fatos Rushdie foi forçado a vivier no anonimato por muitos anos.

A obra infanto-juvenil Haroun e o Mar de Histórias foi escrita pelo autor como uma forma de explicar ao seu filho por que razão tinha perdido a liberdade de expressão.

Com o seu primeiro romance pós-fatwa, intitulado O Último Suspiro do Mouro, foi vencedor do Prémio Whitebread..

Bibliografia

Referências

Ver também

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Salman Rushdie
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Salman Rushdie