Sandra Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sandra Pereira
Sandra Pereira
Sandra Pereira em 2019
Deputada Europeia por Portugal
Período 2 de julho de 2019
até à atualidade
Antecessor(a) João Ferreira
Dados pessoais
Nascimento 18 de fevereiro de 1977
Alvoco da Serra
Nacionalidade Portugal Portugal
Partido Partido Comunista Português
Ocupação Linguista, Política

Sandra Maria de Brito Pereira (Alvoco da Serra, 18 de fevereiro de 1977) é uma linguista e política portuguesa, deputada ao Parlamento Europeu por Portugal, eleita pelas listas da Coligação Democrática Unitária, para as quais foi nomeada pelo Partido Comunista Português, que por sua vez integra o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. É dirigente da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), assim como da Sociedade Desportiva e Recreativa do Outeiro da Vinha de Alvoco da Serra, Seia, sua terra natal[1].

Actividade Política[editar | editar código-fonte]

Militante do Partido Comunista Português, é membro da Direcção do seu Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa[2].

Deputada Europeia[editar | editar código-fonte]

Eleita deputada ao Parlamento Europeu por Portugal nas Eleições parlamentares europeias de 2019 pelas listas da CDU, nas quais surge na segunda posição logo depois do cabeça de lista João Ferreira[3].

No Parlamento Europeu é Vice-Presidente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais do Parlamento Europeu e membro da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros na qual é Coordenadora do Grupo GUE-NGL. É também membro efetivo da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (Eurolat) e membro suplente da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia e da Delegação para as relações com o Mercosul[2].

É observadora internacional das eleições para a Assembleia Nacional da Venezuela em 2020[4].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências