Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Secretaria de Turismo
do Rio Grande do Sul
(SETUR-RS)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul
Brasão do Rio Grande do Sul
Estado legal  Brasil
Sede Porto Alegre, RS
Filiação Ministério do Turismo
Secretário de Turismo Rafael Ayub
Sítio oficial turismo.rs.gov.br

A Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (SETUR-RS) é o órgão central estadual responsável pelo turismo.

A secretaria trabalha para a atividade turística cadastrando as empresas do setor tais como as agências de viagens e turismo, as Operadoras de Turismo, as Transportadoras turísticas e os profissionais como ao turismólogos, os Agentes de viagens além de produzir o Planejamento do setor e fomentar a atividade.

Turismo Internacional[editar | editar código-fonte]

No turismo internacional, o país que mais envia turistas para o Brasil é a Argentina, com quase um milhão de pessoas por ano.[1] Estes turistas geralmente entram de automóvel pelo Rio Grande do Sul em direção as praias de Santa Catarina.

Sítios paleontológicos[editar | editar código-fonte]

Estauricossauro foi o primeiro dinossauro brasileiro, encontrado no Sítio Paleontológico Sanga da Alemoa.

O Sítio Paleontológico Sanga da Alemoa é historicamente o mais importante sítio paleontológico do Estado do Rio Grande do Sul. Neste local que foi encontrado o Estauricossauro, primeiro dinossauro brasileiro e um dos mais antigos encontrados no planeta. Grandes pesquisadores passaram por este local e ajudaram a formar a paleontologia brasileira. O Sítio é conhecido internacionalmente por suas grandes contribuições e encontra-se na área urbana da cidade de Santa Maria, perto de um grande entroncamento rodoviário.

O Sítio Paleontológico Chiniquá esta localizado na margem da movimentada rodovia BR-287 é um local de grande importância histórica

Geoparque UNESCO[editar | editar código-fonte]

Na década de 80 a cidade de Mata, apoiada por São Pedro do Sul e Santa Maria, solicitaram à UNESCO que a região fosse classificada como patrimônio da humanidade. Nesta época, a UNESCO não tinha uma solução para o patrimônio geológico mundial.

O conceito de geoparque criado e difundido na Europa, foi adotado pela UNESCO, em 1998. Para que um geoparque entre na rede de geoparque da UNESCO, é necessário que alguns critérios sejam cumpridos:[2]

A certificação da UNESCO é um aval para o turista e que garante que há um turismo responsável no geoparque e com uma infraestrutura para receber o turista.

Atualmente a demanda de turistas é muito baixa, mas com potencial para crescer. Para que o geoparque torne-se economicamente sustentável, é necessário que a demanda atual de 10 mil turistas por ano suba para 150 mil turistas anuais, para ultrapasse o ponto de equilíbrio econômico.

Notas e referências

  1. «Estrutura Turística». Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul. Consultado em 16 de dezembro de 2018 
  2. Manual de Geoparques UNESCO (Português)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]