Selfie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo de selfie feita por uma mulher

Selfie - junção do substantivo self (em inglês "eu", "a própria pessoa") e o sufixo ie - ou selfy[1] é um tipo de fotografia de autorretrato, normalmente tomada com uma câmera digital de mão ou celular com câmera. Foi considerada a palavra internacional do ano de 2013 pelo Oxford English Dictionary.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Selfies[1] são frequentemente associadas com redes sociais[2] . Elas são muitas vezes casuais, normalmente, tomadas com uma câmera segura ao comprimento do braço ou num espelho, e normalmente incluem apenas o fotógrafo ou o número de pessoas que pode estar em segundo plano.

Selfies que envolvem várias pessoas são conhecidas como "selfies de grupo".[3]

História[editar | editar código-fonte]

David Slater reivindica fotos feitas por macaca da espécie macaca nigra por ser um trabalho de um animal não-humano é inelegível de direitos autorais.

A palavra selfie pode ser encontrada pela primeira vez no ano de 2002 quando foi utilizada num fórum online australiano:

2002 ABC Online (forum posting) 13 Set.:
“Um, drunk at a mates 21st, I tripped ofer [sic] and landed lip first (with front teeth coming a very close second) on a set of steps. I had a hole about 1cm long right through my bottom lip. And sorry about the focus, it was a selfie.”

As redes sociais ajudaram posteriormente a popularizar o termo, com a tag selfie aparecendo de forma recorrente em partilha de fotografias através do Flickr a partir de 2004. O seu uso no entanto só tomou verdadeira expressão a partir de 2012, quando a palavra se tornou comum nas plataformas principais dos mídia.[1]

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

No Oscar 2014 a selfie de grupo comandada pela apresentadora Ellen DeGeneres, teve mais de 2,7 milhões de partilhas, chegando a colapsar o Twitter por alguns minutos. A imagem tornou-se a foto mais retuitada da história.[4] Tirada por um telemóvel da Samsung, o valor desta ação publicitária foi estimada entre 800 milhões a 1 bilhão de dólares e revelada por Maurice Levy, CEO da Publicis, agência que gere a conta de publicidade da marca.[5]

Notas e referências

  1. a b c d SELFIE is named Oxford Dictionaries Word of the Year 2013 Oxford English Dictionary. oxforddictionaries.com (19 de novembro de 2013). Página visitada em 16 de maio de 2014.
  2. Selfie Urban Dictionary. Página visitada em 13 de janeiro de 2014.
  3. "Selfie" é nova maneira de expressão. E autopromoção veja.abril.com.br/.. Página visitada em 7 de janeiro de 2014.
  4. Jamie Condliffe (3 de março de 2014). A selfie de Ellen DeGeneres no Oscar é a foto mais retuitada da história Gizmodo. Página visitada em 9 de março de 2014.
  5. Paula Brito (9 de abril de 2014). Afinal, sabe quanto vale a selfie dos Óscares 2014? Diário de Notícias. dn.pt. Página visitada em 10 de abril de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre Fotografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.