Oscar 2014

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oscar 2014
86th Academy Awards
Edição atual 86ª edição
Período 2 de Março de 2014
Local(is) Teatro Dolby, Los Angeles, California
Gênero Premiação Cinematográfica
Idealizado por Academia de Artes e Ciências Cinematográficas
Página oficial www.oscars.org

A 86ª cerimônia de entrega dos Academy Awards (ou Oscars 2014), apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, premiou os melhores atores, técnicos e filmes de 2013 em 24 categorias no dia 2 de março de 2014, no Teatro Dolby, em Los Angeles,California. A cerimônia foi marcada uma semana mais tarde que o normal para não coincidir com a transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sóchi, na Rússia.[1] A cobertura da cerimônia foi feita pela ABC, com produção de Neil Meron e Craig Zadan e direção de Hamish Hamilton. A anfitriã foi a apresentadora Ellen DeGeneres, que já havia sido na cerimônia de 2007.[2]

Cronograma[editar | editar código-fonte]

Abaixo, você confere o cronograma completo do Oscar 2014.[3]

Data Evento
16 de novembro de 2013 Anunciado os ganhadores do Governors Awards
2 de dezembro de 2013 Definição dos filmes elegíveis para a premiação
27 de dezembro de 2013 Início da votação para definir os indicados
8 de janeiro de 2014 Término da votação para definir os indicados
16 de janeiro de 2014 Anúncio dos indicados ao Oscar
10 de fevereiro de 2014 Almoço oficial dos indicados
14 de fevereiro de 2014 Início da votação final
15 de fevereiro de 2014 Scientific and Technical Awards (Prêmios técnicos da Academia)
24 de fevereiro de 2014 Término da votação final
2 de março de 2014 Cerimônia do Oscar 2014

Indicados e Vencedores[editar | editar código-fonte]

Os indicados à 86ª cerimônia de entrega dos Academy Awards foram anunciados em 16 de janeiro de 2014, no Samuel Goldwyn Theater em Beverly Hills por Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia, e Chris Hemsworth.[4] Trapaça e Gravidade empataram como os filmes com o maior número de indicações nesta cerimônia, com 10 cada.[5]

Melhor Filme
Melhor Diretor
Melhor Ator/Actor (Principal)
Melhor Atriz/Actriz (Principal)
Melhor Ator Coadjuvante/Secundário
Melhor Atriz Coadjuvante/Secundária
Melhor Roteiro/Argumento - Original
Melhor Roteiro/Argumento - Adaptado
Melhor Filme de Animação
Melhor Filme Estrangeiro
Melhor Documentário em Longa-Metragem
Melhor Documentário em Curta-Metragem
  • The Lady in Number 6: Music Saved My Life
    • CaveDigger
    • Facing Fear
    • Karama Has No Walls
    • Prison Terminal: The Last Days of Private Jack Hall
Melhor Curta-metragem
Melhor Animação em Curta-Metragem
  • Helium
    • Aquel no era yo (That Wasn't Me)'
    • Avant que de tout perdre (Just Before Losing Everything)
    • Pitääkö mun kaikki hoitaa? (Do I Have to Take Care of Everything?)
    • The Voorman Problem
Melhor Trilha Sonora
Melhor Canção original
Melhor Edição de Som
Melhor mixagem/mistura de Som
Melhor Direção de Arte
Melhor Cinematografia/Fotografia
Melhor Maquiagem/Caracterização
Melhor Figurino/Guarda-roupa
Melhor Edição/Montagem
Melhores Efeitos Visuais

Prêmios honorários[editar | editar código-fonte]

A Academia entregou os Governors Awards numa cerimônia realizada em 16 de novembro de 2013 no Hollywood and Highland Center, quando três prêmios honorários e o Prêmio Humanitário Jean Hersholt foram entregues.[6] Os recipientes foram:

Indicações múltiplas[editar | editar código-fonte]

Os dezenove filmes abaixo receberam mais de uma indicação:

Os onze indivíduos abaixo receberam mais de uma indicação:

Apresentadores e intérpretes[editar | editar código-fonte]

Os seguintes indivíduos foram escolhidos para entregar os prêmios:[7] [8]

Os seguintes indivíduos foram selecionados para interpretar números musicais:

Nome(s) Canção
U2 "Ordinary Love" de Mandela: Long Walk to Freedom[9]
Menzel, IdinaIdina Menzel "Let It Go" de Frozen[10]
O, KarenKaren O "The Moon Song" de Her[11]
Williams, PharrellPharrell Williams "Happy" de Despicable Me 2[12]
Midler, BetteBette Midler "Wind Beneath My Wings"[13]
Pink "Over the Rainbow"[14]

Transmissões televisivas[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos a cerimônia foi transmitida pela ABC. No Brasil, a Rede Globo, que transmitiu as cerimônias anteriores, anunciou que não realizaria a transmissão do Oscar em 2014 ao vivo em detrimento da cobertura do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro; a emissora exibe um resumo dos melhores momentos da premiação, apresentado por Fernanda Lima e transmitido em 3 de março, logo após a Sessão da Tarde.[15] A transmissão ao vivo ficou por conta da emissora de TV por assinatura TNT que, além de transmitir a cerimônia em 2 de março, pela primeira vez transmitiu também o anúncio dos indicados em 16 de janeiro de 2014.[16]

Informações sobre a cerimônia[editar | editar código-fonte]

Desempenho comercial dos indicados[editar | editar código-fonte]

À época do anúncio das indicações em 16 de janeiro de 2014, o lucro combinado das nove produções indicadas a melhor filme do ano nas bilheterias estadunidenses e canadenses era de US$ 645 milhões, com uma média de US$ 72 milhões por filme.[17] Apenas um dos nove filmes indicados estava entre os dez filmes mais vistos da semana em que as indicações foram anunciadas.[18] Gravidade foi o filme que mais lucrou entre os indicados a melhor filme, sendo seguido por Capitão Phillips, Trapaça, O Lobo de Wall Street, 12 Anos de Escravidão, Philomena, Clube de Compras Dallas, Ela e Nebraska. Dos 50 filmes que mais lucraram em 2013, 14 receberam indicações. Apenas Frozen (3°), Meu Malvado Favorito 2 (4°), Gravidade (7°), Os Croods (14°), Capitão Philips (29°), Trapaça (30°) e O Lobo de Wall Street (42°) receberam indicações para melhor filme, melhor animação ou qualquer um dos prêmios de direção, atuação e roteiro. Os outros sucessos de bilheteria que conseguiram indicações foram Homem de Ferro 3 (2°), O Hobbit: A Desolação de Smaug (8°), Star Trek Into Darkness (11°), Jackass Presents: Bad Grandpa (31°), The Lone Ranger (38°) e Saving Mr. Banks (49°).

Desclassificação[editar | editar código-fonte]

Em 16 de janeiro de 2014 a canção "Alone Yet Not Alone", de Bruce Broughton e Dennis Spiegel, foi anunciada como uma das indicadas a melhor canção original. Porém, em 29 de janeiro de 2014, a Academia anunciou a desclassificação da obra. O motivo da decisão foi o fato de que Broughton teria usado sua posição como ex-chefe e atual membro do comitê executivo do departamento musical da Academia para influenciar os colegas e conseguir a indicação. Fazer propaganda de um filme, em qualquer categoria, não é considerada uma infração, mas os membros da Academia avaliaram que Broughton utilizou-se do cargo para obter vantagem. Esta é a primeira vez na história que uma indicação ao Oscar é revogada.[19]

Recordes[editar | editar código-fonte]

Meryl Streep recebeu sua 18ª indicação ao Oscar por Álbum de Família.
  • Protagonista de Álbum de Família, Meryl Streep concorre ao Oscar pela 18ª vez e continua sendo o intérprete mais indicado da história, tanto entre atrizes quanto atores.
  • Aos 23 anos, Jennifer Lawrence se tornou a mais jovem atriz a receber três indicações ao Oscar.
  • Produtora de Trapaça e Ela, Megan Ellison é a primeira mulher e apenas a quarta pessoa a receber duas indicações a melhor filme no mesmo ano desde 1951 (até então apenas um produtor poderia concorrer por cada longa).
  • L'Image Manquant é o primeiro filme do Camboja a concorrer como melhor filme estrangeiro. É, também, o segundo documentário a disputar a categoria, após Valsa com Bashir, de 2008.
  • A Grande Beleza é o 28° filme da Itália a concorrer a melhor filme estrangeiro, fazendo desse o segundo país que mais recebeu indicações na categoria, atrás apenas da França com 36 filmes indicados. A Itália ainda detém o recorde de vitórias (13 no total).[20]

Países lusófonos nos Oscars 2014[editar | editar código-fonte]

Nenhuma produção lusófona conseguiu uma indicação ao Oscar 2014. O Ministério da Cultura do Brasil submeteu o filme O Som ao Redor para a apreciação da Academia ao prêmio de melhor filme estrangeiro, enquanto a Secretaria de Estado da Cultura de Portugal submeteu Linhas de Wellington. Quando foram anunciados os nove filmes pré-indicados ao prêmio de melhor filme estrangeiro em 20 de dezembro de 2013, nenhum dos dois filmes estavam entre os selecionados.[21] Outro filme brasileiro, no entanto, a animação Uma História de Amor e Fúria, conseguiu ser pré-indicado na categoria de melhor filme de animação, além de ter figurado na lista dos 289 filmes elegíveis para o Oscar de melhor filme.[22] [23] Apesar disso, um cineasta português, o Daniel Sousa, foi indicado ao prêmio de Melhor Curta-metragem de animação por Feral.

Referências

  1. Reuters. "Oscar 2014 será em março para não competir com Olimpíadas de Inverno". G1. 25 de março de 2013. Página visitada em 4 de março de 2014.
  2. "Após sete anos, Ellen DeGeneres vai apresentar a cerimônia do Oscar 2014". G1. 2 de agosto de 2013. Página visitada em 4 de março de 2014.
  3. Salgado, Lucas. "Academia anuncia datas do Oscar em 2014 e 2015". Adoro Cinema. 25 de março de 2013. Página visitada em 4 de abril de 2014.
  4. Daily Mail Reporter (January 16, 2014). Australian star Chris Hemsworth is suited and booted as he hosts Oscar nominations after news wife Elsa is expecting twins Daily Mail.
  5. Lista completa dos vencedores dos Oscars 2014 Jornal de Notícias Jn.pt (3 de março de 2014). Visitado em 4 de março de 2014.
  6. http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2013/09/1337864-angelina-jolie-e-steve-martin-vao-receber-oscar-honorario.shtml
  7. Gettell, Oliver. "Oscars 2014: Daniel Day-Lewis, Jennifer Lawrence to present", 17 February 2014. Página visitada em 19 February 2014.
  8. Stars Come Out to Celebrate On Oscar® Sunday The Academy of Motion Picture Arts and Sciences. Visitado em February 24, 2014.
  9. Beck, Robyn. "U2 to perform "Ordinary Love" at the Oscars", CBS News, February 12, 2014. Página visitada em February 13, 2014.
  10. Lang, Brent. "Oscars: Idina Menzel Performing ‘Let it Go’ From ‘Frozen’", The Wrap, February 11, 2014. Página visitada em February 13, 2014.
  11. Brown, Frederick. "Karen O to perform at the Oscars", CBS News, February 14, 2014. Página visitada em February 13, 2014.
  12. Silverman, Gail. "Pharrell Williams To Perform On The Oscars®", The Academy of Motion Picture Arts and Sciences, February 4, 2014. Página visitada em February 13, 2014.
  13. "Bette Midler to perform on the Oscars", Oscars, February 19, 2014. Página visitada em February 19, 2014.
  14. "Pink to perform on the Oscars", Oscars, February 21, 2014. Página visitada em February 21, 2014.
  15. http://br.tv.yahoo.com/blogs/notas-tv/globo-vai-exibir-oscar-2014-gravado-e-com-135620660.html
  16. http://cinemaximo.ocanal.com/noticia/oscar-2014-tnt-transmitir-ao-vivo-o-an-ncio-dos-indicados/
  17. [1]
  18. [2]
  19. http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2014/noticia/2014/01/academia-anuncia-desclassificacao-de-musica-indicada-oscar.html
  20. http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/2014-01-16/10-curiosidades-sobre-o-oscar-2014.html
  21. http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/2013-12-20/brasil-esta-fora-da-disputa-ao-oscar-2014.html
  22. [3]
  23. [4]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]