Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
JAXA
Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial
宇宙航空研究開発機構
Logo e.gif
Estabelecida: 1 de Outubro, 2003
(Sucessor da agencia NASDA 1969-2003, ISAS 1981–2003 e NAL 1955–2003)[1]
Sede: Chofu
Lema One JAXA[2]
Administrador: Keiji Tachikawa
Centro operacional: Centro Espacial Tanegashima
Orçamento: ¥225 (USD 2.15) bilhão (AF2005)[3]
Website: www.jaxa.jp
Japan

Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial ou JAXA - Japan Aerospace eXploration Agency (宇宙航空研究開発機構, Uchū-Kōkū-Kenkyū-Kaihatsu-Kikō?), é a agência espacial do Japão. A JAXA foi formada a 1 de Outubro de 2003 pela fusão da NASDA (National Space Development Agency), da NAL (National Aerospace Laboratory of Japan) e do ISAS (Instituto de Ciência Aeronáutica e Espacial). A sede da agência é localiza em Chōfu, Tóquio e a principal base de lançamentos é o Centro Espacial Tanegashima, localizado na ilha de mesmo nome.

Informações gerais[editar | editar código-fonte]

As três agências supracitadas foram estabelecidas durante o século XX. O ISAS foi responsável pela pesquisa espacial e planetária, o NAL focava-se essencialmente em pesquisa na área da aviação e a NASDA desenvolvia foguetes, satélites e a contribuição japonesa para a Estação Espacial Internacional.

Foguetes[editar | editar código-fonte]

Lançamento do foguete H-2A F11 do Centro Espacial Tanegashima

A JAXA utiliza o foguete H-IIA (H "dois" A), da antiga NASDA, para lançar satélites de testes de engenharia, satélites de meteorologia, etc. Para missões científicas como a de astronomia de raios-X, a JAXA tem utilizado o foguete M-V ("M-cinco"), da antiga agência ISAS. Além disso a JAXA está desenvolvendo junto com as indústrias IHI Corporation (Ishikawajima-Harima Heavy Industries), United Launch Alliance e Galaxy Express Corporation (GALEX), o foguete GX. O GX será o primeiro foguete a utilizar gás natural liquefeito como propelente. Para experimentos em alta atmosfera a JAXA utiliza os foguetes SS-520, S-520, e S-310.

Missões[editar | editar código-fonte]

A JAXA atualmente mantém diversas missões em andamento, as mais importantes são:

Referências

  1. JAXA | ABOUT JAXA Obtido em 7 de Agosto, 2009. (em inglês)
  2. Keiji Tachikawa - JAXA in 2006
  3. IV. 決算報告書 (Balance Report) (PDF) (em japonês). 平成17事業年度 JAXA財務諸表等に関する事項. JAXA (30 de agosto, 2006). Página visitada em 29 de junho, 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.