TV Lafaiete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
==
TV Lafaiete
Fundação Rádio e TV Lafaiete Educativa e Cultural
TV Lafaiete
Avenida André Rodrigues Silva, 805
 Brasil
Cidade de concessão Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais
Canais 38 UHF Analógico
Outros canais 14 HDTV e Net/Astro Canal 12
Slogan A TV Onde Você se vê
Rede Independente
Fundador Engenheiro Silmar Lopes de Souza
Pertence a Fundação Radio e Tv Lafaiete Educativa e Cultural
Controlador Silmar Lopes de Souza
Presidente Silmar Lopes de Souza
Fundação 4 de setembro de 1992 (22 anos)
Prefixo ZYA-746
Cobertura Alto Paraopeba,Vertentes,Circuito Histórico de Minas Gerais
Redes anteriores Rede Minas e NGT
Potência 1000 Watts
Página oficial http://www.tvlafaiete.com.br

A TV Lafaiete é uma emissora de televisão brasileira do município de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. Opera no canal 38 UHF.

História[editar | editar código-fonte]

A emissora foi criada no dia 19 de setembro de 1992. No dia 4de setembro de 1992 foi publicado no Diário Oficial da União um decreto assinado pelo secretário nacional de comunicações, Nelson Makezan outorgando o canal 38 UHF para a Associação Centro Lafaietense de Rádio e Televisão Educativa, como retransmissora mista de televisão, tendo como emissora geradora a Tv Minas de Belo Horizonte. A inauguração oficial da emissora, aconteceu exatamente 15 dias depois.

No dia 19 de setembro de 1992, dia de aniversário da cidade, às 8h da manhã entrava no ar a primeira emissora de televisão da região central de Minas. A primeira transmissão da emissora foi o hino Nacional brasileiro, coberto por imagens da cidade e região, seguido pela transmissão de sua própria inauguração. A cerimonia que fez parte dos eventos comemorativos do dia do município, contou a presença de autoridades e de várias pessoas da comunidade.Às 8h30, a Tv Lafaiete já fez sua primeira cobertura ao vivo. Direto da Avenida Telesforo Cândido de Rezende a equipe da emissora transmitiu na integra o desfile da independência, curiosamente transferida naquele ano, em função de uma grande tempestade ocorrida no dia 7 de setembro, para o aniversário da cidade. Ainda à noite, mais precisamente às 19h30 da noite foi ao ar o primeiro telejornal da história local, o "Lafaiete Noticias"

Em 1993 começou a fazer teledramaturgia com a minissérie A Árvore do Encanto.

Depois produziu ainda "Marcelino Pão e Vinho", esta transmitida em rede nacional pela TV NGT de São Paulo. Ainda produziu. Sonho de Natal, A noiva e o infantil, Natal das Crianças e muitos outros.

Em 1998 inaugurou sua nova e moderna sede na avenida André Rodrigues da Silva onde está até hoje. No local existem quatro estudios. Três ilhas de edição não linear. Duas ilhas de corte seco. Auditório para 160 pessoas sentadas. Sistema de exibição totalmente automatizado. Camarim. Capela e equipamentos de ultima geração que permitem à emissora produzir 24 horas de programação local, com altíssima qualidade. No mesmo ano, a emissora inaugurou sua sucursal em Barbacena, dando inicio à expansão de seus sinais. Em 1999, a Tv Lafaiete lançou um novo programa, o Voyage Special. O programa, que era transmitido direto de seu auditório, ajudou a revelar muitos novos talentos locais. Alguns, hoje, com destaque nacional. Com o fim da chamada retransmissora mista de televisão, em 2009 a emissora iria perder o seu direito de gerar programação própria. Para evitar esta interrupção, foi solicitado ao Ministério das Comunicações a concessão de um canal de geração para uma Fundação, também instituída pelo fundador da emissora, Silmar Lopes. Em 2000 o presidente Fernando Henrique Cardoso assinou a outorga de geradora de sinal para a Fundação Rádio e TV Lafaiete. A novo emissora entrou no ar em 2003, sem que houvesse um dia sequer de interrupção e para não haver descontinuidade, optou se por manter o mesmo nome de fantasia, Tv Lafaiete, porém agora com autonomia de geradora. A "nova" TV Lafaiete, portanto deixaria a condição de retransmissora de televisão. Ganhando independência e capacidade de expansão.

No mesmo ano os sinais da emissora passaram a ser transmitidos também pela televisão a cabo, através a Net / Astro. Em 2003 a Tv Lafaiete passou a transmitir sua programação também "on Line", pela internet, ganhando assim alcance mundial. Em 2009, o ministério das comunicações consignou o canal 14 do plano básico de televisão digital, para a Tv Lafaiete.

Em 2013 foi inaugurada a TV Estrada Real, em Barbacena, sendo a primeira retransmissora afiliada da TV Lafaiete.

A história da Tv Lafaiete é a história de vários sonhos, muitos desafios e muitas conquistas.Sua programação hoje é composta por muito jornalismo regional, programas musicais, institucionais com destaque para: No ar Noticias, Jornal das Oito, Além da Noticia, Tv Câmara, Tv Gerdau, Tv Lafaiete Kids, Gente da Terra. além da programação infantil produzida pela Tv Cultura de São Paulo e várias produções independentes. A emissora tem ainda vários "programetes" com informações turísticas, históricas e educativas. O slogan "A Tv onde você se vê, reflete a opção da emissora por seu diferencial, ser uma emissora regional.

Programas Locais[editar | editar código-fonte]

  • No Ar Notícias - Telejornal local com todas as informações da região, veiculado em diversos horários.
  • TV Câmara Ouro Branco - Programa dedicado as reuniões da Camâra Municipal do município vizinho de Ouro Branco.
  • TV Gerdau - Programa produzido pela Gerdau Açominas em parceria com a TV Lafaiete que mostra o cotidiano da segunda maior siderurgica do estado de Minas Gerais.
  • Ponto de Luz - Programa de ajuda as pessoas com algum tipo de problema.
  • A Tv Lafaiete têm também na sua grade programas que valorizam a produção independete. Tais como, Hardsoft, Stay Heavy,, Mine Séries produzidas pelo Grupo Telemilênio, Identidade Cultural, produzido pela Associação Amigos da Cultura e programetes ecológicos produzidos em convênio com a Liga Ecológica Santa Matilde. A emissora produz ainda documentários que visam resgatar a história, a musica e a vida da região num passado não muito distantes. A arte nos Bairros e Personargens Urbanos são exemplo destes programas.
  • Em seus 23 anos de existência a Tv Lafaiete já produziu de tudo: Programas de calouros, como o Voyage Special. Debates Politicos que foram decisivos nos resultados eleitorais. Transmissões esportivas ao vivo, bem como eventos como festas populares, Semana Santa e outros.
  • Atualmente a emissora tem como pontos fortes a valorização da arte, cultura, história e defesa do patrimônio regional. Programetes como Gente da Terra, Nossa Terra Nossa Arte, Minas terra da Gente e outros divulgam os musícos, pintôres, atôres e demais artistas da região. Também o setor de dramaturgia é muito forte e destaca na programação. São mine séries e especiais produzidos inteiramente na região.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]