TV Leste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Leste
Sistema Leste de Comunicação
TV Leste Ltda.
TV Leste
Rua Antônio Dias Adorno, 1290 - Vila Rica
 Brasil
Tipo Empresa Privada
Cidade de concessão Bandeira GovernadorValadares MinasGerais Brasil.svg Gov. Valadares, MG
Canais
03 VHF analógico
31 UHF e 3.1 Virtual digital
Outros canais 04 VHF (Guanhães)
05 VHF (Itabira)
07 VHF (Itamarandiba)
08 VHF (Teófilo Otoni)
09 VHF (Santa Bárbara do Leste)
12 VHF (Ipatinga e Caratinga)
13 VHF (Manhuaçu, Coronel Fabriciano e Timóteo)
47 UHF (João Monlevade)
Slogan TV Leste HD. É assim que você vê TV
Se tem Leste e Vales, tem TV Leste no ar
Rede Rede Record
Fundador Edson Gualberto
Getúlio Miranda
Pertence a Sistema Leste de Comunicação
Proprietário Edson Gualberto
Acionista(s) Edson Gualberto (sócio presidente)
Getúlio Miranda (sócio majoritário)
Presidente Edson Gualberto
CNPJ 21.712.856/0001-60
Fundação 1 de agosto de 1987 (26 anos)
Prefixo ZYA 730
Cobertura 203 Municípios de Minas Gerais
Redes anteriores Rede Manchete
Rede Globo
Nome(s) anteriore(s) TV Minas
Página oficial TV Leste

A TV Leste é uma emissora de televisão brasileira com sede em Governador Valadares, no Estado de Minas Gerais. A emissora é sintonizada no canal 3 VHF e é afiliada à Rede Record.

A emissora faz parte do Sistema Leste de Comunicação, que tem quatro emissoras de rádio, um jornal diário, duas emissoras de televisão e uma gráfica. Tem como diretor executivo hoje por parte da Rede Record, Antônio Mário, natural de Belo Horizonte e têm mais de 10 anos na TV da capital.

A emissora de televisão conta com unidade de sucursal em Ipatinga (onde opera no canal 12 VHF, na Região Metropolitana do Vale do Aço) e duas sucursais em Teófilo Otoni (no canal 8) e em Caratinga (no canal 12). A emissora integra 203 cidades do leste de Minas, também de grande importância para o país, como Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga, Mantena, Conselheiro Pena, Aimorés, Nanuque, Resplendor, Teófilo Otoni, João Monlevade, Itabira, entre outros, num total de mais de 2 milhões de habitantes, somando 203 municípios.

Até dia 31 de julho de 2008, a TV Leste foi afiliada à Rede Globo e manteve a liderança de audiência na região. A partir de 1º de agosto passou a ser afiliada à Rede Record, retransmitindo a programação da rede.

História[editar | editar código-fonte]

TV Minas (1983-1987)[editar | editar código-fonte]

Antes da existência da atual TV Leste, os atuais proprietários buscaram primeira emissora geradora de televisão para a cidade e região em 1981, para o Ministério das Comunicações.

Os proprietários ganharam a concorrência feita pelo ministério e a outorga de concessão feita pelo Governo Federal se deu em 30 de agosto de 1983.

A TV Minas entra no ar em 1985, quando as primeiras imagens foram geradas em Governador Valadares, retransmitindo a Rede Manchete.

Esta conquista para a região leste do Estado de Minas Gerais, particularmente para cidade, foi de grande importância.

TV Leste (1987-2007)[editar | editar código-fonte]

Logomarca da TV Leste, então afiliada da Rede Globo

No entanto, dois anos depois da afiliação, por falta de dedicação ao jornalismo local pela própria Manchete, a direção decidiu mudar de rede e do próprio nome da emissora.

Em 1º de agosto de 1987, no mesmo dia de mudança da rede, ocorre duas mudanças: o Canal 3 troca a Manchete pela Rede Globo e muda de nome de TV Minas para TV Leste.[1] [2]

No mesmo dia, a repetidora da TV Globo Belo Horizonte (que fora de Belo Horizonte é conhecida em outros nomes de TV Globo Minas Gerais, TV Globo Minas, Globo Minas Gerais e Globo Minas) em Governador Valadares no canal 11, que estava no ar desde 1979, deixa de transmitir a programação da Capital do Estado para dar no lugar o sinal da própria ex-afiliada Rede Manchete, com sinal direto da capital carioca. Esse canal saiu do ar anos depois, possivelmente nos anos 90, em data incerta.[1] O Canal 11 retornou anos depois, é ocupado em 31 de julho de 2008, pela TV dos Vales (atual InterTV dos Vales).[3]

No final da década de 80 até metade da década de 90 amplia o próprio sinal com Rede Globo, através de repetidoras no nordeste e leste de Minas Gerais, chegando em 1997, aproximadamente 1 milhão e 800 mil pessoas, espalhadas por 70 municípios.[2]

Em 1997, em razão dos 10 anos da TV Leste com a Globo, a emissora promete ampliar 2 milhões de pessoas espalhadas por 100 municípios até final da década, conseguida por volta de 2000.[4]

Em 1999, a emissora deixou de transmitir o sinal para a cidade e região de Teófilo Otoni, que passou a receber o sinal pela TV Grande Minas (hoje InterTV Grande Minas). Isso gerou inconformismo, tanto da população quanto dos anunciantes. Os anunciantes dizem que esta nova emissora esta fora da área de atuação dela, sem contar que Teófilo Otoni esta mais próxima de Governador Valadares do que de Montes Claros (sede da TV Grande Minas). Já a população, ficou sem as notícias e a equipe da TV Leste, que costumava a noticiar sobre a cidade e o Leste de Minas Gerais, apenas a contentar notícias diretamente do Norte de Minas Gerais. Por isso, a população e os anunciantes de Teófilo Otoni achavam melhor ter o sinal da TV Leste.[5]

Em junho de 2007, todo sistema de captação de imagens, recepção e geração foi digitalizado, com implantação de novos equipamentos. Apenas a transmissão terrestre ainda é analógica, mas já transmite pelo satélite digital NSS 7, na posição 22° W, freqüência 4033 R 3689 33/34 Est/33.

TV Leste (2008)[editar | editar código-fonte]

Rescisão com a Rede Globo[editar | editar código-fonte]

No início de 2008, surgem informações de que a TV Leste recebeu proposta de venda e parceria pelo grupo, a Rede InterTV, presidida pelo Fernando Aboudib Camargo. Para isso acontecer, a Rede Globo condicionou aos proprietários da TV Leste, em troca da venda e parceria da emissora à Rede InterTV, a renovação de contrato que termina no dia 31 de julho do mesmo ano.[6]

No entanto, a proposta de venda e parceria ao grupo InterTV, em troca a renovação de contrato não foi aceito pelos seus proprietários[7] e a direção da Globo decidiu esperar se a TV Leste decide ou não renovar com a rede.[8]

No início de abril, surge informação de que a Globo está pretendendo fazer parceria com a TV dos Vales (afiliada desde 2007 da Rede Record) de Coronel Fabriciano, a 100 km de Governador Valadares,[9] que foi comprada recentemente pelo Fernando Aboudib Camargo, presidente da Rede InterTV, responsável pelas afiliadas da Globo em Natal (RN) e interior dos estados do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio de Janeiro.[7]

No dia 9 de abril, os proprietários da TV Leste se encontraram e conversaram com os executivos da Record na sede da emissora.[9] Depois dessa reunião,[8] surgem nos dias seguintes, boatos pela imprensa que a TV Leste vai trocar a Globo pela Record,[10] [8] apesar da emissora esteja afiliada à Globo.[11]

Na verdade, os representantes da Rede Record contratou com os executivos da emissora, depois da possibilidade da TV Leste não ter contrato renovado com a Globo, já que a TV dos Vales foi comprada e que pretendia trocar a Record pela Globo.[9]

No início de julho, após meses de indefinições, a Rede Globo anuncia a não renovação do contrato de afiliação da TV Leste.[8] Em nota à imprensa a não-renovação com a TV Leste, a Globo declara que: "A gestão das empresas afiliadas é totalmente independente. A TV Globo busca ter alinhamento de políticas em diferentes áreas para homogeneizar a ação da rede. No caso da TV Leste, avaliamos que a gestão estava aquém de nossos padrões de qualidade e informamos que, por isso, o contrato não seria renovado quando expirasse seu prazo.".[7]

Assinatura com a Rede Record[editar | editar código-fonte]

Em 11 de julho, as negociações entre TV Leste-Record fecham em negociação como novos parceiros.[12]

Em 15 de julho, o contrato de afiliação entre o Sistema Leste de Comunicação e a Rede Record é assinado na tarde entre os proprietários da emissora e os representantes da rede.[1] [13] O contrato prevê que o canal 3 valadarense ampliará a região de abrangência,[1] passando dos atuais 123[13] aos 180 municípios (inclusive Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, região onde a emissora havia perdido sua presença em 1999).[1] O contrato assinado entre duas emissoras tem a duração prevista de cinco anos (até 2013).[13]

O sócio e presidente da TV Leste e do do Sistema Leste de Comunicação (SLC), Edson Gualberto, acusou pela imprensa, que a Rede Globo pressionou os sócios e proprietários a vender parte da emissora a outro empresário, como condição para renovar o contrato de filiação, pois “só renovaria se fizéssemos parceria com a InterTV, de Fernando Camargo”. Gualberto reforça que a parceria significa 60% na venda das cotas pertencentes à TV Leste e que a emissora impunha os diretores de jornalismo e comerciais. “Não é por causa da Globo que a gente vai morrer. A Globo não é mais a única rede”, diz Gualberto. Porém, para Gualberto, a não renovação fez com que a emissora sentir-se desprestigiada pela própria Globo.[7]

No último dia como afiliada da Globo, em 31 de julho, o presidente do SLC, o empresário Edison Gualberto, disse que a mudança de emissora foi decisão da Globo: “O Fernando Camargo, que comprou a TV dos Vales, já é dono de outras afiliadas da Globo no Rio e em Natal-RN. Então isso deve ter pesado para que a nossa concessão não fosse renovada para dar prioridade para ele. Ontem (quinta) à meia-noite encerramos nossas atividades com a Globo e às 6h45 de sexta começamos a retransmitir a programação da Record.”, adiantou.[13] Ainda segundo Gualberto, a sede da empresa continua em Valadares e a mudança não vai atrapalhar a audiência no Vale do Aço. “A programação continuará sendo feita em Valadares, assim como agora. E como sempre foi nesses 21 anos, a TV Leste quer continuar a ter um relacionamento de muita qualidade com o público do Vale do Aço, do qual gostamos muito.”, disse.[13]

Às 23 horas e 59 minutos, a TV Leste vive nos últimos momentos com a Rede Globo, enquanto passava reportagem do Jornal da Globo sobre a Nasa ter constatado a existência de água no Planeta Marte, sendo interrompendo pelo vídeo, duração de 2 minutos, com locução com som de piano ao fundo, anunciando “nova era” com a Rede Record e a recusa de vender a TV Leste por grupos e que a Record e a TV Leste são favoráveis da televisão regional e que está trocando [a Rede Globo por que] que está em queda na audiência em todo o Brasil, por uma programação [da Rede Record] que cresce em números de telespectadores a cada dia” e que a nova afiliada “apóia o fim do monopólio das comunicações e vê a Rede Record a alternativa para democratização da TV no Brasil.”. Em seguida contagem regressiva às 06:44:15:0. [14]

Afiliação com a Rede Record[editar | editar código-fonte]

Durante a madrugada do dia 1º de agosto, acontecia a contagem regressiva até 6hs45min, quando a TV Leste começa a programação local.[13]

Na madrugada, as emissoras de TVs Leste e dos Vales colocaram no ar os sinais na região de Manhuaçu.[15]

TV Leste (Desde 2009)[editar | editar código-fonte]

Estúdios da TV Leste em Governador Valadares, onde é produzido o Leste Notícias, Balanço Geral e MG Record.

Em 3 de agosto de 2009, em meio das comemorações de 1 ano na Rede Record, a emissora estreou novo programa: Programa do Sapia, exibido de segunda a sexta-feira das 19hs05-50min (no lugar do desenho do Pica-Pau), com 45 minutos de duração. O novo programa possui três ‘breaks’ (comerciais) de quatro minutos cada.[16]

Em 2010, a jornalista Joana Teles passa integrar a equipe na região do Vale do Aço, responsável pelas reportagens e matérias dessas cidades na região.

No final do mesmo ano, a emissora contrata os jornalistas, Fantoni Pêsso de Teófilo Otoni (responsável por um dos mais consagrados sites de notícias da cidade Teófilo Otoni Notícias) e Wellington Fred (repórter policial da Rádio Itatiaia Vale do Aço), lança seu novo slogan (criado através de um concurso cultural entre os internautas).

Em 4 de agosto de 2011, em meio das comemorações de 3 anos na Record, a emissora comemora os resultados: desde que a rede passou ser afiliada, a audiência da emissora nas cidades em que atua cresceu cerca de 40%; o sinal da TV Leste chegou a novas cidades, foi melhorado em outras; a grade de programação está cheia de atrações jornalísticas, de entretenimento, que prezam pela participação popular das mais de 160 cidades que recebem o sinal da emissora; nas manhãs, a liderança dos programas Fala Brasil e Hoje Em Dia deixa o Sistema Leste de Comunicação (SLC) satisfeito; produção diário de três horas de notícias em três informativos: ao meio-dia Leste Notícias, às 12h40 Balanço Geral e às 18h50 MG Record. Além disso, a emissora promete trazer o sinal digital da emissora e a Record News.[17]

Em entrevista ao no jornal Diário do Rio Doce, o presidente do SLC, Edison Gualberto, conta que a história da TV Leste tem 30 anos, com a Manchete, depois a Globo, em seguida afiliando-se à Record. “Bandeira de televisão é como posto de gasolina. Hoje você abastece em um, outro dia em outro. Você muda de acordo com os interesses comerciais.”, explica ele, afirmando que a última mudança da emissora representou maior liberdade de trabalho. Para Gualberto, o que determina a audiência da TV não é a bandeira, mas a qualidade dos programas. Segundo ele, ninguém é dono de audiência permanentemente. Existem programas que agradam mais que outros: “O que acontecia antes era que uma emissora apenas fazia programas de qualidade. As empresas se contentavam com a posição que tinham. A Record entrou nesse mercado com o propósito de se prevenir contra uma série de injustiças na mídia nacional. Diante disso, ela viu que o negócio era bom e começou a investir, e hoje a Rede Record tem os melhores estúdios de televisão do Brasil, com o maior departamento de produção de telenovela e dramaturgia do País. O Rec9 [onde se gravam novelas] tem a mesma área da principal concorrente da emissora, com equipamentos muito mais atualizados que a outra.”, conta.[17]

No dia 5 de março de 2012, inaugura o seu novo web site totalmente reformulado. O site agora conta com vídeos e fotos das reportagens exibidas pelos telejornais da emissora Leste Notícias, Balanço Geral Leste e MG Record, além de adotar o mesmo formato do portal R7 da Record na qual está hospedado.

Em setembro, lança a nova logomarca, deixando os vestígios de sua antiga filiação no passado, a nova logomarca apresenta uma aproximação maior com a nova logomarca da Record trazendo na mesma as cores verde, vermelho e azul, dando uma ar de modernidade em sua logo. A emissora também aproveita e renova suas vinhetas inter-programas. Segundo o presidente do Grupo Leste de Comunicação, Edson Gualberto, a TV Leste irá aproximar os recados locais exibidos pela emissora aos nacionais da Record, além dos subsídios dados pelos programas nacionais para que a TV Leste produza programas locais com mais qualidade e com uma "boa dose de elegância no vídeo".

Programação[editar | editar código-fonte]

TV Leste[editar | editar código-fonte]

TV Record Minas[editar | editar código-fonte]

  • Balanço Geral(edição manhã) com Marcos Maracanã
  • MG no Ar com Eduardo Costa, telejornal
  • Cidade Alerta Minas com Marcos Maracanã

Sinal Digital HDTV[editar | editar código-fonte]

A emissora lançou sinal digital em 25 de abril de 2014 para Governador Valadares, e as demais cidades de cobertura ao decorrer desse ano.

Cobertura da TV Leste[editar | editar código-fonte]

  • Acucena
  • Águas Formosas
  • Aimores
  • Almenara
  • Alpercata
  • Alvarenga
  • Alvorada de Minas
  • Angelandia
  • Araçuai
  • Aricanduva
  • Ataleia
  • Bela Vista de Minas
  • Belo Oriente
  • Boachá
  • Bom Jesus do Galho
  • Braunas
  • Bugre
  • Campanario
  • Cantagalo
  • Capelinha
  • Capitao Andrade
  • Caratinga
  • Carlos Chagas
  • Central de Minas
  • Coluna
  • Conceição de Ipanema
  • Conselheiro Pena
  • Cordeiro de Minas
  • Coroaci
  • Coronel Fabriciano
  • Córrego da Água Limpa
  • Córrego do Prata
  • Córrego do Vermelho
  • Corrego Novo
  • Cuparaque
  • Dionisio
  • Divino das Laranjeiras
  • Divinolandia de Minas
  • Dom Cavati
  • Dores de Guanhaes
  • Engenheiro Caldas
  • Entre Folhas
  • Fernandes Tourinho
  • Franciscopolis
  • Frei Gaspar
  • Frei Inocencio
  • Frei Lagonegro
  • Galileia
  • Goiabeira
  • Gonzaga
  • Governador Valadares
  • Guanhaes
  • Iapu
  • Ilha do Rio Doce
  • Imbe de Minas
  • Inhapim
  • Ipaba
  • Ipabinha
  • Ipanema
  • Ipatinga
  • Itabira
  • Itabirinha
  • Itamarandiba
  • Itambacuri
  • Itanhomi
  • Itaobim
  • Jaguaracu
  • Jampruca
  • Jequitinhonha
  • Joanesia
  • João Monlevade
  • Jose Raydan
  • Machacalis
  • Malacacheta
  • Manhumirim
  • Mantena
  • Marilac
  • Marliéria
  • Mathias Lobato
  • Mendes Pimentel
  • Mesquita
  • Medina
  • Mutum
  • Nacip Raydan
  • Naque
  • Nova Belém
  • Nova Módica
  • Nova Era
  • Ouro Verde de Minas
  • Padre Paraíso
  • Paulistas
  • Pecanha
  • Pedra Azul
  • Periquito
  • Pescador
  • Piedade De Caratinga
  • Pingo-D'agua
  • Porto Seguro
  • Resplendor
  • Revés do Belém
  • Rio Vermelho
  • Sabinopolis
  • Santa Barbara do Leste
  • Santa Efigenia de Minas
  • Santa Helena de Minas
  • Santa Maria de Itabira
  • Santa Maria do Suacui
  • Santa Rita de Minas
  • Santana do Paraiso
  • São Cândido
  • Sao Domingos das Dores
  • Sao Felix de Minas
  • Sao Geraldo da Piedade
  • Sao Geraldo do Baixio
  • Sao Joao do Manteninha
  • Sao Joao do Oriente
  • Sao Joao Evangelista
  • Sao Jose da Safira
  • Sao Jose do Divino
  • Sao Jose do Jacuri
  • Sao Pedro do Suacui
  • Sao Sebastiao do Anta
  • Sao Sebastiao do Maranhao
  • Sardoa
  • Serra Azul de Minas
  • Setubinha
  • Sobralia
  • Tarumirim
  • Teófilo Otoni
  • Timoteo
  • Tumiritinga
  • Ubaporanga
  • Vale Verde de Minas
  • Vargem Alegre
  • Virginopolis
  • Virgolandia
  • Baixo Guandu
  • Barra de São Francisco

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Em 2008, os proprietários da TV Leste acusaram a Rede Globo de tentar obrigar a emissora a vender ou fazer parceria com a Rede InterTV.

Em janeiro de 2013, a emissora foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região a pagar multa de R$ 5 mil por cometer assédio moral a uma de suas funcionárias em 1996. Segundo informações do site Fato Notório, após uma jornalista pedir aumento de salário, a emissora (na época, afiliada da Rede Globo) divulgou circular sugerindo que os funcionários que não estivessem satisfeitos com as condições apresentadas deveriam pedir demissão. Por conta disso, a funcionária pediu demissão da emissora e entrou na Justiça, conseguindo vitória depois de mais de 16 anos.[18] [19] [20]

Referências

  1. a b c d e TV Leste. 1º de agosto de 2008 (Wikipédia).
  2. a b História. TV Leste. Página visitada em 23-01-2013. Cópia arquivada em 21 de setembro de 1999.
  3. Respostas Yahoo. Que emissora afiliada da Rede Globo substituiu a TV Leste, em Governador Valadares (Minas Gerais) em 2008?. Yahoo!. Página visitada em 31 de agosto de 2008.
  4. História. TV Leste. Página visitada em 23-01-2013. Cópia arquivada em 8 de outubro de 2002.
  5. Esse inconformismo e reclamação da população e anunciantes, todos moradores de Teófilo Otoni, foi publicado no jornal Diário do Rio Doce, em 2005.
  6. Afiliado acusa Globo de forçar venda de TV. O Dia (2008).[ligação inativa]
  7. a b c d Globo é acusada por afiliado por forçar venda de TV. AdNews (15 de julho de 2008).
  8. a b c d TV Leste. Wikipédia (9 de julho de 2008).
  9. a b c Record assedia afiliada da TV Globo em Minas Gerais. Resumo do Dia (9 de abril de 2008).
  10. TV Leste. Wikipédia (14 de abril de 2008).
  11. Record negocia com emissora mineira TV Leste. Poplandia (7 de abril de 2008).[ligação inativa]
  12. Afiliada da Globo pode mudar para Record. Liberdade Digital (10 de julho de 2008).[ligação inativa]
  13. a b c d e f TV Leste e TV dos Vales mudam programação. Portal Caparaó (1º de agosto de 2008, 8hs; Atualizado em 2 de agosto de 2008, 11hs35min). Página visitada em 24-01-2013.
  14. BOMBA:TV LESTE CRITICA A GLOBO NO ENCERRAMENTO DA AFILIAÇÃO DA EMISSORA,QUE PASSA A SER DA RECORD. Central Da Tv (Word Press) (1º de agosto de 2008). Nota: Existe o vídeo nos momentos finais da TV Leste com a Rede Globo.[ligação inativa]
  15. TV Leste e TV dos Vales miram Manhuaçu e trocam de bandeiras. Portal Caparaó (18 de julho de 2008, 15hs43min; Atualizado em 21 de julho de 2008, 13hs28min). Página visitada em 24-01-2013.
  16. [1]. ADNews (Agosto de 2009).[ligação inativa]
  17. a b TV Leste completa três anos como afiliada da Rede Record e comemora bons resultados. Diário do Rio Doce (4 de agosto de 2011).
  18. Da Redação (30 de março de 2012, 12 horas). Juíza condena TV que publicou circular sugerindo demissão de jornalista em MG. Portal IMPRENSA. Página visitada em 22-01-2013.
  19. Da Redação (3 de janeiro de 2013, 16hs15min). Emissora afiliada da Record em MG é condenada por assédio moral a jornalista. Portal IMPRENSA. Página visitada em 22-01-2013.
  20. Da Redação (4 de janeiro de 2013, 14hs30min). Afiliada da Record é condenada por assédio a jornalista. Bonde. Página visitada em 22-01-2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Portal BSD. Canais de Coronel Fabriciano - MG. Página visitada em 29 de janeiro de 2013. Cópia arquivada em 29 de janeiro de 2013.