The Crying Game

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
The Crying Game
Jogo de Lágrimas (PT)
Traídos pelo Desejo (BR)
 Reino Unido -  Irlanda -  Japão
1992 • cor • 112 min 
Direção Neil Jordan
Elenco Stephen Rea
Jaye Davidson
Miranda Richardson
Forest Whitaker
Jim Broadbent
Género drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Crying Game (br: Traídos pelo Desejo; pt: Jogo de Lágrimas) é um filme nipo-britânico-irlandês de 1992, do gênero suspense, escrito e dirigido por Neil Jordan.

O filme explora temas como o terrorismo na Irlanda, relações homossexuais e racismo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Fergus, um membro do IRA (Provisional Irish Republican Army), juntamente com Jude, o líder Maguire e outros companheiros terroristas, sequestram o soldado britânico negro Jody. Eles mantém o soldado em cativeiro e pedem um resgate por ele. Se não forem atendidos ao cabo de três dias, Jody será executado.

Fergus fica encarregado de guardar Jody e acaba desenvolvendo uma amizade com o cativo. Sabendo que vai morrer, Jody convence Fergus a encontrar sua namorada Dil e ver se ela ficará bem. De fato, o resgate de Jody não é pago e ele está para ser executado. Fergus tenta salvá-lo, mas o soldado é morto acidentalmente durante ação do exército britânico. Abalado, Fergus deixa seus companheiros e vai para Londres, onde arruma um trabalho e usa o nome de "Jimmy", para se esconder deles e da polícia. Em Londres, Fergus encontra Dil, cantando em um bar a canção "The Crying Game" ("O jogo das lágrimas", em tradução aproximada). Se sentindo culpado por Jody, Fergus se aproxima da garota e acaba se apaixonando por ela. Mas logo ele percebe que Jody não lhe contou tudo sobre o relacionamento dele com Dil.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

  • Indicado a seis Oscars: melhor filme, melhor edição, melhor ator (Rea), melhor coadjuvante (Davidson), melhor diretor e melhor roteiro original (Neil Jordan), sendo que venceu este último.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O filme não teve muita repercussão quando do seu lançamento na Irlanda e na Inglaterra, mas foi um sucesso nos EUA, graças a campanha que aludia ao "segredo" do filme. Depois disso, ele foi relançado naqueles países, alcançando êxito.
  • O título do filme é de uma canção dos anos 1960 do cantor inglês Dave Berry. Para o filme foi regravada por Boy George. A produção musical é de Anne Dudley e os Pet Shop Boys.
  • O filme iria se chamar inicialmente The Soldier's Wife (A esposa do soldado).
  • O filme foi objeto de várias citações e paródias, sendo uma das mais conhecidas a protagonizada por Jim Carrey no seu filme Ace Ventura: Pet Detective, logo depois de Ace Ventura deduzir quem é o assassino (ele assume uma posição fetal dentro da banheira, ao som da canção The Crying Game).

Citação[editar | editar código-fonte]

Cquote1.svg

…o escorpião, precisando atravessar um curso d'água, pergunta ao sapo se ele poderia ajudá-lo, ficando nas suas costas enquanto o anfíbio nada até o outro lado. O sapo alega que será ferroado, mas o escorpião lhe garante que não fará isso, pois senão os dois morrerão afogados. O sapo então carrega o escorpião em suas costas, mas enquanto estão ainda no meio da água, o outro lhe dá uma ferroada. Antes de morrer, o sapo pergunta o porquê para o escorpião. Este responde: "Eu não pude evitar, é a minha natureza".

Cquote2.svg

Ligações externas[editar | editar código-fonte]