Thirteen Days

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Thirteen Days
Treze Dias (PT)
Treze Dias que Abalaram o Mundo (BR)
Estados Unidos
2000 • cor • 145 min 
Direção Roger Donaldson
Produção Armyan Bernstein
Thomas A. Bliss
Kevin Costner
Roteiro David Self
Elenco Kevin Costner
Bruce Greenwood
Steven Culp
Gênero Drama
Idioma inglês
Música Trevor Jones
Edição Conrad Buff
Estúdio Beacon Pictures
Distribuição New Line Cinema
Lançamento 25 de dezembro de 2000
Orçamento US$ 80 milhões[1]
Receita US$ 66.579.890[1]
Página no IMDb (em inglês)

Thirteen Days (Treze Dias que Abalaram o Mundo (título no Brasil) ou Treze Dias (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 2000, do gênero drama, dirigido por Roger Donaldson. O roteiro é baseado em livro homônimo, escrito em 1968 por Robert F. Kennedy.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme relata a crise dos mísseis de Cuba. Em outubro de 1962 um avião U-2, que fazia vigilância de rotina, tira fotos aéreas que revelam que a União Soviética está em processo de colocar uma plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba. Estas armas terão a capacidade de destruir em minutos a maior parte do leste e sul dos Estados Unidos quando ficarem operacionais. O presidente John F. Kennedy (Bruce Greenwood) e seus assessores têm de pôr um plano de ação contra os soviéticos. Kennedy está determinado em mostrar que ele é forte o bastante para resistir a ameaça e o Pentágono aconselha o exército dos Estados Unidos a contra-golpear, o que poderia levar a uma outra invasão norte-americana em Cuba. Entretanto, Kennedy está receoso em levar a cabo esta operação, pois uma invasão norte-americana poderia fazer com que os soviéticos partissem para a retaliação na Europa. Por treze dias o destino da humanidade esteve nas mãos de um grupo reunido no salão oval na Casa Branca, pois a possibilidade de uma guerra nuclear era real e navios soviéticos rumavam para Cuba levando o material que faltava para terminar a plataforma de lançamento, que estava sendo construída em ritmo acelerado. Com a situação cada vez mais tensa, qualquer ato impensado poderia provocar um conflito armado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Thirteen Days (2000) (em inglês) Box Office Mojo. Visitado em 10 de julho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.