Travian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Travian
Desenvolvedora Travian Games GmbH
Plataforma(s) Webgame
Data(s) de lançamento 2004
Gênero(s) Estratégia em tempo real
Modos de jogo Multiplayer
Hardware
Sistema Multiplataforma
Versão 4.4

Travian é um jogo on-line MMOG de estratégia desenvolvido pela empresa alemã Travian Games GmbH.[1] O jogo foi premiado pelo site GamesDynamite como melhor WBMMOG de 2006 (categoria > 15 000 jogadores)[2] e tinha mais de 4 milhões de jogadores no mundo em 2008.[3]

Os desenvolvedores do jogo se basearam basicamente na antiguidade clássica, particularmente em três tribos: Romano (Império Romano), Teutão (Germânicos) e Gaules (como o nome já diz, da Gália), para criar um jogo de estratégia em tempo real predominantemente militar. Já foi sugerido que Travian tenha sido desenhado em cima de um jogo de tabuleiro alemão mais antigo, Descobridores de Catan, para a aparência.[4]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Ao iniciar o jogo, o jogador vira o chefe de uma aldeia, podendo escolher ser de uma das três culturas - Gaulês, Romano ou Teutão. O jogador controla uma região envolta da aldeia da qual os aldeões retiram os recursos, como madeira, barro, ferro e cereal. O jogador pode escolher pagar para aumentar o nível das regiões, ao custo de uma certa quantidade de recursos, assim produzindo mais destes naquele local.

No centro da região se encontra a aldeia do jogador, que pode ter o nome que este desejar. Na aldeia o jogador pode criar novas construções e evoluir construções existentes, deixando-as mais eficientes. O jogador pode ainda construir uma muralha para se defender de possíveis inimigos.

Travian pode ser jogado em dezenas de idiomas diferentes indo do inglês, espanhol, português e alemão até o chinês. Existem servidores destinados a maioria dos países do mundo. Basta escolher a bandeira do país desejado para mudar de servidor. Atualmente existe servers em todos os continentes, e até servidores intercontinentais, onde cada jogador deve jogar uma eliminatória nacional para ai sim se qualificar para um servidor internacional que conta com mais de 50 nacionalidades, aumentando assim o nível dos jogadores e a competição.

Tribos[editar | editar código-fonte]

Existem três tribos diferentes. Ao início e somente ao início do jogo, é possível escolher dentre uma delas: Romanos, Gauleses e Teutões.

Cada tribo tem características únicas, bem como edifícios que podem ser apenas construidos em determinada tribo.

Romanos[editar | editar código-fonte]

O Império Romano representa a tribo de mais fácil jogabilidade. Graças a um nível social e tecnológico elevado os Romanos são verdadeiros mestres na construção e coordenação e suas tropas fazem parte da elite do Travian.

Seus valores são equilibrados, em ataque como na defesa. Para garantir este equilíbrio, as tropas Romanas necessitam um treino intensivo, caro e lento. A infantaria do Império Romano é uma verdadeira lenda, mas o poder defensivo contra a cavalaria inimiga é mais fraco do que a das outras tribos. Outra facilidade para os Romanos é o único a conseguir fazer três construções ao mesmo tempo, é claro utilizando o Travian Plus.porem se não dispõe desta facilidade ainda assim a tribo romana pode efetuar uma construção interna e outra na parte externa da aldeia. Como construção única de sua tribo, os romanos dispõem do Bebedouro de Cavalos, facilidade que é de grande valor para jogadores que conhecem o jogo em um ambiente mais aprofundado e sabem tirar proveito desta facilidade.

Para as pessoas que estão iniciando no travian é uma escolha interessante, pelo fato de ter uma capacidade de crescimento rápida, mesmo que suas tropas sejam caras e necessite ter uma grande estrutura em sua conta.

Gauleses[editar | editar código-fonte]

A tribo gaulesa possui uma grande jogabilidade, onde é indicada a todos os iniciantes, pois possuem tropas balanceadas onde pode-se ter uma ótima tropa de defesa de inicio, outros benefícios para a escolha desta tribo é pelo fato de no inicio ela não ser alvo de ataques, pois dispõe de esconderijos com uma capacidade dobrada de recursos. Como cada tribo possui uma construção única que lhe fornece benefícios a construção disponível a tribo gaulesa é a Fabrica de Armadilhas.

Teutões[editar | editar código-fonte]

Os teutões são a tribo representa a tribo que domina o começo dos servers em ataques, mas que necessita de bastante tempo do jogador e um certo investimento em moedas de Ouro. As grandes vantagens de tropas dos teutões são os salteadores, a tropa mais barata em recursos do jogo, que possui uma velocidade aceitável e uma força de ataque de média a boa, não sendo comparável aos Imperianos dos Romanos, porem o tempo de treino dos Salteadores é muito rápido. Como complemento para os salteadores os jogadores ofensivos utilizam os Cavaleiros Teutões, uma cavalaria forte e com uma boa velocidade para fazer ataques surpresas as tropas inimigas. O grande ponto negativo dos teutões é que suas tropas defensivas são fracas, necessitando assim fazer uma junção com outras tribos para ai sim poder fazer uma frente defensiva forte. Como as demais tribos os teutões possuem a Cervejaria como seu edifício único, ela pode chegar até o nível 10. Onde as tropas que estão em combate por o período que varia de server para server ( geralmente é 72 horas) ficam mais ferozes com acréscimo de até 10%. O ponto negativo é que as catapultas deixam de mirar em alvos, e passam a mirar em alvos aleatórios.

Referências

  1. Travian - Traviangames GmbH Travian Games GmbH. Arquivado do original. Visitado em 21 de janeiro de 2011.
  2. Best of Browsergames 2006 - On Air - GIGA GAMES - GIGA.DE www.giga.de. Visitado em 2008-06-25.
  3. Traviangames GmbH - Everywhere Just Play - Spielerentwicklung (dados da empresa) www.traviangames.com. Visitado em 2008-06-25.
  4. Review of Travian: A Slick Little Massive Web Game (em inglês). Visitado em 21 de janeiro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]