Trilogia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Trilogia é o conjunto de três trabalhos artísticos, geralmente em literatura ou cinema, que estão conectados, mas que podem ser vistos tanto como trabalho único quanto como obras individuais. O termo também pode ser empregado em produções científicas.[1]

Muitas trilogias são obras de ficção que envolvem os mesmos personagens e/ou cenários, como ocorre nas trilogias de filmes The Godfather, de Francis Ford Coppola; Back to the Future, de Robert Zemeckis; Jurassic Park, de Steven Spielberg; Matrix, dos irmãos Wachowski; O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson; e Star Wars, de George Lucas, sendo, neste caso, duas trilogias.

No cinema, a trilogia que mais ganhou prêmios foi a de O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson com 17 Oscars.

Há também trilogias de livros como A Fundação de Isaac Asimov, O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, The Kane Chronicles, de Rick Riordan, Saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer Outras trilogias são conectadas apenas pelo tema, como ocorre na trilogia de livros indianistas de José de Alencar, formada pelos romances Iracema, O guarani e Ubirajara.

Trilogia difere de tríptico, que designa três pinturas relacionadas ou conectadas entre si, e que são criadas de uma só vez para serem admiradas como uma obra única.

Significado histórico

Na antiga Grécia, a trilogia era um poema dramático composto de três tragédias que deviam ser representadas conjuntamente.[2]

Referências

  1. «Significado de trilogia». Consultado em 1 de maio de 2012 
  2. Instituto Antônio Houaiss (2009). Houaiss Eletrônico. [S.l.]: Editora Objetiva S.A. 

Ver também